Buscar

SINTESE HTPneia

Prévia do material em texto

SÍNTESE HTP
N.
CASA
Segundo o manual de interpretação do HTP, o desenho da casa sugere associações referentes ao lar e às relações interpessoais, sejam conscientes ou não. 
No desenho de N. ficou evidenciado a partir de seus traços alguns aspectos conscientes e inconscientes relacionados à insegurança, principalmente no que diz respeito ao telhado da casa que tem uma proporção, em perspectiva, maior do que a casa mostrando que N. pode dedicar muito tempo procurando satisfação na fantasia.
ÁRVORE
Também de acordo com o manual de interpretação do HTP, o desenho da árvore estimula mais associações inconscientes que podem representar sua capacidade de equilíbrio e reconhecimento dos próprios recursos a fim de lidar com as situações que o ambiente lhe proporciona.
Novamente a insegurança sentida por N. aparece como aspecto inconsciente de sua avaliação crítica de suas relações com o meio em que vive, além de aparecerem ainda aspectos de depressão, ansiedade e dependência. 
Em análise terapêutica, durante os encontros com esta estagiária em Psicologia, N. corrobora a interpretação acima descrita através de discurso organizado, verbalizando sofrimento com tais questões. No entanto parece ainda não ter trazido ao nível consciente sua própria insegurança e falta de recursos para lidar com isso, conforme demonstrou o desenho da casa.
Aparentemente a partir do desenho da copa da árvore, N. indica um equilíbrio precário de personalidade por causa da excessiva busca de satisfação na fantasia, evidenciado tanto no desenho da árvore quanto no desenho da casa.
PESSOA
A expressão direta da imagem corporal representada no desenho da pessoa, de forma mais consciente segundo o manual do HTP reflete a capacidade do indivíduo para atuar em relacionamentos e para submeter o self e as relações interpessoais à avaliação crítica objetiva.
Segundo a interpretação do desenho da pessoa de N. ficou demonstrado que apesar de terem surgido questões relacionadas também à insegurança, ansiedade e regressão, estes parecem não serem tão significativos para N. ao menos de maneira consciente, porem devem ser levados em consideração uma vez que aparecem esses aspectos nos demais desenhos.
PESSOA OPOSTA
No desenho da pessoa “2” não houve muita diferença na avaliação interpretativa. Desta forma, considera-se aqui uma avaliação semelhante à do desenho da pessoa acima explicitado.

Outros materiais