Buscar

Tecido ósseo (livro Junqueira)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Matriz óssea: é composta por uma porção inorgânica (principalmente íons fósforo e cálcio formando cristais de hidroxiapatita) e uma orgânica (fibras colágenas, proteoglicanas e glicoproteínas), as glicoproteínas estão relacionadas coma minerazilação. A associação de fibras colágenas e hidroxiapatita é responsável pela dureza e resistência do osso.
Periósteo e endósteo: são as camadas com células osteoprogenitoras presente na parte externa e interna do osso. O periósteo é constituído na sua porção mais superficial por fibras e na sua porção mais interna por células osteoprogenitoras. Já o endósteo reveste as superfícies internas dos canais medulares, canais de Havers e de Volkman. Eles tem por função o suprimento de nutrientes para o osso bem como o fornecimento de osteoblastos para o crescimento e recuperação do osso.
Tipos de Tecido ósseo
Macroscopicamente podemos classificar em osso compacto e esponjoso. Já histologicamente temos o osso primário que aparece primeiro no processo embrionário e de reparação que tem suas fibras mais desorganizadas. E o osso secundário (ou lamelar) que é o osso maduro e suas fibras se organizam em torno do canal mandibular formando lamelas.
Tecido ósseo primário: aprece primeiro e é gradativamente substituído pelo secundário. Persiste apenas nas suturas dos ossos do crânio, alvéolo e alguns pontos de inserção do tendão. Esse tipo de osso as fibras são dispostas em posições aleatórias, ele é menos mineralizado e tem mais osteócitos.
Tecido ósseo secundário: sua característica principal é ter lamelas concêntricas formadas por fibras colágenas que são paralelas umas as outras em torno de canais com vasos sanguíneos, formando os sistemas de Havers ou osteon. Na diáfase dos ossos longos temos 4 sistemas de canais identificáveis: de Havers, circunferencial interno e externo e intermediários. Os canais de havers abrigam vasos e nervos e se comunicam entre si , com a cavidade medular e com a parte externa através dos canais de Volkman. Os sistema de canais externos está mais próximo ao periósteo e o interno ao endósteo e entre eles existem lamelas desordenadas que são as intermediárias. O sistema circunferencial externo é mais desenvolvido que o interno.
Histogênese
Ossificação intramembranosa: acontece nos ossos do crânio e da face. Ocorre no interior de membranas de tecido conjutivo, onde se formam vário centros de ossificação primária (onde as células mesenquimatosas se diferenciam em osteoblastos e sintetizam a matriz osteóide que se mineraliza e aprisiona os osteoblastos que viram osteócitos) que confluem e em seu interior dando aspecto esponjoso ao osso, que é permeado por vasos e células mesenquimatosas que vão dar origem a medula óssea. A parte da membranda que não vira osso forma o periósteo e o endósteo.
Ossificação endocondral: é o processo que ocorre em torno dos ossos curtos e longos. Ocorre em torno de um molde de cartilagem que tem a mesma forma do osso que será formado. Primeiramente temos a hipertrofia dos condrócitos e redução da matriz catilaginosa a finos tabiques, seguido da mineralização e morte dos condrócitos por apoptose. Os vasos sanguíneos e células mesenquimatosas indiferenciadas invadem os espaços antes ocupados pelos condócitos e se diferenciam em osteoblastos que depositam matriz óssea sobre os tabiques.
Ossificação dos ossos longos: ocorre inicialmente o processo de ossificação intramembranoso no pericôndrio, na metade da diáfase formando um colar ósseo, e dentro desse colar os condroblastos morrem e a matriz se mineraliza e é penetrado por vasos e células ostoprogenitoras que se diferenciam em osteoblastos e sobre os restos da cartilagem se forma tecido ósso primário (esse é o centro de ossificação primário)e seu crescimento é longitudinal. O centro de ossificação secundário aparece nas epífeses, mas não simutâneamente, e em torno dele ocorre o crescimento radial, restando apenas a cartilagem articular (que vai persistir por toda vida e a cartilagem de conjugação que é responsável pelo crescimento desses ossos. Nessa ultima se encontram 5 zonas:
Zona de repouso: tem apenas cartilagem, sem alteração.
Zona de proliferação: proliferação dos condrócitos.
Zona de cartilagem hipertrófica: atrofia dos condrócitos e redução da matriz cartilaginosa a finos tabiques.
Zona de cartilagem calcificada: deposição de matriz osteóide sobre esses tabiques
Zona de ossificação: Tem apenas osso.
Crescimento e remodelação osséa: o crescimento se dá por dois processos a formação de tecido ósseo novo e reabsorção parcial do antigo pra que ele cresça na mantendo sua forma. A reabsorção acontece ao longo da vida é um processo fisiológico, o osso responde a estímulos externos.
Papel metabólico do tecido ósseo: o osso serve como reserva de cálcio, íon essencial para manutenção do organismo, e pode ir para o sangue por dois mecanismos. O primeiro é ação direta, o cálcio vai para o fluido intersticial e de lá para o sangue, e o segundo é através do paratormônio que tem receptores nos osteoclastos provocando a reabsorção e liberação de fosfato de cálcio, o cálcio é liberado no sangue e o fosfaro excretado pelos rins. A calcitonina inibe essa movimentação.
Articulações: temos dois tipos as diartroses que permitem amplos movimentos e são formadas pela capsula articular (camada fibrosa + membrana sinovial) e o líquido sinovial. E também as sinartroses que são as sinestoses (não permite mobilidade, a união é feita com tecido ósseo), as sincondroses (a união é feita com cartilagem hialina, permite pouca movimentação, ex: art. Da costela com o esterno) e sindesmoses (a união é feita com tecido conjutivo denso, e permite pouca mobilidade, ex: sinfese pubiana e art. Tibiofibular inferior.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes