Buscar

Acumulação Capitalista e Questão Social

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0638_AV_201301210528 » ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301210528 - CLEUZI SALAZAR DOS SANTOS
	Professor:
	MARCIO DE BRITO SERAFIM
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 7,2        Nota de Partic.: 2        Data: 08/11/2013 09:30:43
	
	 1a Questão (Ref.: 201301360620)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Segundo Marx, o modo de produção capitalista,ao mesmo tempo que aumenta o controle do homem sobre a natureza, intensifica o processo de alienação,na medida em que o trabalhador não detém o controle sobre o seu trabalho e sobre o produto deste. Assim, na produção capitalista a relação entre as pessoas aparece como relação entre:
		
	
	classes.
	
	indivíduos.
	
	poderes.
	
	sujeitos.
	 
	coisas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301434962)
	DESCARTADA
	Na fase embrionária do capitalismo, o trabalhador ainda tinha uma certa proximidade com o que produzia. Podia pôr em prática suas habilidades na produção; podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis. Com o avanço tecnológico, na medida em que a produção vai se tornando cada vez mais fragmentada, os trabalhadores:
		
	
	Possuem os meios de produção, portanto o resultado do seu trabalho lhe pertence.
	 
	Conseguem ter uma visão do processo de produção em sua totalidade.
	
	Participam de forma criativa da produção de mercadorias.
	
	Tornam-se profissionais liberais.
	 
	Passam a não se reconhecerem no que produziram.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301360699)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Quais são os impactos da exploração capitalista sobre o trabalhador?
		
	
Resposta: A exploração capitalista produz as desumanidades da exploração do homem pelo homem, o trabalhador subjugado a situações de exploração é excluído e desprovido dos seus direitos, sendo muitas vezes marginalizados e tendo que ainda assim se ver obrigado a suportar a exploração para que possa obter o mínimo necessário para a sua própria sobrevivência e de sua família.
	
Gabarito: R: Na fase embrionário do capitalismo, o trabalhador ainda tinha uma certa proximidade com o que produzia, podia por em prática suas habilidades na produção, podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis. Com o avanço tecnológico a produção, à medida em que a produção vai se tornando cada vez mais fragmentada, os trabalhadores vão se perdendo na produção, ou melhor, passam a não se reconhecerem no que produziram.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301371844)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Segundo IAMAMOTO, "a questão social é expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, da totalidade histórica concreta". Apreender a realidade numa perspectiva de totalidade é um esforço metodológico que exige:
		
	
	Organizar idealmente a dinâmica da realidade, articulando as suas expressões empíricas ao todo social.
	 
	Apreender o processo social como contraditório, reconstituindo no plano do pensamento o seu movimento real em suas dimensões universais, particulares e singulares.
	
	Apreender os nexos causais entre a aparência e a essência dos fenômenos que compõem a realidade social
	
	Articular as múltiplas expressões da realidade social a partir da combinação de movimentos de dedução.
	
	Articular de modo coerente todos os aspectos ideológicos, econômicos e sociais presentes na realidade social de forma a favorecer a delimitação do grau de interdependência entre eles.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301360654)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	A capacidade de gerar novas capacidades e possibilidades para a sua vida através do trabalho útil não contribuiu apenas para a permanência da humanidade, como também para o surgimento de desumanidades. (CEAD, 1999). Esta dimensão negativa do trabalho resultante das desumanidades socialmente produzida pelos homens é denominada por Marx e Lukács como:
		
	 
	alienação.
	 
	exploração.
	
	estratificação;
	
	despolitização.
	
	desmobilização.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301360606)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Inglaterra foi o país da Europa que, no século XVIII, a Revolução Industrial se desenvolveu primeiro. O fato da Inglaterra ser o primeiro país em que se inicia a Revolução Industrial não pode ser explicado com base apenas no avanço técnico e científico, mas numa combinação de fatores que ali ocorreram. Sobre estes fatores é CORRETO afirmar que esta NÃO compreendeu:
		
	
	um maior controle capitalista do sistema econômico.
	 
	a eliminação das desigualdades sociais.
	
	um processo de urbanização e aceleração nos transportes e na comunicação.
	
	a aplicação da força motriz à indústria.
	
	a mecanização da indústria e da agricultura.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301360627)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A exploração do trabalhador pode se tornar ainda maior com o aumento das horas de trabalho (mais ¿ valia absoluta) e com a introdução de novas tecnologias (mais valia ¿ relativa) , o que faz com que o trabalhador num mesmo período de tempo:
		
	
	Não produza o que necessita para sobreviver.
	
	Produza menos do que produzia antes.
	 
	Produza mais do que produzia antes.
	
	Produza o que a precisa para manter a produção.
	
	Não produza mais do que produzia antes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301360650)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Quando o progresso material tornou possível que nem todos precisassem trabalhar, começaram a surge algumas figuras novas na sociedade humana, a dos técnicos, a dos sacerdotes, a dos artista , isto é , gente que se destacava da produção direta. As riqueza sempre foi produzida pelo ____________ , mas este foi concentrado nas __________ da sociedade, sendo apropriado pela ( SADER, 1999 p.64). Assinale a opção que preencha as lacunas:
		
	
	Trabalho humano, classes subalternas, maioria desprivilegiada.
	 
	Trabalho humano, camadas pobres, pela minoria privilegiada;
	
	Trabalho humano, camadas ricas, pela maioria privilegiada;
	
	Trabalho manual, operários e maioria privilegiada.
	
	Trabalho artesanal, camadas pobres, minoria privilegiada.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301360679)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	O progresso material tornou possível que nem todos precisassem trabalhar. Explique.
		
	
Resposta: A partir do momento em que o homem começou a produzir excedentes, ou seja, passou a produzir além do que ele necessitava para viver, esses excedentes se tornaram suficientes para suprir as necessidades da humanidade fazendo com que algumas pessoas pudessem realizar outros tipos de tarefas que não fossem essencialmente a produção material e assim algumas novas categorias de trabalho surgiram numa produção imaterial, como os artistas, os sacerdotes, entre outros.
	
Gabarito: R: Foi desta forma que começaram a surgir algumas figuras novas na sociedade humana, a dos técnicos, a dos sacerdotes, a dos artistas, isto é gente que se destacava da produção direta.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301371877)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Para Iamamoto, as desigualdades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, pondo em causa amplos segmentos da sociedade civil no acesso aos bens da civilização, expressam a:
		
	
	Desintegração social na sociedade atual.
	
	Anormalidade social na sociedade atual.
	 
	Questão social na sociedade contemporânea.
	
	Reprodução das relações sociais, atualizando os velhos dilemas da economia política clássica.
	
	Política social e os problemas sociais no mundo moderno.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301360637)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	No tocante aos princípios centrais do taylorismo, como propostos por Frederick Winslow Taylor na obra Princípios de Administração Científica, marque a alternativa correta.O taylorismo teve como ênfase a estrutura das empresas e a motivação psicológica do trabalhador.
	
	O taylorismo consistiu em um conjunto de princípios críticos e contrários ao estudo científico do processo de produção econômica.
	 
	Os princípios tayloristas estabelecem uma separação clara entre, de um lado, as fases de planejamento, concepção e direção do processo produtivo e, de outro, as tarefas de execução.
	
	O chamado sistema taylor de produção proporcionou aos trabalhadores maior tempo livre nos processos de execução das tarefas produtivas.
	
	O taylorismo implicou maior autonomia decisória aos trabalhadores responsáveis pela execução das tarefas produtivas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes