Buscar

D Informatica 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito da Informática 2017
Prof. ª Patrícia Borges Orlando de Oliveira 
patriciaborlando@gmail.com
99372.9171
Etimologia: informática significa informação automática, e se trata de uma ciência que indubitavelmente influencia o direito.
	Conceitos:
Informática
Telemática
Ciência que estuda as formas automáticas de coleta, processamento, conservação, recuperação e disseminação da informação. Atualmente, o tratamento automático da informação faz-se preponderantemente por meio de técnicas eletrônicas (uso do computador eletrônico) 
Ciência que trata da manipulação e utilização da informação por meio do uso combinado de computadores (eletrônicos) e meios de telecomunicação.
Um neologismo de origem francesa formado pelas palavras INFORmation autoMATIQUE, portanto reportando a todo tipo de tratamento automático da informação." Camarão, Paulo César Bhering. Glossário de Informática. SERPRO. 1993. Pág. 260.
"INFORMATIQUE - informática. 
Artigo 10 
 "Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei."
Lei nº 9.296, de 24 de julho de 1996: 
Os conceitos "informática" e "telemática" estão presentes na lei: 
Disciplina que trata da utilização otimizada da informática pelos profissionais ou operadores do direito e nas atividades de natureza jurídica.
A informática jurídica se ocupa com o estudo dos mecanismos materiais eletrônicos aplicados na consecução do Direito, ou seja, a utilidade dos mesmos para a busca de uma justiça mais próxima da realidade e atualidade fornecendo bases físicas que proporcionem ao estudioso alcançar os instrumentos necessários para a proposição e composição de sua pretensão.
Informática Jurídica
Distingue se em:
Direito Informática
Informática Jurídica
Refere à atividade informática como objeto do direito, por meio de sua regulamentação ou solução de conflitos que com este se relacionem.
Esta tem o direito como instrumento e o ordena, sistematiza, como, por exemplo, a informatização dos órgãos do Poder Judiciário, 
HARDWARE
SOFTWARE
HOMEM
PARTE FÍSICA
PROGRAMAS
OPERADOR HABILITADO
São as placas, os monitores e os teclados.
Fazemas partes físicas terem funcionamento.
UTILIZADO EMBENEFÍCIO DA SOCIEDADE
Os bens informáticos:
HARDWARE
Hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco rígido, a memória, entre outros itens utilizados na fabricação de um computador ou equipamentos eletrônicos. Esses elementos se comunicam com os demais através do barramento, um doscomponentes da placa-mãe.
SOFTWARE
Considere a seguinte situação: um pianista é o hardware e sua partitura musical é o software. Se você remover uma nota e colocá-la em outro lugar na partitura, sairá uma música diferente.
Os softwares são programas inseridos dentro hardware que realizam diversas tarefas. Ela é a parte lógica do computador e são compostos por comandos e declarações de dados. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções das quais foi projetado. Um processador de texto é um software, assim como um jogo de computador. Eles podem ser desenvolvidos para pessoas particulares personalizados ou para o mercado geral, genéricos ou comerciais.
softwares básicos, que são sistemas operacionais com o fim de controlar o funcionamento das máquinas computacionais e de seus periféricos. Realizam as atividades essenciais ao funcionamento do Hardware;
softwares aplicativos, que fornecem informações necessárias ao computador para executar tarefas específicas, correspondentes aos comandos dos usuários;
softwares utilitários, que são programas para uso de técnicos e programadores , visando a auxiliar a manutenção do próprio equipamento e dos softwares.
softwares de rede, que possibilitam a comunicação das máquinas computacionais entre si.
Os softwares podem ser subdivididos em categorias:
A Lei 9.609, de 19 de fevereiro de 1998 , traz em seu artigo 1º a seguinte definição:
"Programa de Computador é a expressão de um conjunto organizado de instruções em linguagem natural ou codificada, contida em suporte físico de qualquer natureza, de emprego necessário em máquinas automáticas de tratamento da informação, dispositivos, instrumentos ou equipamentos periféricos, baseados em técnica digital ou análoga, para fazê-los funcionar de modo e para fins determinados".
Lei de Software 
Código fonte é a estrutura de acesso, origem do programa, normalmente sigiloso.
Código objeto estrutura de visualização do programa que foi implementado em uma página virtual
Os programadores escrevem esses softwares utilizando linguagens de computador, como Java, C++ 
Código Fonte e Linguagens:
Conceito: Máquina eletrônica capaz de realizar, com precisão e velocidade, várias tarefas científicas e administrativas; 
Em francês computador significa "ordinateur", pois põe "ordem" na sociedade. 
COMPUTADOR
Lei da Informática no Brasil ( Lei nº 7.232/84);
Para induzir o investimento do Governo e setor privado na área de tecnologia, a fim de fomentar o desenvolvimento da microeletrônica, de hardwares e  softwares nacionais.
Reserva de mercado
Na prática efeito contrário, pois a reserva causou uma oferta de produtos muito mais caros do que a média global, de qualidade inferior e  engessou o desenvolvimento de tecnologia nacional, além de favorecer empresas rentistas de benesses governamentais e estimular a pirataria de hardwares e softwares.
Política Nacional de Informática 
A única empresa estrangeira que conseguiu , nessa época, autorização para comercializar microcomputadores produzidos fora do país foi a HP (Hewlett-Packard) e ainda assim a venda era permitida apenas para uso técnico-científico, não para fins comerciais.
Caso HP
Governo Collor permitiu que a reserva expirasse no prazo previsto (1992);
Ocorreu o livre acesso à mão-de-obra especializada e  à economia de escala mundial, condicionando investimento em novos projetos como contrapartida das empresas que se beneficiavam de incentivos fiscais concedidos ao desenvolvimento de produtos ou serviços com valor nacional agregado. 
Lei Federal nº 8.248/91 
Com isso, de hardware para software e exigiu da produção doméstica economia de escala e competitividade nos mercados nacional e internacional. 
O resultado foi uma onda de incorporações por instituições financeiras ou concorrentes e quebradeira generalizada das empresas criadas durante a vigência da reserva.
Mudança de foco da Política Nacional de Informática 
COBRA
Uma das primeiras empresas a produzir tecnologia genuinamente brasileira na área de informática. Resultado de uma parceria entre a E.E. Eletrônica, o BNDES e a inglesa Ferranti, em 1974. Atualmente, pertence ao Banco do Brasil e transformou-se em uma fornecedora de soluções tecnológicas.
O que aconteceu com as principais empresas fundadas na reserva de mercado:
SCOPUS
ITAUTEC
Criada em 1975 pelos professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Josef Manasterski, Célio Yoshiyuki e Edson Fregni. Na época, tinha capital aberto e uma equipe de 1,5 mil funcionários. Foi vendida ao Bradesco em 1989, grupo do qual faz parte até hoje.
Originou-se como um braço interno do Grupo Itaú, em 1979, para desenvolver a automação bancária. Hoje é um fornecedor global do setor de tecnologia com operações em nove países: Argentina, Brasil, Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos, Portugal, México e Venezuela. Atua nas áreas de software, hardware e serviços. Possui mais de cinco mil funcionários.
MICROSIGA
Resultado da associação do fundador da Siga, Ernesto Haberkorn, com seu funcionário Laércio Cosentino, em 1983. Depois de adquirir a Logocenter e a RM Sistemas, mudou seu nome para Totvs. Hoje é líder do mercado brasileiro de sistemas de gestão empresariais (ERP, da sigla em inglês). Além disso, a empresa é a segunda no ranking da América Latina
e a oitava na classificação global.”
Alterou a lei do Collor e prevê,  até 2019, reduções fiscais para empresas que invistam em tecnologia no Brasil.
O Brasil foi penalizado pela OMC;
Cabe recurso da decisão;
Lei nº 11.077/2004 
Armazenamento de Dados
Tipos de Armazenamento
Disquete 5 1/4
Disquete 3 1/2
Tipos de Armazenamento
CD ou DVD
Drive 
Tipos de Armazenamento
Pen Drive
Cartão de Memória
Tipos de Armazenamento
HD Externo
Nuvem de Dados
Capacidade de Armazenamento:
Não considerar o valor unitário
Segurança
Backup
Rotina em realizar o backup;
Conferir se o backup funciona;
Manter os dados atualizados;
CONTEÚDO ON LINE:
SEGURO
INSEGURO
Verifique a fonte;
Procure sempre os sites confiáveis como Scielo; Tribunais e etc.
Evite sites que as fontes não sejam claras;
Não use informações sem fazer remissão das fontes;
LEI Nº 12.965/2014;
É chamada de a Constituição da Internet;
Tripé axiológico do Marco Civil:Neutralidade, privacidade e liberdade de expressão;
Objetivo do Marco Civil:Internet livre, segura, regulamentada e sem censura prévia;
Marco Civil da Internet
Há duas dimensões da liberdade de expressão: a) o aspecto positivo, que corresponde ao direito do cidadão de se exprimir ou de ficar calado; b) e o aspecto negativo, relativo ao direito do cidadão de não ser tolhido pela atuação estatal, de ser vedada a censura, de não ser cabida prévia análise dos conteúdos disponibilizados na Internet. 
Liberdade de expressão 
A vida privada e intimidade, são protegidos pela Constituição, pelo Marco Civil da Internet e pelo Código Civil. Alguns autores entendem que não há diferença prática entre esses dois termos, o emprego dessas expressões tem como finalidade justamente impedir interpretações restritivas e alargar ao máximo a proteção constitucional à privacidade. Para os autores que distinguem os termos, vida privada é um conceito mais amplo, pois refere-se à atuação social, enquanto que a intimidade diz respeito às relações mais íntimas, familiares, sexuais. 
Privacidade
Tratamento isonômico das informações na Internet. Garantida de acesso de qualquer pessoa a qualquer site.
Neutralidade
É uma associação de empresas, com fins lucrativos, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. 
As empresas envolvidas irão partilhar a gestão, os lucros, os riscos e os prejuízos do empreendimento. 
As maiores joint ventures no mundo aconteceram nos ramos de tecnologia, automobilismo e alimentação. 
Joint venture 
O histórico das joint ventures está atrelado ao histórico da reserva de mercado e dos incentivos fiscais.
A reserva foi criada pela Lei n. 7.232/1984, os incentivos fiscais continuam, conforme Lei n. 8.248/1991, alterada pela Lei n. 10.176/2001 e Lei n. 11.077/2004(que prorrogam os benefícios fiscais até 2019). 
Esses dispositivos formam a Política de Informática atual (texto original do Governo Collor, com alterações dos governos FHC e Lula).
Joint venture 
“Autolatina (...) união das empresas automobilísticas Volkswagen e Ford, que perdurou de 1987 até meados de 1996. Na época as fábricas e operações das duas empresas foram integradas, pois a ideia era compartilhar os custos e potencializar os pontos fortes de cada uma. (...)
Exemplos:
Nos anos 90 fez uma parceria com a Gradiente e a Estrela no Brasil sob o nome "Playtronic", lançando vários consoles (de mesa e portáteis) da empresa, dentre eles os videogames Super NES, Nintendo64 e, até o início dos anos 2000, o Nintendo GameCube, 
No início dos anos 2000 a parceria foi desfeita por conta da pirataria, o que resultou em uma grande desvantagem para o consumidor brasileiro: agora os produtos da corporação japonesa só chegariam ao Brasil a altos preços de importação, devido aos impostos. 
Além disso, os produtos importados chegam ao Brasil sem suporte, manuais de instrução em português, que antes eram produzidos no Brasil junto com extras (livretos com dicas, entre outros itens adicionais gratuitos totalmente em português, que eram disponibilizados a quem comprasse jogos originais).
Nintendo 
a)    compras realizadas pela administração pública: as entidades vinculadas à União mantêm a preferência pelos serviços e bens produzidos com tecnologia desenvolvida no Brasil, seguidos daqueles com processo produtivo básico (PPB) aprovado pelo Poder Executivo; 
b) Incentivos fiscais: a lei prevê uma redução progressiva dos incentivos fiscais concedidos pela lei anterior(8.191/91).
Pontos relevantes da política atual: 
O investimento em P&D é também uma das contrapartidas para a obtenção do benefício fiscal na Zona Franca de Manaus, para a produção de bens de informática.
Na Zona Franca de Manaus são cerca de 235 empresas, em diferentes setores, que possuem projetos aprovados pela Suframa e podem produzir com os incentivos. Apenas no setor de materiais elétricos, eletrônicos e de comunicação, são 79 empresas habilitadas naquela região da Amazônia.
Zona Franca de Manaus
Processo Eletrônico
O Processo Judicial Eletrônico (PJE) é um fenômeno atual, relativo ao uso de computadores no tribunal e seus respectivos órgãos públicos.
A implantação do processo digital começou em 2006 com o regulamento da Lei 11.419/06 que dispõe sobre a informatização do processo digital.
Com o processo digital eliminou-se a perda de tempo de servidores e advogados. Através do novo sistema tanto o ajuizamento como o peticionamento são realizados através do próprio portal, sendo facilmente consultadas de qualquer lugar.
Implantação do Processo Digital
Lei 11.419/06
O processo físico é aquele cujo protocolo e o trâmite são em meio físico. No processo físico o advogado deverá ir ao fórum entregar a petição física onde irá protocolar e remeter a carga para o cartório.
Já o processo digital e feito através do peticionamento eletrônico no qual todas as peças processuais (petições, certidões, despachos e etc), ou seja, foram digitalizadas para arquivos onde se tem acesso ao eletrônico.
Com a mudança do processo eletrônico é permitido que os advogados visualizem do seu próprio escritório as peças processuais independente do horário. Ou seja, é uma vantagem do processo digital. 
COMO IDENTIFICAR SE O PROCESSO É FÍSICO OU DIGITAL?
Para que o advogado consiga peticionar eletronicamente é necessário um certificado digital o qual possibilita que a petição seja protocolada e enviada diretamente ao distribuidor competente ou à vara em que tramita o processo.
COMO IDENTIFICAR SE O PROCESSO É FÍSICO OU DIGITAL?
EXEMPLO DE PROCESSO ELETRÔNICO
Quando for digital terá a seguinte informação:
“ Este processo é digital. Clique aqui para visualizar os autos.”
EXEMPLO DE PROCESSO ELETRÔNICO
EXEMPLO DE PROCESSO ELETRÔNICO
Quando o advogado acessa o processo digital, esta é a tela que ele visualiza. Aqui estão todos os documentos protocolados no processo, disponíveis para as partes no formato PDF.
 
EXEMPLO DE PROCESSO FÍSICO
Diferente do processo digital, no processo físico não aparece a informação para acessar os autos:
EXEMPLO DE PROCESSO FÍSICO
EXEMPLO DE PROCESSO FÍSICO
Os autos do processo físico ficam disponíveis no cartório da respectiva vara onde ele foi distribuído.
Por exemplo, se o processo foi distribuído para a 3ª Vara Cível do Foro Central Cível (João Mendes), ele ficará disponível para consulta e carga no Cartório do 3º Ofício Cível.
Processo Eletrônico
A primeira experiência com o processo eletrônico no Brasil se realizou em Mato Grosso do Sul em 2005 na 10ª Vara do Juizado Especial de Campo Grande.
O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba foi o primeiro a ter um Fórum em que as Varas do Trabalho eram totalmente eletrônicas.
De onde surgiu?
O projeto inicial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) pretendia acabar com os processos em papel em 198 varas das 279 existentes na cidade até o primeiro trimestre de 2014.
Além do trabalho que estava sendo realizado no Fórum João
Mendes, a capital conta com dois fóruns regionais que nasceram totalmente digitais: o da Nossa Senhora do Ó, em 2007, e o do Butantã, em 2011.
A partir de 2013 todos os processos que se iniciavam começavam a ser Digitais pelo sistema do E-SAJ.
O Processo Judicial eletrônico (PJE), sistema único que padronizou a tramitação de processos judiciais, começou a ser implantado na Justiça do Trabalho no dia 29 de março de 2010.
Há cinco anos o EPROC foi criado por magistrados e servidores da Justiça Federal da Região Sul, 4ª Região passava a ser totalmente eletrônica com as ações tramitando no primeiro e segundo graus virtualmente por meio do EPROC. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reconhece o TRF4 como o tribunal mais virtual do país, segundo o levantamento “Justiça em Números” de 2014.
Outros Sistemas...
E-TCESP - processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, transparência e acessibilidade na tramitação e apreciação dos processos sob a responsabilidade da Corte de Contas. Facilitando, assim, o intercâmbio de dados e informações entre as demais instituições públicas e privadas, com as quais o TCESP se relaciona.
PROJUDI - implantou-se em dezembro de 2006 um sistema que proporciona a utilização de processos digitais, mais utilizado no estado do Paraná, a título de exemplo.
 Praticidade processual em todos os aspectos!!!
Qual o principal motivo da implantação do processo eletrônico?
 Como utilizar
71
72
Após clique em “assinar” e será gerado o recibo no qual estará o número do novo processo e sua respectiva vara!!!
Recolhimento de custas processuais. 
Custas – Justiça Estadual.
Lei nº 11.608/2003, alterada pelas leis nº s 14.838/2012, 15.760/2015 e 15.855/2015.
Preparo - Custas Iniciais;
Taxa judiciária: 1% sobre o valor da causa, mínimo de 5 UFESPs R$ 117,75
Recolhimento: Guia DARE* Código 230-6
Fundamentação: Art. 4º, I e  § 1º
Diligência de Oficial de Justiça;
Taxa judiciária: Capital e Interior 3 UFESPs = R$ 70,65 cada, até 50 km da sede do juízo. Após esse raio de distância, a cada faixa de 10 km ou fração, apenas de ida, deverá ser acrescido ao valor 0,5 UFESP = R$ 11,77.
Recolhimento: GRD - Guia de Recolhimento de Diligência
Fundamentação: Provimento CG nº 28/2014
O que é UFESP?
UFESP = Unidade Fiscal do Estado de São Paulo.
É utilizada para atualização de tributos estaduais, municipais e contratos (fechados para prestação de serviços com empresas privadas).
Ela é definida segundo a variação acumulada do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP). Seu valor é expresso em moeda, atualmente real, ao invés de percentual.
Para o exercício de 2016, o valor da UFESP é de R$ 23,55.
Preparo – Custas Iniciais.
Site: www.fazenda.sp.gov.br
Guia – Diligência Oficial de Justiça.
Site: www.bb.com.br
Pesquisando uma Jurisprudência
Jurisprudência
Conceito: 
É um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis.
Importância:
A jurisprudência serve para dar força a peça e a tese defendida demonstrando o entendimento dos Tribunais de Segunda Instância e Superiores em determinado sentido.
EXERCÍCIO
“A”, pedreiro contratado no ramo da construção civil, residente e domiciliado na comarca de São José do Rio Preto procura o seu escritório e lhe conta o seguinte caso:
Há 16 anos divorciou-se de sua ex-esposa, “B”, sendo condenado ao pagamento de pensão por alimentos a “C”, filha do casal, à época com 5 anos de idade, na monta de R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais)
Quando a filha completou 18 anos, “A” buscou a exoneração do pagamento da aludida pensão, sem êxito, todavia, uma vez que a jovem ingressou na universidade. 
Recentemente, chegou ao conhecimento de “A” que sua filha “C” abandonou o curso, mudando-se para a Comarca da Capital, próximo a região da Casa Verde, local no qual passou a exercer atividade laborativa com remuneração de aproximadamente R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Com efeito, é de interesse de “A” exonerar-se do pagamento da pensão, uma vez que não mais depende a filha do valor percebido em caráter pensionista.
EXERCÍCIO
Pergunta-se:
 Qual a ação a ser proposta?
 Qual a Comarca em que a ação deverá ser proposta?
 Qual a tese defendida?
EXERCÍCIO
Pergunta-se:
 Qual a ação a ser proposta?
 R: Ação de Exoneração de Alimentos.
 Qual a Comarca em que a ação deverá ser proposta?
 R: Comarca da Capital; Foro Regional I - Santana
 Qual a tese defendida?
 R: Exoneração de Alimentos por maioridade e não carecer mais a Alimentada da prestação.
Jurisprudência favorável:
Jurisprudência
Conceito: 
É um termo jurídico, que significa o conjunto das decisões, aplicações e interpretações das leis.
Importância:
A jurisprudência serve para dar força a peça e a tese defendida demonstrando o entendimento dos Tribunais de Segunda Instância e Superiores em determinado sentido.
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/130-informatica-para-concursos/1687-hardware-e-software-conceitos-basicos#.Wcrw3dQrLMo
Fonte: Revista Virtual Direito Brasil http://www.direitobrasil.adv.br/arquivospdf/revista/revistav52/ensaios/JV.pdf
FONTE:  http://www.terra.com.br/istoedinheiro-temp/edicoes/628/imprime154135.htm

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais