Buscar

Slides Mitos e Verdades Amamentação(CORRIGIDO)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho apresentado a disciplina de Educação Nutricional
Participantes:
Larissa Gabrielle Júlio RA C32215-6
Renata Cristina Biagiotti RA C059FJ-6
Rosana Oliveira de Souza RA C3653A-8
Vania Maria da Costa Ramiro RA T60466-4
Crenças Alimentares no Aleitamento Materno. 
MITOS E VERDADES SOBRE AMAMENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
O aleitamento materno exclusivo é recomendado por um período de seis meses, posteriormente, a criança deve receber alimentos complementares, estendendo a amamentação por pelo menos dois anos, desde que a mãe e a criança o desejem. Apesar dos benefícios do aleitamento, deve-se aceitar a escolha, informada e consciente da mãe pela não amamentação. O direito da mulher amamentar, deve ser respeitado, especialmente quando ela tem um trabalho remunerado e precisa conhecer a legislação trabalhista que protege a maternidade (BRASIL, 2003).
OBJETIVO
 
Este estudo teve como objetivo identificar as crenças e tabus induzidos por familiares da puérpera em relação a amamentação e as restrições alimentares durante o período da amamentação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•Orientar o consumo de alguns alimentos (bebidas alcoólicas, chocolate, refrigerantes, pimenta, etc.), empiricamente ou culturalmente.
•Estimular o consumo de bebidas saudáveis para auxilio da amamentação e hidratação.
METODOLOGIA
Esta é uma pesquisa de campo, descritiva, tipo qualitativa. Foi realizada em um hospital de natureza privada, na ala de maternidade, da cidade de Cascavel região Oeste do Paraná, pertencente à 10ª Regional de Saúde, com capacidade de dez leitos, sendo a população alvo deste estudo, trinta e duas (32) puérperas internadas na enfermaria, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os dados desta pesquisa foram coletados por meio da seguinte questão norteadora: 
Você tem alguma crença familiar em relação à amamentação?
Como instrumento para coleta de dados, foi utilizado a técnica de entrevista semiestruturada de modo individual, devido à necessidade de a coleta dos dados estar relacionado com a vivência e história familiar da entrevistada.
QUESTIONÁRIO
Meu leite é fraco.
Acho que tenho pouco leite.
Tenho dúvidas se meu leite é suficiente para o bebê.
 Meu bebê não quis sugar o seio.
Desvantagens do uso de chupeta e chuquinha.
Interferência da alimentação da nutriz no aleitamento materno.
O total foram 10 questões.
O leite materno pode ser congelado?
VERDADE
O leite materno pode ser congelado por até 15 dias, sem a perda de suas características e qualidade nutricional. A mãe pode ordenhar o leite na sua casa – tomando os devidos cuidados para manter a qualidade, deixá-lo na geladeira e dar ao bebê enquanto estiver fora de casa. 
. 
A alimentação da mãe pode prejudicar a amamentação?
A maioria dos alimentos não afeta a amamentação. Comer um pouco mais que o habitual é suficiente para essa fase em que o corpo está produzindo leite. Os alimentos ácidos não “talham” o leite. Café, chá preto ou mate e refrigerantes em grande quantidade podem provocar cólicas no bebê. Parar temporariamente com eles vai mostrar se são os causadores das cólicas. As bebidas alcoólicas e o cigarro são desaconselháveis porque podem afetar a saúde do bebê.
Quando a mãe produz muito leite, a doação pode interferir na amamentação do filho?
MITO
 Pelo contrário, quanto mais a mãe estimular o peito a produzir leite, mais ela o terá e não faltará para o bebê. O leite é produzido na hora em que o bebê está sugando, mas se a mãe demorar muito tempo para ordenhar, ela vai sentir a mama mais cheia. O leite para de ser produzido, quando não há estímulo, quando o bebê não mama.
Algumas mães produzem leite mais fraco?
MITO
 Nenhum leite materno é fraco, nem de uma mulher desnutrida. A qualidade do leite da mulher desnutrida é tão boa quanto a de uma mulher nutrida. Há também a concepção de que o leite industrializado é mais forte porque o bebê dorme e engorda mais. O bebê acorda mais rápido quando toma o leite materno porque a sua digestão é mais rápida do que a do leite de vaca, mas isso não quer dizer que o leite materno é mais fraco.
Se a mãe não estiver com muito leite, pode deixar outra mulher amamentar o seu filho?
MITO
Cada mãe tem que amamentar o seu bebê. O melhor leite para o filho é o da sua mãe. O leite carrega as características de quem amamenta. Assim a criança cria os anticorpos necessários para a sua saúde tomando o leite da mãe. Na amamentação cruzada há o risco de uma doença infecciosa ser transmitida pelo leite. A saída para a mãe que não consegue amamentar é procurar orientação no banco de leite humano.
As fórmulas atuais são quase como o leite materno?
MITO
Leite materno é singular. O colostro que sai na primeira mamada pode considerado a primeira vacina do bebê. A fórmula atual tem suas qualidades, mas é feita com leite de vaca, que não traz os benefícios do leite materno, como o aumento da imunidade.
Mamadeira e chupeta interferem no aleitamento?
VERDADE
Mamadeira e chupeta interferem na amamentação pelo posicionamento da língua do bebê. A sucção do leite no peito requer um esforço maior do que a da mamadeira e da chupeta. Com isso, quando a mãe oferece o peito e os dois apetrechos, o bebê rapidamente descobre que a mamadeira é mais fácil do que o peito. Isso pode implicar na diminuição do estímulo da produção do leite e, consequentemente, a mãe pode não ter a quantidade necessária de leite para a nutrição do bebê.
Dar de mamar faz o peito “cair”?
MITO
Um dos primeiros fatores que levam uma mulher a não querer amamentar mesmo antes de querer ter um filho é a afirmativa que os peitos caem depois de amamentar. Não é a amamentação que faz os peitos caírem. O fator essencial para que o seio da mulher se modifique é o genético (se sua mãe tem seios flácidos você também tem maior propensão de ter, independente da amamentação). Outro fator é o número de gestações (quanto mais filhos você tem, maior é o risco de seus seios ficarem mais flácidos), isso porque os seios crescem durante a gravidez e o “estica e volta” faz a pele não voltar como antes.
Estresse e nervosismo podem atrapalhar a produção do leite?
VERDADE
O estresse e o nervosismo podem diminuir a quantidade de leite. Em momentos como este, a mãe modifica o seu sistema endócrino-imunológico e, com isso, a quantidade de leite pode diminuir. O recomendado é que a mãe descanse sempre que possível. Algumas pessoas acreditam que o estresse pode empedrar o leite, mas não é verdade. Isso acontece quando a quantidade de leite é maior do que o bebê necessita ou consegue sugar e se não for ordenhado, o leite fica alojado na mama e acaba empedrando ou até originando uma mastite.
A compressa de água quente ajuda na situação do leite empedrado?
MITO
A indicação nesses casos é massagem e ordenha do leite. A compressa de água quente piora a situação, pois aumenta a quantidade de leite retido na mama. Consequentemente, a mãe terá mais leite empedrado.
CONCLUSÃO
Com base no material pesquisado, alguns autores afirmam que a amamentação ocorre de maneira natural, sem necessidade de intervenções. Controversamente, estudos mais recentes mostram que a amamentação só ocorre de maneira eficaz e duradoura quando essas mulheres recebem orientações e ajuda durante o período gravídico-puerperal.
BOTEGA, Neury, J.; DIAS, Marcelo, K. Prática Psiquiátrica no Hospital Geral: interconsulta e emergência. Porto Alegre: Arte-Médica, 2002.
 
BRANDÃO, Junito de S. Mitologia grega. Vol. I Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.
 
BRASIL. Organização Mundial de Saúde/ Unicef. Aconselhamento em amamentação: um curso de treinamento, 1993.
 
 Parto, Aborto e Puerpério. Assistência Humanizada à Saúde. Ministério da Saúde, FEBRASCO e ABENFO. Brasília, 2003.
 
BURROUGHS, Arlene. Uma Introdução à Enfermagem Materna. 6 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
 
FREITAS, Fernando; COSTA, Sérgio, H. M.; Ramos, José, G. L.;
MAGALHÃES, José, A. e cols. Rotinas em Obstetrícia. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
 
HRC – Hospital Regional de Cascavel. “Leite Materno Vida em Abundância”. Cascavel, 2000.
KYES, Joan, J; HOFLING, Charles, K. Conceitos Básicos em Enfermagem Psiquiátrica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1980.
 
LANA, Adolfo, P. B. O Livro de Estímulo à Amamentação. São Paulo: Atheneu, 2001.
 
MINAYO, Maria, C. de S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
 
SCHMITZ, Edilza, M. e cols. A Enfermagem em Pediatria e Puericultura. São Paulo: Atheneu, 1995.
 
SMELTZER, Suzanne,C. ; BARE, Brenda, G. Tratado Enfermagem Médico- Cirúrgica. V.1, 9ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan, 2002.
http://thaisabath.blogspot.com.br/2013/08/composicao-leite-materno-x-leite-de-vaca.html, acesso em 08/05/2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais