Buscar

Resenha Pesquisa Qualitativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FEAC – FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
Alexandre Oliveira Lopes da Silva
RESENHA DO LIVRO: PESQUISA QUALITATIVA, TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TEORIA FUDAMENTADA
Maceió – 20/05/2016
O livro Pesquisa qualitativa, técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada, dos autores Anselm Strauss e Juliet Corbin, nos traz uma análise conceitual acerca dos elementos que compõem a realização de uma pesquisa qualitativa. De forma didática, os autores apresentam conteúdos exatos como uma definição de termos conhecidos, origens históricas da metodologia, e conteúdos subjetivos tendo como exemplo a personalidade de pesquisadores que se propõem a desenvolver projetos qualitativos.
 Um ponto interessante na obra é a constante citação da criatividade como elemento primordial no desenvolvimento de pesquisas, sendo ela uma qualidade inata em todo ser humano, mas que precisa ser desenvolvida por meio de comportamentos que estimulem o processo criativo.
Dando seguimento a análise, a obra relata a importância de alguns elementos técnicos de uma pesquisa. O primeiro desses elementos, a descrição, é caracterizada como um elemento primordial existente na comunicação entre as pessoas, sendo necessária para informar coisas que estavam ou estão acontecendo. O segundo a ser explorado, o ordenamento conceitual, consiste na organização de dados baseados em suas propriedades, para após isso, fazer uso da descrição com o objetivo de clarear as ideias contidas nos dados. Por fim, a teorização, é entendida como um processo de formulação e intuição de ideias em um sistema lógico e esquemático. Os autores trazem esses três elementos como base para o desenvolvimento de pesquisas ou teorias.
A criação de teorias demanda vários instrumentos metodológicos, sejam eles qualitativos ou quantitativos. A obra apresenta visões diferentes em relação as esses instrumentos, porém esclarecendo que o pesquisador pode optar pelo uso de apenas um tipo (qualitativo ou quantitativo), ou utilizar os dois tipos na mesma pesquisa. Pesquisadores qualitativos acreditam não haver a necessidade de dados estatísticos, pois os mesmos geram informações que não condizem com a realidade. Já pesquisadores quantitativos descartam estudos qualitativos por acreditarem que eles são baseados em experiências únicas. Apesar desta diferença de métodos, a combinação de ambos é possível, e os autores salientam que a chave para o desenvolvimento é a boa relação entre os dois tipos de métodos.

Outros materiais