Buscar

Sintese Assimetrica

Prévia do material em texto

EAD Síntese Orgânica- Síntese Assimétrica
Camila Gomes Rosado
1- O que você entende como síntese assimétrica? 
 Objetiva a preparação de substâncias enantiomericamente puras (SEP) através da síntese exclusiva ou preferencial de um estereoisômero de acordo com o interesse da indústria.A preparação da síntese assimétrica é importante em diversos ramos, pois dois enantiômeros podem ter propriedades fisiológicas, organolépticas ect diferentes. Esta ação diferenciada dos enantiômeros de uma substância nos organismos levou ao surgimento de processos industriais onde a pureza ótica é fundamental para a qualidade do produto, tais como: farmacêutica, alimentícia, de produtos agrícolas e perfumaria.
2-Quais as principais formas de se realizar a síntese assimétrica? Explique brevemente cada uma.
Todos os métodos se baseiam na formação de um novo centro quiral
2.1-Auxiliares quirais- Método utilizado com matéria prima aquiral,reagindo com um auxiliar quiral terá a formação de um centro quiral, através de uma reação diasteriosseletiva. A desvantagem deste método é que precisará de uma reação de adição de auxiliar e outra de remoção, ao contrário de outros métodos que acontece diretamente a formação de um novo centro quiral.
2.2 - Uso de substrato quiral -Primeiro método a ser utilizado na reação de sintese assimétrica. É utilizado matéria prima quiral, com formação de um novo centro quiral a partir de reação diasteriosseletiva.
2.3- Reagentes quirais- Substrato pró-quiral é diretamente convertido a um produto quiral pelo reagente quiral, através de reações enantiosseletivas.Sem a necessidade de adição e remoção do reagente quiral. Este metodo porém é limitado, visto que não há na literatura reagentes quirais efetivos para todos os espectos de reações
2.4- Catalisadores quirais- Substrato pró quiral é convertido em composto quiral pelo uso de reagente aquiral na presença de um catalisador quiral.
2.5- Dupla indução assimétrica: Combina os métodos descritos- substrato quiral, catalisador quiral, reagente quiral e auxiliares quirais.

Outros materiais