Buscar

Desafio Peofissional Ciências Contábeis

Prévia do material em texto

Uma crise pode ser um momento de sofrida transformação para pessoas, empresas e setores. A lógica econômica do negócio pode mudar devido a maior competição, mudança em custos de insumos, intervenção governamental ou principalmente políticas.
Empresas de sucesso e visão certamente se anteciparão a essas mudanças e adaptarão seu modelo de negócio antes da concorrência para proteger as operações existentes e ganhar vantagem. Para enfrentar as crises mais radicais a empresa precisa saber montar, desmontar e readaptar-se segundo a necessidade. Precisa também de uma equipe motivada, avessa à auto piedade e que não culpe a crise por sua incapacidade. Pessoas criativas e empreendedoras que adoram problemas para oferecer soluções. 
Com ideais e pensamento criativo incentivando colaboradores a colocá-las em prática e comunicando-se com eficácia e transparência, conseguem mudanças rápidas para garantir sobrevivência e resultados satisfatórios neste cenário de acirrada competição. 
Revisando pontos fortes e fracos, competências e habilidades e aprendendo a escutar o mercado e a descobrir oportunidades. Investindo em novos talentos e reciclando colaboradores criando uma equipe e um ambiente aberto a críticas e incentivando novos líderes. Investindo em habilitação, novas tecnologias e enxugamento de processos. Desenvolvendo uma gestão e hierarquia horizontal dando voz aos clientes internos para aprimorar a estrutura, produtos e serviços. 
Estimulando a inovação e premiando as melhores ideias, fazendo de cada colaborador um aprendiz de um novo tempo. Valorizando a pessoa e a atividade do profissional a enfrentar os desafios com a garra e paixão de quem é dono do negócio. Transformar cada um em gestor de suas próprias competências, criando envolvimento e comprometimento e assumindo a posição de líder e agente de mudanças, não de mero seguidor.
Missão, Visão e Valores são os vetores que norteiam as Organizações e muda-los não é tarefa fácil. Para tanto é necessário reinventar-se a cada momento. Por outro lado, se considerarmos que as crises são uma constante e, portanto devem ser encaradas como ponto positivo a impulsionar os negócios de forma sistêmica, pois num mundo cada vez mais globalizado, onde novas tecnologias surgem em velocidade espantosa, a proatividade deve ocupar lugar de destaque na gestão e governança.
Valorizar o conhecimento, entendendo seu valor capital e incentivar o empreendedor interno, certamente é a melhor escolha para nortear as tomadas de decisões.
Propor um programa de treinamento e desenvolvimento com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, comtemplando programas que enfatizam a gestão do conhecimento na empresa e sempre direcionando ações que privilegiem o empreendedorismo, identificar quais são as características de pessoas empreendedoras e propor um programa que vise desenvolver ou otimizar essas características nos profissionais. Desenvolver um programa de incentivo à inovação, propondo formas de negociar com os colaboradores, formas de recompensa às ideias inovadoras que forem passíveis de implantação, visando à utilização da capacidade ociosa atual da empresa. Essa é uma forma de motivar a mudança de comportamento e angariar novas ideias. Identificar qual é o modelo de liderança ideal para a implantação de uma cultura empreendedora na empresa e relacionar a importância e a influência da liderança nos resultados a serem alcançados.
Considerando se tratar de uma crise Institucional e que haja segurança jurídica, provavelmente algumas destas medidas sugeridas levarão a efeito os resultados esperados.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes