Buscar

BDQ 2 PLANEJAMENTO ENERGÉTICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
	 1a Questão (Ref.: 201512790005)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Lixo produzido pelos centros urbanos pode se tornar energia. Isso seria uma solução duplamente ecológica, uma vez que resolveria o problema do lixo que se acumula em lixões e aterros, representando risco para saúde e para o ambiente, e geraria uma fonte de energia limpa.
No processo de compostagem, que nada mais é que a produção de energia através da fermentação anaeróbica (decomposição de matéria orgânica, como restos de alimentos) do lixo por microorganismos, gera-se um conjunto de gases, denominado:
	
	 
	Biogás
	
	Etano
	
	Monóxido de carbono
	
	Hidrogênio
	
	Metano
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201512789845)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Analise as afirmativas a seguir sobre Matriz Energética e julgue cada uma quanto estar certa ou errada: 
I - A Matriz Energética deve levar em conta os planos de investimentos e as diretivas governamentais para os setores Industriais, Transporte e Agrícola que, juntamente com o setor Residencial, são os setores principais no uso da energia. 
II- É necessário ter em conta os aspectos tecnológicos que condicionam o uso e a produção de energia no presente e no futuro a médio e longo prazo além do impacto ambiental de sua produção e uso no curto, médio e longo prazo. 
Sobre as afirmativas a cima, é correto afirmar que:
	
	
	A primeira está errada e a segunda está correta
	 
	Ambas estão erradas
	
	A primeira está errada e a segunda está parcialmente certa
	 
	Ambas estão corretas
	
	A primeira está correta e a segunda está errada
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201512790123)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Protocolo de Kyoto é um tratado que tem como objetivo fazer com que os países desenvolvidos reduzam a emissão de gases que agravam o efeito estufa - atualmete existem 6 gases considerados causadores de tal efeito- para aliviar os impactos causados pelo aquecimento global.
Qual das opções abaixo não representa um gás causador do efeito estufa :
	
	 
	Fósforo (P2)
	
	Dióxido de carbono (CO2)
	
	Hidrofluorcarbonetos (HFC)
	
	Óxido nitroso (N20)
	
	Metano (CH4)
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201512789844)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. A crise ambiental no planeta, quando traduzida na mudança climática, é uma ameaça real ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos países. O Brasil está em uma posição privilegiada para enfrentar os enormes desafios que se acumulam. Abriga elementos fundamentais para o desenvolvimento: parte significativa da biodiversidade e da água doce existentes no planeta; grande extensão de terras cultiváveis; diversidade étnica e cultural e rica variedade de reservas naturais. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica. Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
	
	 
	o reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser traçado um novo modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
	
	a redefinição de critérios e instrumentos de avaliação de custo-benefício que reflitam os efeitos socioeconômicos e os valores reais do consumo e da preservação.
	
	a redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
	
	a preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
	
	a distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201512789889)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as alternativas abaixo sobre energia eólica e marque a que NÃO está correta:
	
	
	A energia gerada por uma central eólica custa entre 60% e 70% a mais que a mesma quantidade gerada por uma usina hidrelétrica.
	
	O maior centro de geração de energia eólica do país é o complexo eólico Alto Sertão I, situado na Bahia, com capacidade de gerar até 300MW.
	 
	A energia eólica, além de ser uma energia limpa, é mais barata que a energia gerada em usinas hidroelétricas.
	
	A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável.
	
	O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta embora hoje o vento seja responsável por apenas 29 megawatts (MW).

Outros materiais