Buscar

relatório estagio obrigatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.INTRODUÇÃO 
A experiência do estágio é fundamental para a formação de futuros profissionais em todas as áreas, na medida em que, constitui o elo entre teoria e prática. No âmbito da pedagogia torna-se ainda mais essencial, por ser elemento que proporciona a formação integral do futuro professor. Sabe-se que a formação em Licenciatura em Pedagogia não se limita à inserção na sala de aula, mas abrange diversas áreas de atuação, como a gestão escolar, coordenação pedagógica, entre outras, inclusive em espaços não escolares, como em uma empresa, em hospitais, bem como, em Organizações Não Governamentais . O estágio obrigatório em prática e estágio supervisionado em gestão das organizações não escolares ,foi realizado, no segundo semestre do ano de 2017, para o curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Vila Velha, com a carga horária de 66h/a, que correspondem a 16 dias com 4 horas diárias de estágio, a creche pequeno lar , localizada no município de Vila Velha - ES, na Rua do Ginásio,169,Divino Espírito Santo, Neste trabalho estão relacionados objetivos como, relato de experiências vivenciadas na escola e integração de conhecimentos com os demais profissionais. Assim como, acompanhamento do trabalho do pedagogo, junto ao corpo docente, no espaços escolar ,compreender a importância do estágio dos alunos nos espaços não- escolares enquanto eles ainda estão em formação acadêmica a fim de conhecerem as diversas oportunidades de atuação que o pedagogo possui depois de formado. Sabe-se que a tarefa do pedagogo em ONG’s, hospitais, empresas e demais instituições não-escolares está diretamente ligada ao processo formativo dos profissionais. Foram observados também o contexto escolar para que fossem identificados os múltiplos aspectos que envolvem a formação do pedagogo, seu histórico de formação, os recursos didáticos disponíveis, ambiente físico e sociocultural da comunidade escolar, entre outros que foram levantados no campo. Ao inicia esse estágio busquei explicitar o trabalho do pedagogo não-escolar de maneira a compreender a sua identidade enquanto um profissional da educação, não apenas um professor polivalente de séries iniciais. Esse estágio possibilitara uma experiência escolar onde a teoria que aprendemos na sala de aula poderá ser aplicada na pratica no ambiente escolar. 
2.CONTEXTUALIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O ESTAGIO 
2.1LOCALIZAÇÃO E ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
A creche pequeno lar está localizada no município de Vila Velha - ES, na Rua do Ginásio,169, Divino Espírito Santo, e uma entidade beneficente sem fins lucrativos, no segmento de Educação Infantil. A instituição de ensino atende o bairro Divino Espirito Santo e adjacências (Cocal, Boa Vista, Soteco). A unidade escolar atende uma comunidade com situação socioeconômica de menor poder aquisitivo, sendo na sua maioria carente. 
 2.2 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO 
A iniciativa de se construir a entidade para atender as crianças carentes do município de vila velha foi de um grupo de funcionários do Banco do Brasil, após a perda sofrida a um dos casais que entregavam a equipe. A creche foi fundada em agosto 1990.
A primeira fase do projeto durou aproximadamente dois anos, nesse período era distribuído alimentos as famílias carentes do bairro Santa Rita, essas famílias morava em barracos construídos sobre o mangue sem assistência dos órgãos públicos. Assim o grupo de funcionários do banco do brasil passou a ajudar financeiramente para poder supri as necessidades básicas.
Logo então passou a segunda fase do projeto, no dia 20 de agosto de 1990 a creche pequeno lar foi fundada, em um quintal da casa de uma companheira da equipe, no princípio a construção era de alvenaria e telhas de amianto. Em 1994 eles receber um terreno doado por uma funcionária da agencia banco do brasil e a creche passou a residir no divino espirito santo onde está localizada até hoje.
A construção da creche foi feita com muita dificuldade, o nome da instituição recebeu o nome pequeno lar em homenagem a filha do casal que morreu precocemente aos 3 anos de idade, que foi a expiradora do movimento de lutar por qualidade de vida melhor para as crianças assistidas na creche.
Os primeiros alunos matriculados na creche tinha a faixa etária de 18 meses a 06 anos de idade em período integral, atendia cerca de 80 crianças, mas com o passar do tempo foi necessário fazer uma ampliação e renovação do prédio.
2.3 ESTRUTURAS FISICA DA INSTITUIÇÃO 
As instalações físicas da Creche Pequeno Lar foram adaptadas ao fim a que se destina. O imóvel é amplo e apresenta condições adequadas de localização, acesso, segurança, iluminação, saneamento e higiene, com espaços destinados exclusivamente ao uso das crianças e dos funcionários. Nela encontramos: Secretaria 01 Refeitório 01 Sala de aula 04 Sala de Leitura e Professores 01 Dormitório 01 Banheiro (infantil e adulto) 05 Cozinha 01 Área de serviço e lavanderia 01 Parquinho 01. O espaço físico da escola é adequado para o convívio escolar, a mesma, é limpa e organizada
2.4 EQUIPE 
A instituição de Educação Infantil conta com uma equipe técnica de funcionários, sendo: uma (1) presidente que trabalha voluntariamente, em período integral uma (1) pedagogas, cinco (5) auxiliar de creche com ensino superior em curso (1) cozinheira, uma (1) auxiliar de cozinha e (1) auxiliares de serviços gerais. Deste quadro de funcionários cabe destacar que são efetivos:9 funcionários remunerados que trabalha em horário integral na creche e 1 voluntária sendo: uma presidente, (voluntária) Em relação a formação as auxiliares de creche estão em curso graduação, a pedagoga tem formação acadêmica.
2.5 RECURSOS MATERIAIS
 Os recursos materiais e financeiros na maioria das vezes são doados por terceiros, e também são gerenciados pela presidente. Por ser uma Creche que atende em período integral, a procura por vagas é constante, por tanto para que possa haver um bom atendimento o requisito adotado é para pais e ou responsáveis que necessitem trabalhar fora para garantir o sustento da família e não encontram lugares que atendam em tempo integral. Na Creche Pequeno Lar a formação da sala de leitura está em processo de desenvolvimento e o seu funcionamento se dá mediante rodízio entre as turmas. A secretaria escolar funciona com o apoio da pedagoga e da presidente que organizam formas de atender a demanda de vagas, coleta e registro de dados, documentação para recebimento de doações e participações em projetos e formações externas, reuniões e parcerias.

Outros materiais