Buscar

Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Oi professora Karina, boa tarde!
Dando início em nosso fórum de discussão, conforme aprendi nas aulas 1 e 2 de nossa disciplina, vamos dar ênfase ao desenvolvimento sustentável, a busca por um mundo melhor. 
A partir da Revolução Industrial, as pessoas passaram a desfrutar de maiores oportunidades de trabalho e ter acesso a bens de maior qualidade. Os centros urbanos foram significativamente ampliados, e a economia passou a crescer rapidamente. Surgiram grandes corporações e os setores industriais passaram a definir o contexto econômico e social. É certo que a industrialização trouxe consigo um grande avanço econômico mundial, porém, tem sido o principal canal de destruição dos recursos naturais, promovendo desmatamentos, erosões, emissões de poluentes, resíduos de materiais nucleares, extinção de espécies de plantas de animais, além de deflagrar outros fenômenos indiretos como o efeito estufa, catástrofes, súbitas alterações climáticas, que colocam em risco ou reduzem a qualidade de vida dos indivíduos. 
Bom, vamos dar continuidade com uma boa notícia; em meados do século XX começa a se falar em consciência ecológica e desenvolvimento sustentável, destacando um importante papel por parte das corporações em gerar riqueza com compromisso com o meio ambiente, a sociedade começa a exigir uma nova postura das industrias, com isso, o conceito de uma empresa de sucesso foi cada vez mais se aproximando do conceito de “empresa verde”, ou seja, aquela empresa que tem compromisso com o meio ambiente. 
O surgimento da ideia do desenvolvimento sustentável teve repercussões importantes em todos os meios – graças aos esforços da Comissão das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) – devido à necessidade de renovar concepções e estratégias, buscando o desenvolvimento das nações pobres e reorientando o processo de industrialização dos países mais avançados.
O desenvolvimento ambiental sustentável, econômico e o cuidado com o meio ambiente são compatíveis, interdependentes e necessários. A alta produtividade, a tecnologia moderna e o desenvolvimento econômico podem e devem coexistir com um meio ambiente saudável. Já a chave para o desenvolvimento socialmente sustentável, é a participação, a organização, a educação e o fortalecimento das pessoas.
Sustentabilidade – É o processo político, participativo que integra a sustentabilidade econômica, ambiental, espacial, social e cultural, sejam elas coletivas ou individuais, tendo em vista o alcance e a manutenção da qualidade de vida, sejam nos momentos de disponibilização de recurso, seja nos períodos de escassez, tendo como perspectivas a cooperação e a solidariedade entre os povos e as gerações. (SILVA, 2006, p. 132).
Os pilares da sustentabilidade: Governança corporativa, Responsabilidade social e Responsabilidade ambiental. (Temas que sustentam o conceito). 
Governança corporativa – representa a administração das corporações em meio a acionistas, empregados, conselhos de administração por meio de práticas de transparência e ética, garantindo assim, a continuidade do negócio. 
Responsabilidade social – se relaciona diretamente com empregados e comunidade, transformando a empresa em um cidadão, até se estreitar com o caráter Ambiental, que reza uma harmonia entre a corporação e o meio ambiente.

Outros materiais