Buscar

Tir, VPL e Payback

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

TIR
TIR é a sigla utilizada quando falamos em Taxa de Retorno, que é um dos métodos utilizados para verificar o retorno de um projeto de investimento. O melhor investimento será aquele que apresentar a maior TIR, pois nada mais é que a taxa de juros que mostrasse o valor final do projeto será maior ou menos que o valor investido. 
VPL
Valor Presente Liquido, é uma método utilizado também para verificar o retorno de um projeto de investimento. Esse método é uma alternativa ao Payback e seu objetivo é complementar ou até corrigir falhas apresentadas por eles. É definido pela somatória dos valores presentes de um investimento, calculados a partir de uma taxa estabelecida de seu período de duração. O fluxo de caixa pode apresentar valores positivos ou negativos e a taxa fornecida para a função, representar o rendimento esperado para o projeto.
Para o projeto ser viável, o valor do VPL deve ser positivo, isso demonstra que o valor investido inicialmente trará algum lucro. Caso o VPL seja negativo, conclui-se que o investimento irá apresentar prejuízo.
PAYBACK
Payback, que em português significa “retorno” é mais um método para avaliar o retorno de um investimento. Com esse método, as empresas conseguem avaliar em quanto tempo o projeto trará algum retorno, com esse metodo, podemos verificar que o Payback calcula o tempo de retorno do investimento inicial até o momento qual o ganho acumulado se iguala ao valor do mesmo investimento.
O tempo de Payback é visto como um indicador de risco do projeto, pois quanto menor seu tempo de retorno, maior é a viabilidade do investimento.
Conclusão.
Concluímos que é de extrema importância o Fluxo de Caixa e também analisar bem o investimento que será feito. Realizado a projeção da empresa Piralab, podemos ter uma ideia do investimento que fizemos, e que se ao longo de 5 anos será positivo ou negativo.
Analisando os resultados apresentados, podemos verificar que a TIR do projeto é maior que a taxa da TMA, assim como o valor do VPL, que foi um valor positivo. Esses dois fatores evidenciam que o projeto é viável, pois apresenta lucro e não prejuízo no período.
O ramo de atividade teve uma escolha de ambas às partes, o conhecimento do novo empreendimento também é um fator de extrema importância. Analisar todos os detalhes como gastos fixos, custo de materiais e etc, são relevantes.
http://www.cavalcanteassociados.com.br/article.php?id=236
http://www.cavalcanteassociados.com.br/article.php?id=61
http://fazaconta.com/payback.htm

Outros materiais

Outros materiais