Buscar

A importancia do controle dos biofilmes dentais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Importância do controle dos biofilmes dentais 
Alunos:
Leticia Brito Duarte-24841
Thais Lima Veras-25722
Ana Paula Viana-25610
Graciely Bezerra -25359
Bianca Crystie-24876
Rayssa C Ataides-25040
Brenda Maiberg-24709
Danielle Nogueira
Ester
Bárbara Elen- 25955
Importância do controle do biofilme
 Placa Bacteriana, que atualmente é denominada Biofilme Dental, é o agente responsável pelo início e desenvolvimento das duas doenças mais prevalentes na cavidade oral: a cárie e a doença periodontal.
 O combate ao biofilme dental é feito principalmente pela remoção mecânica, que é realizada pelo próprio paciente através da escovação e uso do fio dental
No entanto, muitas vezes, somente a utilização desses métodos são insuficientes para uma perfeita higienizaçao.
Atenção
Idosos
Deficientes
Crianças 
Portadores de doenças sistêmicas
Esse grupo de indivíduos listados acima tem maior predisposição ao acúmulo de biofilme/placa bacteriana pois necessitam de maior supervisão e aconselhamento para a manutenção da saúde bucal.
Higiene Bucal na Infância:
Higiene Bucal na Infância: ( Estímulo a higiene bucal desde a infância é relevante à promoção de saúde e traz reflexos positivos aos adultos estimulados desde o ínicio da vida)A higiene bucal deve ser introduzida desde o início do contato da criança com uma alimentação que não corresponda ao aleitamento materno.
Aparelhos Ortodônticos e a Higiene Bucal
A ortodontia favoreceria um aumento na prevalência dos patógenos de relevância ao estabelecimento das principais doenças da boca. Felizmente a grande evolução dos recursos de higiene favorece, cada vez mais, o controle do biofilme dentário e a prevenção desses problemas nestes pacientes . 
 As escovas :interdentais, tufo único, as comuns adaptadas as necessidades dos usuários da ortodontia, elétricas, os limpadores linguais e os passadores de fio /fita dental representam os itens de maior relevância frente ao controle mecânico dos pacientes submetidos à ortodontia.
Agente de divulgação mostrando placa em torno dos brackets
A higiene bucal no paciente adulto
 Podemos citar que um adulto com contornos gengivais e alinhamentos dentários preservados (incluindo ausência de retrações ou crescimentos gengivais e as papilas interdentais preenchendo os espaços interdentários), poderia usufruir, tão somente, do uso regular da escova comum e do fio/fita dental – como ferramenta de controle mecânico do biofilme dentário.
 Higiene lingual e mucosa jugal
 A preocupação com a higiene da língua e mucosa jugal. 
 A limpeza lingual pode, não só auxiliar o controle do mal odor bucal, como eliminar depósitos mais intensos de bactérias dessas regiões próximas à área dos dentes e das gengivas, que funcionariam como "reservatórios” para o reestabelecimento de um biofilme potencialmente nocivo à saúde bucal.
Procedimentos reabilitadores:
Os implantes, as restaurações e as próteses são recursos reabilitadores que exigem do paciente e do profissional enorme atenção frente ao controle do biofilme dentário. Cabe reiterar que esses recursos facilitam o aumento no depósito de microrganismos nocivos à saúde bucal.
Conclusão
Diante das considerações apresentadas é possível confirmar que o controle mecânico do biofilme dentário ainda representa um dos principais recursos para a promoção de saúde e para a prevenção dos problemas bucais.
A conjunção de recursos para o controle mecânico do biofilme dentário deve ser individualizada e adaptada as necessidades de cada paciente.
Bibliografia
pt.slideshare.net/tepebrasil2/importancia-controle-mecanico-biofilme-dentario
http://www.odontosites.com.br/odonto/escovacao-exige-cuidados-especificos-para-que-nao-haja-riscos-a-saude-bucal.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais