Buscar

Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 01
R: Considera-se e mpresário quem exerce profissionalment e atividade org anizada para a produção ou a circ ulação de bens ou de serviços. Para se considerar empresa prec isa-se da presta ção de serviço visando fi m econômico.
b) Uma sociedade simples - a rt.966 §único CC.
Aula 02
R: Não. Por que caracteriza- se como uma sociedade simples pelo f ato dos estet icistas exercere m suas profissões, presta ndo serviç os da sua especialidade, ou seja, os sócio s sã o os p róprio s pro fissionais que realizam a atividade f im da sociedade.
b) O profissional liberal que exerça atividade intelectual de na tureza científ ica e cuja ativ ida de constitui elemento de e mpresa será considerado empresário; CORRETO
aula 03
R: Sim, Ana poderá ser e mpresária individual, poi s no ato do casamento o menor é emancipado e torna -se capaz e pessoas e mancipadas pode m ser empresárias.
a) O Servidor público, não pode ser e mpresário individual e m razão da vedação de sua legislação de regência. Contudo , poderá ser só cio de sociedade limitada ou anôni ma des de que não faça parte da administraçã o societária – art. 973 CC.
Aula 04
R: Não, pois se trata de uma sociedade e mpresária, portanto, vincula m-se ao Registro Público de E mpresas Mercantis a cargo das Juntas Co merciais. (Art . 1.15 0 do CC)
b) determina a regularidade do empresário. CORRETO
Aula 05
R: Nã o. A sociedade é que irá responder co m toda a força do seu patri mônio, p ois possui respon sabilidade patrimonial e processual. Artigos 1052 a 10 81 e 1150 do Código Civil.
d) assume respon sabilidade pessoal co m todos os seus bens e m caso de insucesso da ativ idade empresarial; CORRETO
Aula 06
R: A Teoria da Desconsideraçã o da Personalidade Jurídica autoriza o Judiciário a ignorar a autonomia patrimonial da pessoa jurídica quando vislu mbrar a prática de ato fraudulento. Dessa forma é pos sível responsabilizar pe ssoal e ilimitadamente o s sócios pelas obrigaçõ es que caberia à sociedade. No caso em tela, a exequente co mprova a existência de fraude perpetra da com o uso da a utonomia patrimonial da pessoa jurídica, sendo, portanto, o bjeto da desconsideraçã o da personalidade jurídica nos moldes do art. 50 do CC.
e) foi desenvolvida pela jurisprudência e te m co mo pressuposto a fraude e o abuso de direito. Art. 50 CC. CORRETO
Aula 07
R: A defesa da sociedade empresarial é no se ntido qu e não assiste razã o a Pedro , tendo em vista que a proteção pretendida, somente ocorre a pós o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial, ex v i do disp osto no a rtigo 33 da Lei
8934/94.
c) A alienação da firma individual pode ocorrer independentemente do estabelecimento a que se refere. CORRETO
Aula 08
R: Não. A lei veda a contribuição com prestação de serviços para for mação do capital socia l da socie dade empresária. Só era possível na socieda de de capital e indústria, mas essa espécie de organizaçã o societária não foi recepcio nada pelo CC.
e. A Participação nos Resultado s é elemento específico do Contrato Social. Art. 981 e 1055 CC. CORRETO

Outros materiais