Buscar

EMPREGABILIDADE - ANALISE SWOT

Prévia do material em texto

Faculdade Mauricio de Nassau – Parnaíba
Arquitetura e Urbanismo
Moanna Aguiar de Souza Lopes
PLANEJAMENTO DE CARREIRA
PARNAIBA – PI
2016
Sumário
INTRODUÇÃO
ANÁLISE INDIVIDUAL
ANÁLISE DO MERCADO
OBJETIVOS E METAS DE CARREIRA
ESTRATÉGIAS DE CARREIRA
PLANO DE AÇÃO
CONCLUSÃO
Introdução
Meu nome é Moanna Aguiar de Souza Lopes, essa é a segunda graduação que tento fazer, a primeira foi direito, porém desisti no 7º período. Quando fiz meu primeiro vestibular, fui levada pelas influencias na família e com o tempo percebi que não era o que eu queria fazer. Com isso, percebi que precisava recomeçar e com um tiro no escuro escolhi arquitetura. No início foi difícil porque minha família não me apoiava, já que eu teria que ir embora de Parnaíba. Cursei um ano em Teresina e soube que abriria na Mauricio de Nassau, onde acabei transferindo o curso e infelizmente atrasando um ano.
A arquitetura sempre foi uma profissão que me chamou atenção devida às grandes estruturas que o homem propõe que possuem uma simbologia, identidade, características próprias e que podem perpetuar por anos. Alguns amigos cursam arquitetura e em nossas conversas eu ficava fascinada com tudo, mas nunca percebi que era isso que eu queria fazer. O poder de você criar, e ter sua identidade no seu próprio trabalho é o que mais me fascina nessa profissão.
Ao retomar o curso em Parnaíba já me deparei com algumas dificuldades de cara nas dispensas de disciplinas, até mesmo na organização das aulas mas mesmo assim não quis desistir daqui. Desde que comecei em Teresina percebi que realmente me encontrei no curso, e diariamente noto que estou apaixonada e quando projeto algo eu me entrego e tento realizar o sonho de alguém e o meu, em fazer meu cliente feliz e satisfeito. Fiz então um planejamento carreira mental, comprei alguns livros, assisti vídeo aula, estabeleci metas para minhas notas, assinei revistas de projetos , comprei um notebook que suportasse os programas que precisaria e tomei a iniciativa de fazer o curso de autocad e design de interiores.
	
Análise Individual
	
	Forças
	Fraquezas
	Interna
	Leitura complementar
Prática de desenhos
Cursos online
Força de vontade
	
Falta de tempo
Falta de técnica
	Externa
	Oportunidades
	Ameaças
	
	Relação com profissionais da arquitetura em Parnaíba 
Ser parte da primeira turma de arquitetura e urbanismo
	Numero de alunos interessados no curso
Limitação de locais para estágio
Limitação de cursos na cidade voltados para área
Única faculdade na cidade com graduação em arquitetura e urbanismo
2.1. Forças
Sempre faço pesquisas na internet sobre livros na área, sobre arquitetos renomados no país e pesquiso um pouco sobre cada um dele. Nos seus próprio sites contam até mesmo com alguns vídeos sobre como foi pra chegar até onde eles estão e isso me impulsiona a acreditar no que eu gosto e levar a frente. Em horários vagos no trabalho, que é voltado pra área de construção, tento treinar meus desenhos e croquis de perspectivas, me interesso e faço cursos online voltados a interesses pessoais como iluminação e design de interiores, tentando aprimorar meus conhecimentos. Procuro ajudar meus colegas de turma sempre que há duvida e eu tenho domínio do assunto. Tento assimilar o conteúdo na aula e aprofundar o estudo em casa por meio de livros e sites seguros a respeito do mesmo.
Fraquezas
Tenho uma jornada de trabalho, que felizmente pode ser flexível já que sou sócia da minha mãe, mas por outro lado sempre preciso administrar alguns problemas extras e perco muito tempo do meu dia com isso. Somos só eu e ela e há muita coisa para ser resolvida da empresa e isso toma meu tempo, as vezes me sinto cansada e fico adiando meus compromissos com a faculdade. Ora por falta de tempo, ora por indisposição. Tenho uma vó que não pode ficar sozinha e então as vezes preciso ficar com ela, nos fins de semana é raro eu estudar pois sempre tenho que fazer alguma viagem a trabalho ou a lazer já que sou mesmo de um clube.
Análise de Mercado
3.1. Ameaças:
Parnaíba já possui um numero significativo em relação a população, de arquitetos e com a abertura do curso na cidade, a cada período entrará uma nova turma de estudantes de arquitetura e urbanismo, o que tornará o mercado mais disputado. A cidade não possui grandes empresas geradores de emprego na área, boa parte advém de fontes do Estado, pois, a iniciativa privada, no momento, não possui tanto poder aquisitivo como antes, o país está sofrendo uma crise financeira. 
Existem poucos escritórios de arquitetura e nenhuma empresa capaz de oferecer estágio, principalmente se todas as turmas que futuramente virão, serão tão lotadas quanto a primeira. A cidade não disponibiliza cursos especializados em arquitetura, entretanto o SEBRAE tem um curso de Autocad, com certificado da Autodeks, empresa responsável pelo programa, porém, só há turmas a noite, indisponível pra quem faz o curso de arquitetura, já que as turmas são somente no período noturno. Não há a existência de outros cursos básicos voltados para arquitetura, como Sketchup, que é pré requisito para conseguir um estágio na área.
Oportunidades
Possuo uma certa relação com alguns arquitetos na cidade, uns por amizade outros por eu ter acompanhado a construção das minhas casas. Assim facilita para conseguir futuros estágios e aconselhamentos durante a graduação. As lojas de materiais de construção por ter parceria com a minha, as de moveis e decoração pelas donas serem amigas da minha família o que me ajudam num networking futuro para o meu escritório.
Tendências de mercado para o setor
Arquitetos têm como função projetar e organizar espaços internos e externos, segundo critérios de estética, conforto e funcionalidade. Quem segue esta profissão tem como objetivo ocupar os espaços disponíveis, levando em conta a disposição dos objetos, a incidência de luz e a ventilação. Faz projetos e coordena a construção ou a reforma de casas e edifícios residenciais ou comerciais, trabalhando ao lado de engenheiros. 
A docência é algo com que pretendo trabalhar, poder repassar seus conhecimentos a quem realmente quer e é isso que vai levar pro seu futuro. Na outra faculdade que comecei o curso de arquitetura (UNINOVAFAPI), fiz a apresentação de um seminário sobre um assunto que tenho grande domínio, que é madeira na arquitetura, o professor da disciplina gostou tanto da apresentação que pediu que eu apresentasse de novo só que no auditório pros alunos do curso de arquitetura. Com isso pude perceber que repassar o que você sabe e tem domínio, pra alunos é gratificante e mais ainda, no final ser reconhecido por isso. E entrando na docência, nada me impede de trabalhar por fora elaborando projetos e exercendo minha profissão.
Outro ponto que pretendo atuar é no meu escritório, onde contarei com uma equipe de cadistas. Atualmente, tenho uma empresa onde sou sócia da minha mãe, onde vende madeira bruta, móveis de madeira, esquadrias, tijolo e telha. Pretendo trabalhar na ampliação da empresa, vendendo materiais de acabamento, como pisos, tintas, fechaduras, pias, papéis de parede, luminárias e na parte superior meu escritório. Creio que eu já tenha isso a meu favor contando com parcerias nas lojas de decoração, que é uma área que não pretendo adicionar à minha loja, e com tantos amigos que já são clientes da loja de materiais que são construtores na cidade e farão os projetos futuramente comigo.
Após a graduação, pretendo passar dois anos em São Paulo, tentando minha pós na Universidade Presbiteriana Mackenzie;
O Arquiteto tem tantas áreas de atuação diferentes que é preciso segmentar seu trabalho. Escolher uma dessas áreas para focar seus esforços e ganhar credibilidade com o público te ajuda a fortalecer sua marca pessoal e ainda faz com que você trabalhe apenas com o que goste (SALEM,2015). 
Mesmo ainda estando no início do curso, e so ter concluído o segundo período em outra universidade (UNINOVAFAPI), tenho feito constantes pesquisas em relação aos possíveis segmentos que posso atuar e relacionar isso mercado de trabalho na cidade de Parnaíba. Meu plano é trabalhar com projetos residenciais, projetos comerciais, design de interiores e visual merchandising.
“O arquiteto e urbanista encontra uma grande variedade de setores nos quais pode atuar. Conforme a legislação que regula a profissão, este profissional pode, entre outras atividades: projetar, construir e reformar edificações dos mais variados portes; trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuar em arquitetura de interiores, exercer tarefas de consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras; pode realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa. O arquiteto e urbanista tanto pode exercer a sua profissão como autônomo ou pode atuar em empresas privadas, especialmente as de arquitetura e de engenharia; como também estar vinculado a prefeituras, órgãos públicos, organizações não governamentais (ONGS) e instituições de ensino e pesquisa. Podendo atuar também nas áreas de design, projeto de produto entre outras. Pelo conjunto de áreas de atuação apresentadas, e que não são todas as que a legislação discrimina, pode-se concluir que o arquiteto e urbanista tem oportunidades de trabalho em um riquíssimo leque de caminhos profissionais. Atualmente, a área de decoração oferece as grandes oportunidades, principalmente para profissionais autônomos. Além disso, algumas lojas desse ramo costumam contratar arquitetos para orientar os clientes na escolha do produto e na utilização dele.”
(Brasil Profissões)
Objetivos e Metas de Carreira
A partir da análise individual e de mercado, com ameaças e forças analisadas podemos então traças nossos objetivos e após um cronograma para eliminar fraquezas. Os objetivos do planejamento estratégico de carreira, são:
Conseguir um estágio na cidade para obtenção de experiência
Obter notas acima da média durante a graduação
Fazer cursos externos, afim de obter mais conhecimento e adicionar ao currículo e histórico de horas extras acadêmica
Metas após a graduação:
Ampliação da empresa, iniciando a venda de produtos para acabamento na construção
Abertura do escritório
Pós graduação em projetos na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mestrado no exterior
Iniciar um curso de Inglês intensivo
Estratégias de Carreira
Não planejamento dos horários 
Trabalho 
	
Falta de tempo
[Capture a atenção do leitor com uma ótima citação do documento ou use este espaço para enfatizar um ponto-chave. Para colocar essa caixa de texto em qualquer lugar na página, basta arrastá-la.]
Uso excessivo do celular 
Solução: Estabelecer horários, organizar os intervalos para estudar e fazer pesquisas, limitar o uso do celular antes de dormir.
Pressa
Pouca prática
	
Falta de técnica
[Capture a atenção do leitor com uma ótima citação do documento ou use este espaço para enfatizar um ponto-chave. Para colocar essa caixa de texto em qualquer lugar na página, basta arrastá-la.]
Pouco cuidado aos detalhes.
Ansiedade
Solução: Praticar mais o desenho, ser mais cautelosa, detalhista e menos ansiosa.
Plano de Ação
Ação: Planejamento de horários para acordar, trabalhar, estudar, malhar e usar redes sociais.
Responsável geral: Moanna Aguiar de Souza Lopes
	O que
	Por que
	Quem
	Quando
	Onde
	Como
	Quanto
	Ser mais paciente
	Para ter mais êxito no desenho
	Moanna Aguiar
	15 de Junho
	Parnaíba - Piauí
	Treinando desenho, sendo mais detalhista
	0,00
Acompanhamento de Plano
Cronograma do Plano de Ação
	Atividade
	Recursos
	
	Jun
	Jul
	Ago
	Set
	Out
	Nov
	Dez
	Jan
	Planejar horários
	X
	
	x
	x
	x
	x
	
	x
	Estabelecer metas
	X
	
	x
	x
	x
	x
	x
	x
	Colocar despertador
	X
	
	X
	X
	X
	X
	
	
	Desligar a TV
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	Anotar os compromissos
	X
	
	X
	X
	X
	X
	
	
	Ser mais observador
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
	X
Linha de base do cronograma
Anotar e colocar despertador com horas programadas para cada atividade
Estabelecer metas para o cumprimento dos meus objetivos. 
Utilizar metade do tempo gasto em celular, assim ganhando mais tempo para planejamentos, mais cursos online e treinamento do desenho.
Anotar todos os compromissos que a mim foram atribuídos em uma agenda, trabalhos, provas, reuniões, livros que devo ler e eventos.
Ser mais observador, detalhista e cuidadoso com as coisas que estão ao meu redor, com os trabalhos que faço e com os desenhos.
Caminho crítico 
O Método do caminho crítico identifica a sequência de atividades na qual, caso uma delas atrase, todo o projeto estará atrasado, em outras palavras, a sequência das atividades que não tem folga. Desta forma, o caminho crítico aponta quais atividades o GP e responsáveis devem ter atenção redobrada; O caminho crítico pode ter folga positiva, igual a zero ou negativa dependendo das restrições de prazo aplicadas. Um exemplo de restrição de prazo que acarretará em uma folga negativa: O projeto deve terminar em uma data inferior a data de término mais cedo do projeto. (Escritório de projetos)
Conclusão
Na maioria das vezes, o aluno tem chances de se destacar e sair da graduação com excelentes notas e experiência. Após isso, ele relaxa e vai levando a vida cômoda apenas fazendo um ou outro projeto, se enganando de que valeu a pena aqueles cinco anos por pouco. Às vezes as pessoas que cometem isso podem perceber já um pouco tarde, visto que o mercado de trabalho vem crescendo graças a concorrência de novos arquitetos graduados num espaço curto de tempo de 6 meses.
No primeiro período, todos entram focados, com sonhos e metas a serem cumpridas. O ideal e necessário é traçar um plano de carreira logo cedo sem perder o foco. Cada período é traçado uma meta, assim, é distribuído melhor o tempo onde não há riscos de ficar um tempo parado acumulando metas e no final ter pouco tempo para cumpri-las. Analisando as fraquezas e forças ao longo do planejamento, pode-se estabelecer um cronograma com metas, criando a oportunidade de crescer o potencial e combater fraquezas.
REFERÊNCIAS
http://www.brasilprofissoes.com.br/profissao/arquiteto/
http://escritoriodeprojetos.com.br/metodo-do-caminho-critico

Outros materiais