Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	
	
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 17/11/2017 17:22:22 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607159650)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Constituição de 1946 resultou dos trabalhos desenvolvidos por uma Assembleia Constituinte (a Assembleia Constituinte de 1946) que, segundo Paulo Bonavides e Paes de Andrade (História Constitucional do Brasil, Editora Paz e Terra), nasceu de um movimento de repúdio ao Estado Novo, regime de arbítrio implantado por meio de um golpe de Estado em novembro de 1937 que paralisou a vida constitucional do país. Assim, com relação a algumas das principais características do texto desta Constituição de 1946 podemos afirmar que:
I  Ele refletiu o predomínio de forças políticas progressistas em seu processo de elaboração, o que viria favorecer a implementação de uma série de reformas sociais (reforma agrária, reforma urbana, reforma educacional) no período compreendido entre 1946 e 1964.
II  Nele se verificou a restauração da capacidade legislativa do Senado, recobrando assim o mesmo quadro de competências fixado na Constituição de 1891 e que havia sido mitigado no texto da Constituição de 1934.
III  Nele foram gravadas algumas inovações significativas, dentre as quais podemos destacar a integração da Justiça do Trabalho no âmbito do Poder Judiciário e o restabelecimento do cargo de Vice-Presidente da República.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale qual das alternativas apresentadas abaixo que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	As afirmativas I e II estão erradas.
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa II está errada.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607169363)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a notícia que se segue:  
ONGs acusam Brasil na ONU de tortura e violência contra pobres  (ANA FLOR, da Folha de S.Paulo, 06/05/2009 - 09h35).
"O governo do Brasil passou pelo constrangimento de ouvir, nos últimos dois dias, na 42ª sessão do Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU, em Genebra, denúncias que o responsabilizam pela violência praticada contra a população, em especial a mais pobre. O país foi denunciado em relatórios apresentados pelas ONGs Justiça Global, Movimento Nacional de Meninos, Meninas de Rua,  Organização Mundial Contra a Tortura e o Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher. São citados casos de mortes e torturas em presídios, de violência policial em favelas e de ação de milícias.(...)".  
A Constituição de 1824, em seu art. 179, inciso XIX, definia que, a partir daquele momento, ficavam abolidos os açoites, a tortura, a marca de ferro quente e todas as demais penas cruéis. Assim, com relação ao problema da tortura no Brasil, levando-se em consideração as ordens constitucionais de 1824 e a atual, podemos afirmar que:
I - A tortura sempre foi permitida legalmente no Brasil, desde o período colonial até os dias de hoje.
II - A Constituição de 1824, de influência Iluminista, vedava a tortura apenas quando praticada contra os escravos.
III.   A Constituição de 1824, tal como a Constituição de 1988, vedava a prática da tortura, porém, neste aspecto (na verdade, não apenas neste aspecto), as Cartas Constitucionais brasileiras não conseguiram fazer valer a eficácia objetivada por seus textos.
IV -  Ainda que a Constituição de 1824 vedasse a aplicação de penas cruéis, a pena de açoites para os escravos continuou a ser aplicada,  tendo sido revogada somente por uma lei de 1886. 
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	 
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II e III estão erradas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão erradas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607159532)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que se refere à organização federal (Título I) estabelecida pela Constituição de 1946, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Foi mantida a representação classista que havia sido fixada no texto da constituição de 1934.
	 
	O Poder Executivo era exercido pelo Presidente da República, eleito indiretamente pelo Congresso Nacional para um mandato de 04 (quatro anos).
	
	A autonomia do Poder Judiciário foi restaurada apenas formalmente, já que as garantias para o exercício da magistratura não foram restabelecidas.
	
	Os membros do Senado eram eleitos para um mandato de 08 anos, segundo o princípio da REPRESENTAÇÃO PROPORCIONAL.
	 
	O Brasil manteve, sob regime representativo, a Federação e a República.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607902397)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as características do Código Penal de 1890, marque a alternativa correta.
		
	
	O Código Penal de 1890 manteve a previsão de penas cruéis apenas para os escravos.
	
	Não é possível dizer que o Código Penal de 1890 retrata o preconceito da época em relação aos negros.
	 
	O Código Penal de 1890 proibiu práticas ligadas à cultura negra, como jogar capoeira em público. Este é um reflexo da elite política daquele momento, que vivenciando o fim da escravidão, necessitava de tipos penais para criminalizar o negro libre e os pobres de maneira geral..
	
	O Código Penal de 1890 é um reflexo da sociedade da época, trazendo ideais como a igualdade de tratamento entre ricos e pobres com a diminuição da criminalização da pobreza.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607169074)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente os depoimentos que se seguem: 
"Chefes altamente qualificados do Movimento de Março de 64 preferem chamá-lo contrarrevolução. Com efeito, houve uma reação ao rumo desordenado e ameaçador das liberdades democráticas que a Nação tomava sob Goulart (...). Março de 64 é, pois, uma resposta e não um projeto autônomo. Por isso, foi feito em nome do Anti: anticomunismo, antipeleguismo, anticorrupção". (Jarbas Passarinho, Folha de S. Paulo, 31/03/1982)
"Com efeito, o governo de Jango não caiu por seus defeitos (...) ele foi derrubado por suas virtudes. Essencialmente porque representava uma ameaça inadmissível para as classes dominantes. Quem viveu aqueles últimos meses de tensão recordará tanto a animosidade e o ódio que se alastraram por toda a casta de privilegiados contra o governo nacionalista e sindicalista, como o entusiástico apoio popular ao governo trabalhista e reformista". (Darcy Ribeiro, Folha de S. Paulo, 30/03/1982).
Com base nos testemunhos acima citados, analise as seguintes afirmativas: 
I - O regime implantado pelo movimento de março de 1964 manteve inalterada a institucionalidade proveniente da ordem constitucional de 1946, já que seu objetivo fundamental era o restabelecimento das garantias e dos direitos individuais que se achavam suspensos desde o início do governo de João Goulart.
II - A implantação do regime militar-tecnocrático em março de 1964 se fez por meio de emenda à constituição de 1946, emenda esta que transferia o governo da República para uma Junta Militar eleita pelo voto de deputados e senadores.
III - Desde sua implantação, o novo regime que passou a governar o Brasil a partir de 31 de março/1 de abril de 1964 buscou se legitimar a partir da construção de uma nova institucionalidade, fixada nos primeiros Atos Institucionais.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale, dentre as alternativas apresentadas abaixo, a que melhor reflete o resultado de sua análise: 
		
	
	Somente a afirmativas I está errada.
	 
	Somente as afirmaticas I e IIestão erradas.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmativa III está errada.
	
	Somente a afirmativa II está correta.

Outros materiais