Buscar

REGIMENTO INTERNO DAS CAVALGADAS DA 3ª RT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REGIMENTO INTERNO DAS CAVALGADAS DA 3ª RT
Este regimento, foi elaborado através de uma comissão designada no 83º Encontro Regional de Patrões, no CTG Corredor Missioneiro, em Porto Xavier e constituída pelos tradicionalistas Ilson Roque S. Leal (CTG Tio Bilia), Jairo Bohon (CTG Corredor Missioneiro), Ramiro Brasil Pauman (CTG Rodeio do Campo Novo), Celso Muntchel (CTG Ronda Crioula), Vicente Timm (CTG Sepé Tiaraju), Protásio Hilgert (CTG Estância de São Pedro) e Rafael Steinke (CTG 20 de Setembro) ficando assim definido:
DOS PARTICIPANTES:
Poderão participar das Cavalgadas, todos os tradicionalistas integrantes do quadro social das entidades que compõem a 3ª RT, os quais serão indicados pelo Patrão da entidade de origem. Para os menores de 18 anos, além da indicação já mencionada, será obrigatória a autorização por escrito dos pais ou responsável legal, e estes não deverão montar em cavalo inteiro.
As despesas com alimentação própria e do animal serão por conta do cavalariano, assim como também, o transporte do animal; exceto por eventuais patrocinadores. A 3ª RT não se responsabilizará por quaisquer acidentes que vierem a ocorrer e nem pelo extravio de quaisquer bens dos participantes.
DOS OBJETIVOS:
As cavalgadas da 3ª RT tem, por objetivo principal, a integração entre os campeiros e cavalarianos além das comunidades por onde a mesma passar, na condução da chama crioula para os locais onde serão realizados os Encontros de Patrões bem como o resgate de locais históricos, além da natural observância na preservação da cultura gaúcha
DA ORGANIZAÇÃO:
A entidade promotora do Encontro de Patrões, em sua última edição, será a responsável pela divulgação e organização da próxima cavalgada, bem como o itinerário determinando os locais de pousada e sesteada, além da definição dos condutores das bandeiras e da chama crioula com seus respectivos guardiões.
Nas pousadas ou sesteadas os animais deverão ser atados com distância de 5 à 6 metros de corda do pescoço à estaca.
DA INDUMENTÁRIA
Todo cavalariano que faça parte das cavalgadas, deverá estar devidamente pilchado além de observar a encilha correta do animal que estiver a seu comando, conduzindo com seus pertences alimento e água, para que o trajeto animal não seja interrompido. A cada hora de cavalgada, haverá uma parada de, aproximadamente, 5 minutos de descanso, que sempre será feita em local próprio, fora do acostamento.
DA CONDUTA DO CAVALARIANO:
É imprescindível que os integrantes da cavalgada portem-se de maneira correta e não haja comprometimento dos valores morais que norteiam os princípios tradicionalistas, sendo vedado o transporte de bebidas alcoólicas (em exagero), bem como é proibido portar arma de fogo.
DO TRÂNSITO:
Os cavalarianos deverão observar as leis que regem o trânsito, cavalgando sempre pela direita no acostamento e preferencialmente, de dois em dois.
Cavalgar, sempre na distância de 4 metros de um cavalo ao outro, para evitar um coice.
NA ECOLOGIA:
O Coordenador das Cavalgadas além de orientar e cuidar das questões que envolvem a preservação do meio ambiente, principalmente no que tange ao cuidado dos locais onde se fizerem pousadas e/ou sesteadas para que não haja a contaminação das áreas de lixo, levará sob seus cuidados, sementes de árvores nativas e frutíferas, as quais serão semeadas durante o percurso, em local próprio.
DAS PENALIDADES: 
Todo participante que infringir este regimento, porta-se de maneira inadequada, atingir com ofensas seus companheiros, ou praticar qualquer ato que venha em desabono aos demais integrantes, poderá ser afastado a critério do Coordenador da Cavalgada e sua entidade será responsabilizada, tomando-se por base o que determina o código de ética do MTG.
DOS AGRADECIMENTOS:
Sempre que a pousada, sesta ou qualquer parada ocorrer em uma propriedade rural ou entidade tradicionalista, todos os integrantes da cavalgava deverão estar reunidos para os atos de agradecimentos além das solenidades de chegada e saída.
DA ADESÃO:
A adesão à Cavalgada implica em plena concordância e anuência com todos os termos deste regulamento.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
Qualquer ocorrência que não esteja prevista neste regimento interno, será soberanamente resolvida pelo Coordenador de Cavalgada, pelos Patrões e autoridades tradicionalistas que interagem a mesma, não cabendo qualquer recurso na decisão tomada.
Porto Xavier, dezembro de 1999 – 83º Encontro Regional de Patrões.

Outros materiais