Buscar

1 Apanhadao de Psicologia e desenvovimento 1 1

Prévia do material em texto

Hoje e dia é comum encontrarmos softwares de Educação cujas atividades ou tarefas propostas são organizadas por grau de dificuldade crescente, fornecendo incentivo para os usuários a cada acerto e quando ele consegue passar para um nível de maior complexidade. Com relação as abordagens estudadas nessa disciplina, analise as três afirmações a seguir.
Esses materiais se assemelham ao princípio das maquinas de ensinar Skinner.
Seguir o ritmo individual do usuário e fornecer um feedback dos seus acertos e erros é um principio adotado pela Abordagem Humanista.
C- APENAS AS AFIRMATIVAS I E III
A abordagem construtivista de Jean Piaget tem inspirado reflexões e práticas educacionais há várias décadas. Por ser muito divulgada, inevitavelmente ocorrem equívocos sobre conceitos e proposições. Leia as três afirmativas a seguir.
 O termo “Construtivismo”indica que as nossas estruturas mentais não nascem prontas.
 O Interacionismo de Piaget destaca que tanto o sujeito como objeto, numa relação de conhecimento modificam-se e influenciam-se mutualmente.
	Estão corretas: 
 C – Somente as afirmativas II e III.
3 – Freud afirmou que educar, assim como psicanalizar e governar, é uma ação impossível. O que ele quis dizer com isso? 
E- Que são ações nunca são integralmente alcançadas e é impossível controlar e dominar seus efeitos.
4 – Mariana é professora a 33 anos e se orgulha de manter seus alunos disciplinados em suas aulas, pois, segundo ela, “ o medo dos alunos é o melhor tempero para uma classe disciplinada”. Analise as alternativas e assinale a correta:
C- Mariana baseia- se na visão tradicional de educação, que defende a submissão dos alunos, que devem temer a autoridade do professor.
5- Num livro de extrema importância para os educadores, intitulado “ Para onde vai a Educação” ? e comentado em nosso livro texto, Piaget destacada quatro aspectos essenciais para uma educação democrática. Assinale qual das alternativas não corresponde a esses pontos.
B- Disciplina rígida.
6 – A Epistemologia Interacionista tem como um dos seus principais representantes Jean Piaget. Analise as afirmações a seguir e assinale aquela que não corresponde a essa concepção sobre o conhecimento humano:
C- Sua compreensão genética do desenvolvimento humano refere- se a dimensão biológica e hereditária.
7- Duas mães conversam no portão da escola enquanto aguardam seus filhos. Aracy diz: “ Ah, Carmem, não sei o que fazer com o Junior, ele não para quieto um minuto! Desde bebe ele já era agitado, acho que isso nasceu com ele”. Carmem responde: “ sei não, Aracy , a Janaina era igualzinha e eu dei um jeito nela! Você tem que ser mais firme, tem que por de castigo. É você que tem que saber moldar seus filhos!” As opiniões de Aracy e Carmem sobre seus filhos correspondem, respectivamente, a uma visão: 
B- Inatista e empirista 
8- Quando assistimos a uma cena triste num filme, é comum nos comovermos imediatamente, chegando a ficar com os olhos marejados. Essa reação, de acordo com a teoria da Inteligência Emocional, indica que:
D- Reagimos de acordo com nossa mente emocional. 
DISCURSIVAS:
1 - Na abordagem humanista temos como características a valorização da dimensão afetiva e interpessoal da relação professor – aluno, ao defender que as experiências pessoais e subjetivas de ambos formam a base para a construção do conhecimento. Assim, umas das condições facilitadoras da aprendizagem é o desenvolvimento da empatia. Explique o que significa dizer que o professor deve desenvolver uma postura empática frente aos alunos, dando um exemplo concreto de sala de aula. 
2 – Um dos importantes teóricos nacionais sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizagem e seus desdobramentos para a pratica docente é Fernando Becker. Analise atentamente a seguinte citação: a critica epistemológica é insubstituível para a superação de praticas pedagógicas fixistas, reprodutivistas e conservadoras – sustentadas por epistemologias empíricas e aprioristas( Becker 2001, p 30).
Elabore um pequeno texto em que você explique, com suas palavras, o sentido dessa citação e qual motivo ele é pertinente a nossa disciplina.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes