Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
	
	
	
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 04/09/2017 18:06:38 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607406306)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Essa cova em que estás, com palmos medida, é a cota menor que tiraste em vida. É de bom tamanho, nem largo nem fundo, é a parte que te cabe neste latifúndio. Não é cova grande. É cova medida, é a terra que querias ver dividida. O poema "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto demonstra as desigualdades quanto ao acesso à propriedade de terra no Brasil e os conflitos existentes ainda hoje decorrentes da contraditória Questão Fundiária (questões que envolvem o acesso à terra) no Brasil, qual seja, existência de grandes latifúndios nas mãos de poucos e do desejo de muitos indivíduos em conseguir ¿um pedaço de chão¿ sem que tenham condições financeiras para tanto. De acordo com o texto acima e com as aulas de História do Direito a desigualdade no acesso à terra pode ser considerada como:
		
	
	PERMANÊNCIA HISTÓRIA em nossa sociedade atual que teve origem no Brasil Colonial, pois durante a União Ibérica o movimento das bandeiras se intensificaram e partiram em busca de índios, ouro e pedras preciosas gerando acúmulo de riquezas entre os bandeirantes, que se tornaram grandes latifundiários, comprando as Capitanias Hereditárias das mãos dos donatários.
	
	RUPTURA HISTÓRICA, pois muito embora seja verdade que durante o período colonial brasileiro o Brasil tenha sido dividido em Capitanias Hereditárias, por meio de doações em USUFRUTO HEREDITÁRIO de grandes faixas de terra aos capitães donatários, estes últimos se empenharam ao máximo na tarefa de dividir igualmente as terras entre os colonos, predominando a igualdade social e de acesso à terra durante o período colonial.
	
	PERMANÊNCIA HISTÓRIA em nossa sociedade atual que teve origem no Brasil Colonial, visto que os jesuítas foram expulsos do Brasil pelo Marquês de Pombal em 1759, ficando sem terras para expandir o sistema de missões que desenvolviam no Brasil.
	
	RUPTURA HISTÓRICA pois muito embora seja verdade que durante o período colonial brasileiro tenha predominado a organização social definida, de um lado, pela existência de uma elite de grandes proprietários rurais, e, de outro, pela ¿gente miúda¿ caracterizada de maneira geral pela população pobre, hoje tal realidade foi superada, predominando a igualdade econômica e social entre os brasileiros.
	 
	PERMANÊNCIA HISTÓRIA em relação à nossa sociedade atual, tendo início no Brasil Colonial, com a criação das capitanias hereditárias, forma que o Império português encontrou para implementar a colonização, consistindo na DELEGAÇÃO da colonização a particulares, por meio de doações em USUFRUTO HEREDITÁRIO de grandes faixas de terra aos capitães donatários, tendo início nesse momento a História da desigualdade no acesso à terra no Brasil.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607750002)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme a sua origem histórica e a sua operação interna, os diversos direitos nacionais modernos podem ser divididos em grandes famílias ou sistemas. Todos os sistemas jurídicos seguem uma tradição, que reforça suas características no decorrer do tempo.  O Brasil, aderindo a linha jurídica portuguesa, está mais fortemente filiado à tradição:
		
	
	do direito inglês, em razão da influência britânica em terras luso-brasileiras no decorrer do Século XIX;
	
	do direito canônico, dada a imensa influência que a Igreja sempre possuiu em terras luso-brasileiras.
	 
	romano-germânica em razão não apenas das influências romanas, mas também em razão das influências de povos bárbaros germânicos, que povoaram a Península Ibérica a partir do Século V;
	
	da common law, ramo hoje seguido por vários países, inclusive os Estados Unidos;
	
	do direito autóctone indígena, o originário direito produzido em terras brasileiras;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607163068)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação à organização judicial do Império Português durante a Idade Moderna, podemos afirmar que:
I ¿ A instância máxima da justiça portuguesa era representada pelos Tribunais de Relação que, no início do século XVII, eram em número de três e se localizavam na cidade do Porto, em Portugal, em Goa, na Índia e em Salvador, no Brasil.
II ¿ Os juízes ordinários eram os representantes do poder do monarca junto aos poderes locais, não se exigindo, contudo, que fossem bacharéis em direito.
III ¿ A Casa de Suplicação era o tribunal de segunda instância que recebia as demandas por revisão de sentenças provenientes exclusivamente do Brasil.
Após analisar cada uma das afirmativas acima (verificando se elas estão CORRETAS ou ERRADAS), assinale qual das alternativas apresentadas abaixo que melhor reflete o resultado de sua análise:
		
	 
	As afirmativas I e II estão erradas.
	 
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	Somente a afirmativa II está errada.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas II e III estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607159854)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação à implantação, na América Portuguesa, da divisão territorial em capitanias hereditárias a partir de 1534, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A configuração unitária atual do Estado Brasileiro encontra suas origens no antigo sistema de capitanias hereditárias.
	
	A partir da implantação do Governo-Geral (1548), com sede no Rio de Janeiro, as capitanias foram progressivamente se organizando como uma federação, cujos princípios básicos encontravam-se fixados em texto constitucional.
	 
	Teve pouco de duração, já que, a partir do final do século XVI, com a União Ibérica, o Brasil passou a se constituir como um Vice-Reino, associado à monarquia espanhola.
	 
	Ao longo do período colonial, as capitanias, de um modo geral, mantinham ligações muito mais diretas com a Metrópole portuguesa do que entre si.
	
	Em termos gerais, o modelo de organização administrativa adotado no período colonial e baseado no sistema de capitanias hereditárias manteve-se praticamente intocado até os dias atuais.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607160837)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português deu-se através da:
		
	
	Montagem de um sistema de exploração econômica baseada no livre-comércio.
	
	Criação do Sistema de Governo-Geral e Câmaras Municipais.
	
	Criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
	 
	Criação das Capitanias Hereditárias.
	
	Implantação dos Tribunais de Relação.

Outros materiais