Buscar

282294248 Reacoes alcali agregado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Reações álcalis-agregado
O ARTIGO
 artigo trata-se de um estudo de caso do reforço da fundação de um edifício residencial na cidade do Recife afetado pela RAA, cujos blocos apresentam um avançado grau de deterioração. Foi desenvolvido através de pesquisas a artigos científicos, revistas técnicas e livros, mostra processo de recuperação executado além de informações presentes nos laudo técnico de constatação da patologia e os resultados dos ensaios realizados. A solução proposta, embora não seja um procedimento definitivo, visto que até o presente momento não existe um método definitivo pra recuperação de estruturas afetadas pela RAA, vem sendo executada em diversas obras e tem se mostrado bastante eficiente. Dessa forma, soluções executadas são paliativas e a melhor forma de combater a RAA ainda é através da prevenção 
Histórico
Foi descoberto no início dos anos 40, nos Estados Unidos, por Stanton.
Inicialmente pensou-se que a reação se restringia a agregados que continham formas de silica essencialmente puras;
Com o passar do tempo observou-se que muitos outros minerais formadores das rochas poderiam desenvolver a reação;
Definição
Reação expansiva entre os álcalis, fornecidos principalmente do cimento, e determinados minerais reativos presentes em certos agregados usados na produção
A reação resulta na formação de um gel, que absorve água e se expande, induzindo tensões de tração superiores a capacidade do concreto.
Agregado
Reativo
Rachaduras
Ensaios propostos para prever e diagnosticar as reações álcali-agregado e seus efeitos 
O diagnóstico de RAA só pode ser dado com certeza através de ensaios, como a análise petrográfica, método do prisma de concreto, método Osipov, microscopia eletrônica de varredura, entre outros. Isso porque as manifestações patológicas provenientes de RAA, como por exemplo a fissuração não ordenada, em forma de mapa, também podem ser devido a outras causas. 
Microscopia eletrônica de varredura 
Este artigo trata da recuperação e reforço estrutural da fundação de um edifício residencial localizado na cidade do Recife-PE cujos blocos de fundação apresentaram Reação Álcali-Agregado 
A edificação possui aproximadamente 12 anos de idade, 20 pavimentos tipo, sendo 2 apartamentos por andar, 1 pavimento térreo, 1 pavimento garagem, 1 pavimento vazado. Pelas condições de macroclima a que está sujeita a edificação, a NBR 6118 (2004) classifica a agressividade do ambiente como sendo classe III. 
A estrutura é convencional em concreto armado, apoiada em lajes, vigas e pilares. A fundação é constituída por blocos de coroamento de concreto armado apoiados sobre estacas pré-fabricadas de concreto 
ESTUDO DE CASO 
Características do edifício 
Processo de execução do reforço e recuperação dos blocos 
O primeiro passo do processo de recuperação do bloco foi a quebra do piso com martelete demolidor e escavação do bloco, seguindo as recomendações dispostas na NR-18, até atingir o concreto magro do bloco. Após a escavação, foi feita uma lavagem do bloco. o processo de escavação. 
O próximo passo foi a abertura das trincas e fissuras e fixação dos purgadores (mangueiras plásticas e transparentes de 10 mm de diâmetro) para o preenchimento das fissuras. Foi feita a sopragem das trincas e fissuras com ar-comprimido e injetado epóxi (resina de alta resistência mecânica e química, não retrátil e que impede a percolação de água). 
Fixação dos purgadores e aplicação do epóxi 
Apicoamento e montagem da armadura 
Foi realizado o apicoamento do bloco para remoção da camada externa do concreto, visando uma maior aderência entre o concreto existente e o novo concreto e graute, que serão aplicados. Esse processo está representado na Figura ao Lado
Apicoamento e montagem da armadura 
Foi solicitado um projeto para armação do reforço do bloco por uma empresa especializada, que deu a solução executada em obra. Foi feito um “anel de compressão” envolvendo o bloco, e na lateral, apenas uma malha cobrindo o resto do bloco como mostra a Figura ao Lado. A função da armação e do anel é combater a expansão do concreto respondendo a esse esforço, comprimindo a peça. A Figura também mostra o bloco armado e pronto para ser concretado. 
14
A análise petrográfica informa a natureza e as qualidades dos minerais constituintes do agregado, através de observações macroscópicas e microscópicas e técnicas analíticas, que caracterizam a textura e a forma cristalina da sílica nas partículas dos agregados. Fornece indicações sobre seu potencial reativo, classificando o agregado em potencialmente inócuo e potencialmente reativo (ABNT 2008). 
Análise petrográfica 
Concretagem 
Foi utilizado concreto de 35 MPa com adição de metacaulim. O metacaulim é um material pozolânico que confere ao concreto aumento de resistência mecânica à compressão, tração e abrasão, redução e controle de várias patolologias como RAA, penetração de cloretos, corrosão de armaduras, eflorescência, fissuração e a diminuição do calor de hidratação (METACAULIM DO BRASIL, 2015). 
Grauteamento 
Após a cura do concreto, foi aplicado graute na lateral do bloco, como mostra na Figura . Segundo Almeida (2006), o graute, além de atingir altas resistências rapidamente, possui boa fluidez, compacidade, uniformidade, não apresenta retração e é auto adensável. 
Impermeabilização 
Após a cura e retirada das formas, foi feita a impermeabilização e o aterramento do bloco. Foram aplicadas 2 demãos de impermeabilizante, emulsão asfáltica, evitando contato com água. A impermeabilização do bloco é parte importante do processo, pois sem o contato com água ou umidade não ocorre a reação. Percebe-se aí uma possível falha desse método de reforço dos blocos, visto que não é feita a impermeabilização da base da sapata. A Figura mostra o aspecto final do bloco após a impermeabilização. 
Após a impermeabilização, o procedimento é finalizado com o aterramento e execução do piso acabado. O mesmo procedimento foi feito nos demais blocos.
18
A Reação Álcali-Agregado só é verdadeiramente identificada após a realização de ensaios específicos. A reação promove alterações das propriedades físicas do concreto tais como a diminuição da resistência e do módulo de elasticidade. A integridade e a continuidade da massa de concreto são comprometidas pela fissuração provocada pela RAA, podendo esta gerar movimentações excessivas que ocasionam deficiências funcionais. 
Através da inspeção feita, foram encontrados blocos do estudo de caso em um avançado estado de degradação, onde através de ensaios, foi confirmado a ocorrência de RAA. O processo de reforço e tratamento foi através da injeção de epóxi, montagem da armadura, concretagem e grauteamento e impermeabilização. 
Portanto, a melhor solução para combater a RAA ainda é a prevenção, visto que a reação ocorre entre o agregado reativo e os álcalis na presença de umidade. A partir da eliminação de um desses fatores, a ocorrência desta reação é inibida. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Tipos de Reações
Tipos de Reações
Tipos de Reações
MECANISMO DA REAÇÃO

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais