Buscar

HISTORIA DO DIREITO idade média NP2 2017.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO NA IDADE MÉDIA apogeu da Igreja
Após queda do império Romano 476DC no ocidente aIgreja Católica passou a incorporar a herança espiritual e política do Império Romano. Após seu declínio, os filósofos cristãos realizaram o trabalho de absorver e incorporar a filosofia grega ao pensamento jurídico, por volta do século V, quando a Igreja, como entidade política, adota a potestas ( a autoridade que provém de Deus, por meio da Igreja, confere poder político aos príncipes e reis para dominar politicamente utilizando o direito).
Como? O jurista passa a influenciar a atividade administrativa real ( do príncipe) bem como auxiliá-lo a enfrentar e definir as relações diplomáticas com outros países.
Direito romano x direito erudito idade média Católica
Em 1453 queda de Constantinopla tomada pelos Turcos Otomanos os professores das primeiras universidades ao interpretarem direito romano incorporaram tanto a filosofia cristã como as instituições jurídicas ( Decretos Papais, dos Concílios do Vaticano, regras bíblicas, costumes e cânones eclesiásticos) surgindo o Direito Canônico derivado da palavra Cânon (regras), escritas segundo os designios de Deus, com a Bíblia, em partes. Assim elaboraram um direito erudito (teórico, escrito e comum) aproximando-se do direito romano. O Direito no Brasil baseia-se na Lei escrita também aproximando-se do direito romano.
Heresia e inquisição obediência aos concílios
Tribunal do Santo Ofício da Inquisição foi criado para julgar, condenar e punir quem se opunha a doutrina oficial do catolicismo na Europa, chamados de hereges ou hairesis do grego significa “o que escolhe”, é a ruptura com o dominante. Com o aumento das contestações dogmas da Igreja, o Concílio de Verona mandou vários bispos para fiscalizarem aqueles que se opunham à Igreja e ao seu poder sobretudo o do Papa Inocêncio III, livros eram queimados e leituras Hebraicas.
Um exemplo de determinações da Igreja era A reencarnação era aceita pela Igreja Católica até o ano 553 DC, mas no 2º Concílio de Constantinopla, esta tese foi recusada pelo Imperador Justiniano por influência de sua esposa, ex- prostituta que não lhe achava conveniente a Lei do Carma.
Direito consuetudinário (costumeiro) não escrito
Na idade média, os direitos nas diferentes regiões da Europa eram não escritos, como o Direito Germânico que baseava-se nos usos e costumes sendo a família a fonte do direito, e responsável pelos delitos dos filhos.
Enquanto o Direito Anglo-Saxão na Inglaterra, Common law, (consuetudinário ou costumeiro) surgiu quando o País se converteu ao cristianismo. O Juiz baseia-se em casos análogos, ou precedentes judiciais para aplicá-las ao caso concreto, suas características são: direito não codificado (não há códigos) não legislado. Não há código penal nem civil, o juiz decide analisando o caso concreto. A jurisprudência é usada.
Carta Magna Inglesa 1215 – 67 artigos- escrita em latim
Está exposta originalmente na Biblioteca Britânica, escrita pelos Barões Ingleses, juntamente com os bispos, o Rei que ficou conhecido como João Sem Terra, era irmão de Ricardo Coração de Leão. 
A carta que João assinou, coagido, reconhecia o direito de propriedade adquiridos pelos Barões Inglese, a plenitude de defesa, o julgamento de crimes contra à vida em Tribunais próprios.
Institutos jurídicos no Brasil tiveram origem na Carta Magna Inglesa presentes na CF/88 artigo 5º, XXXVIII (Júri) competência para julgar os crimes contra à vida, e 5º LXVIII “ Habeas Corpus”, será concedido sempre que alguém tiver ameaçado de sofre violência ou coação de sua liberdade de locomoção.
Influência do direito Inglês
Universidades de direito Européias
Os livros jurídicos utilizados nos primitivos cursos de direito foram digestos justinianeus, codificações no Império Romano do Oriente 530 A.C o Decretum de Graciano (1.140 A.D), aos Cânones e decretos Papais.
Alguns reis Germânicos, colocaram à disposição de Juízes ( de origem germânica) compilações de direito romano, e Lei Romana dos visigodos, pois ignoravam nações romanizadas, mas adotaram a última no século XVI, como norma de conduta.
Cruzadas e cavaleiros templários
Século XI ao XIII-O movimento das cruzadas foi a organização de inúmeros exércitos sob comando dos Reis ou nobres convocados pelo Papa Inocêncio para investir contra muçulmanos, para defender a peregrinação em Jerusalém. A última foi liderada pelo Rei Luis IX, imposição das leis.
Cavaleiros Templários (templo de Salomão) espécie de exército religioso: uma ordem formada por monges cavaleiros para proteger Jerusalém após conquista pelas cruzadas, organizadas pela potências cristãs européias.
Renascimento Idade moderna
 Período marcado pelo resgate histórico do direito romano após queda da Igreja no período medieval, marcado pelo desenvolvimento social,comercial, iniciou-se na Itália.
Foi provocada por inúmeros fatores: crescimento demográfico e urbano associado a autênticas inovações na produção circulação de bens, desenvolvimento das artes, da ciência, da política, todos adormecidos nos pensamentos medievais, além das ações voltadas para o homem, onde seu corpo é fonte de beleza e sabedoria e não de pecado, ficando no centro das atenções (antropocentrismo). E busca da cultura-greco romana, ideal perfeito de civilização.
Iluminismo intelectual XVIII
Defendia o uso da razão (luz) contra antigo regime (trevas). Pregava maior liberdade econômica e política, surgiu primeiramente na Holanda e posteriormente espalhou-se por toda Europa Ocidental e no direito contemporâneo com sua idéia de justiça.
Sua maior contribuição jusnaturalismo iluminista voltado para o direito natural, ligado à idéia de natureza humana, criando-se a Escola de Direito Natural, baseada no Código Civil de Napoleão 1804, corolário da Revolução Francesa – proclamava solenemente a igualdade de todos perante a lei e que exprimia, maior segurança e certeza ao povo.
Revolução Francesa- 14/07/1789
Maior Movimento político e social já ocorrido em todo o mundo, encerrando a Idade Feudal para a idade moderna inspirados por Montesquieu no seu livro “o Espírito das Leis”, onde o executivo era fiscalizado pelo legislativo e arbitrado pelo judiciário, todos independentes entre sí.
O estado está separado da Igreja, oferecendo educação, saúde, segurança, para a população que seria representada pelos seus candidatos.Diante da Bastilha cai a Monarquia
Constituição Francesa 26/08/1789
Seu preâmbulo foi escrito por comissão de Deputados. Chama-se “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Conhecido como documento básico de Direitos Humanos na história Ocidental porque garantia direitos iguais para todos os cidadãos e permitia a participação política do povo.DIMENSÕES DOS DIREITOS HUMANOS: 2 EVENTOS: Independência dos Estados Unidos em 1776 e Revolução Francesa em 1789. No Brasil Artigo 5º da CF/88 está o Direito de Solidariedade Criação da ONU em 1945.
Evolução Histórica no Brasil
No Brasil citamos alguns exemplos de reflexos dos Direitos do Homem que vieram para a nossa Constituição de 1988, em seu Artigo 5º englobou também o Direito de Solidariedade, uma Criação da ONU em 1945.
O direito de silêncio ao acusado para não prejudicar sua defesa Art, 5º LXIII, da CF/88. “ Ninguém é obrigado a produzir provas contra sí mesmo”, enquanto que em tempos remotos, no Código de Manú o silêncio era considerado falso testemunho apenado de morte.
Estatuto dos Estrangeiros art, 28 e 29 trata do Asilo Político e temporário que garante a segurança da pessoa diante de ameaça por seus perseguidores, no passado eram os Monastérios que faziam este papel.
Estatuto dos Refugiados Lei n. 9474 de 1997, obrigação dos países acolherem pessoas perseguidas por vários motivos ou desastres naturais.
Ética- Moral e Direito na História
Direito: busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.
Moral: estabelece regras que são assumidas pela pessoa como forma de garantir o seu bem viver, independe de fronteiras geográficas e une pessoas com
o mesmo referencial.
Ética: Estudo geral do que é bom ou mau. Ela é diferente de moral e direito pois não estabelece regras, apenas gera reflexão sobre a ação humana
Questões de Estudo
1- Quem financiou e organizou as Cruzadas na Idade média e qual foi o objetivo e defina Cânones.
2-Fale sobre o Renascimento e sua influência para a história do direito.
3-Fale do período Iluminista e sua maior contribuição para o direito.
4- Que movimento histórico encerrou a idade feudal.
5- Quem foi Montesquieu, qual seu livro mais famoso e o que defendeu.
6- Fale sobre o direito Inglês e a Carta Magna Inglesa.
7- Considerando a linha do tempo (evolução histórica do direito) em que período surgiu o direito canônico e germânico.
questões
8- Fale sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem e sua influência em nossa Constituição.
9- Fale sobre “potestas”.
10- Fale sobre Ética, Moral e Direito
11- Fale sobre as influências da Carta Magna em nossa CF.
12- O que foi a Santa Inquisição,
13- O direito não codificado quando e quando surgiu.
14- Como foram formadas as Universidades Européias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais