Buscar

Jurisdição constitucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

URISDIÇÃO CONSTITUCIONAL
	Simulado: CCJ0044_SM_201401200729 V.1 
	Aluno(a): GLEYCIANE SOUSA GALENO
	Matrícula: 201401200729
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 17/10/2017 23:37:01 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401817938)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/111.º) A decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal em Ação Direta de Inconstitucionalidade que declarar a inconstitucionalidade de tratado internacional, devidamente ratificado e promulgado pelo Estado brasileiro:
		
	
	b) produzirá apenas efeitos ex tunc, uma vez que, pelo princípio da soberania, os Estados estrangeiros não poderão ser vinculados ao cumprimento de tal decisão;
	
	c) dependerá de posterior manifestação do Senado Federal para suspender a execução do tratado na ordem jurídica interna;
	
	a) será mula, uma vez que tratados internacionais não podem ser objeto de Ação Direta de Inconstitucionalidade;
	 
	d) produzirá efeitos erga omnes e vinculante, resultando na inaplicação do tratado na ordem jurídica interna.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401803271)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quando se tem uma norma ao mesmo tempo material e formalmente inconstitucional?
		
	
	Quando quem elabora a lei não tem competência para tanto e quando a votação não sede o rito correto.
	
	Quando a norma infraconstitucional conflita com o texto da Constituição da República.
	
	Quando na elaboração da norma infraconstitucional, não se observa rigorosamente o processo de sua elaboração.
	
	Quando a norma infraconstitucional não se conforma perfeitamente com o texto da Constituição da República, e nem com os tratados internacionais sobre direitos humanos.
	 
	Quando o conteúdo da norma infraconstitucional conflita com o texto da Constituição da República e também contém vício com relação a sua formação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401943264)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB 2010.2-FGV) A obrigatoriedade ou necessidade de deliberação plenária dos tribunais, no sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, significa que:
		
	 
	a) Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
	
	b) A parte legitimamente interessada pode recorrer ao respectivo Tribunal Pleno das decisões dos órgãos fracionários dos Tribunais Federais ou Estaduais que, em decisão definitiva, tenha declarado a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.
	
	c) Somente nas sessões plenárias de julgamento dos Tribunais Superiores é que a matéria relativa a eventual inconstitucionalidade da lei ou ato normativo pode ser decidida.
	
	d) A competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar toda e qualquer ação que pretenda invalidar lei ou ato normativo do Poder Público pode ser delegada a qualquer tribunal, condicionada a delegação a que a decisão seja proferida por este órgão jurisdicional delegado em sessão plenária.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401370299)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base na legislação de regência e na jurisprudência acerca das ações diretas no controle concentrado de constitucionalidade ajuizadas perante o STF, assinale a alternativa correta:
		
	
	Ao contrário da ADC, a ADPF não exige a demonstração de controvérsia judicial relevante.
	
	O atual posicionamento do STF admite a fungibilidade entre a ADI e a ADIO.
	
	Assim como ocorre na ADC e na ADI, ato normativo já revogado não pode ser objeto de ADPF.
	 
	Diferente do que ocorre na ADC e na ADI, ato normativo já revogado pode ser objeto de ADPF.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401991174)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Alessandro Bilancia, italiano, com 55 anos de idade, ao completar 15 anos de residência ininterrupta no Brasil, decide assumir a nacionalidade ¿brasileira¿, naturalizando-se. Tratase de renomado professor, cuja elevada densidade intelectual e capacidade de liderança são muito bem vistas por um dos maiores partidos políticos brasileiros. Na certeza de que Alessandro poderá fortalecer os quadros do governo caso o partido em questão seja vencedor nas eleições presidenciais, a cúpula partidária já ventila a possibilidade de contar com o auxílio do referido professor na complexa tarefa de governar o País. Analise as situações abaixo e assinale a única possibilidade idealizada pela cúpula partidária que encontra respaldo na Constituição Federal.
		
	
	Alessandro Bilancia, dada a sua ampla e sólida condição intelectual, pode ser nomeado para assumir qualquer ministério do governo.
	
	Alessandro Bilancia, na hipótese de concorrer ao cargo de deputado federal e ser eleito, poderá ser indicado para exercer a Presidência da Câmara dos Deputados.
	
	Alessandro Bilancia, graças ao seu reconhecido saber jurídico e à sua ilibada reputação, poderá ser indicado para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal.
	 
	Alessandro Bilancia, na hipótese de concorrer ao cargo de senador e ser eleito, pode ser o líder do partido na Casa, embora não possa presidir o Senado Federal

Outros materiais