A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL SOCIEDADE E NATUREZA

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL SOCIEDADE E NATUREZA
Questão 1/10
Leia o excerto de texto a seguir:
 “Como membros de uma sociedade de consumidores, na atual fase do capitalismo, vivemos num mundo em que a economia se caracteriza pelo desperdício, onde todas as coisas devem ser devoradas e abandonadas tão rapidamente como surgem, em que as coisas surgem e desaparecem sem jamais durarem o tempo suficiente para conter em seu meio o processo vital.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, F. P. M. Sociedade e Natureza. In CUNHA, S. B. (org). A questão ambiental. Rio de Janeiro. Ed. Bertrand, 2003. p. 21.
Sobre o fragmento acima mencionado e tendo como referência o livro-base da disciplina Sociedade, natureza e espaço geográfico, é certo afirmar que está se referindo a:
	
	A
	Obsolescência planejada das mercadorias
Você acertou!
O trecho mencionado e o livro apresentam a discussão sobre a obsolescência planejada das mercadorias, onde o fabricante insere pequenas alterações na estética e na validade do produto para que se consuma cada vez mais rápido e para que esse produto dure cada vez menos (p. 192-193).
	
	B
	Produção das mercadorias
	
	C
	Venda das mercadorias
	
	D
	Entrega das mercadorias
	
	E
	Ao interesse do fabricante em produzir bens cada vez mais duráveis.
Questão 2/10
Leia o excerto de texto a seguir:
“A mercadoria é, antes de tudo, um objeto externo, uma coisa que, por meio de suas propriedades, satisfaz necessidades humanas de um tipo qualquer.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marx, K. O capital – livro I, v. 10. São Paulo: Boitempo, p. 113.
Conforme o trecho acima mencionado e as leituras do livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, podemos dizer que o consumo dessas mercadorias está ligado:
	
	A
	Á necessidade de esgotamento dos recursos naturais.
	
	B
	Ao fetiche, um ideário desenvolvido pela mídia, através de comerciais e filmes.
Você acertou!
Tanto o texto, quando Karl Marx, discutem o consumo excessivo da população, sobretudo as desprovidas financeiramente, que são as que mais buscam atender seus desejos, os fetiches. Logo este consumo não está ligado a imposição cultural que a mídia impôs através dos veículos de comunicação (p. 192).
	
	C
	Às necessidades físicas como comer, beber, dormir.
	
	D
	Ao ato de compartilhar.
	
	E
	Ao processo de retardamento de produção, onde o medo induz a população a consumir antes que o produto acabe.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto abaixo:
“O processo de internacionalização da economia brasileira tem revelado, então, que o desenvolvimento do capitalismo na agricultura em nossos dias está marcado, sobretudo, pela sua industrialização.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, A. U. Novos caminhos da geografia. São Paulo, Ed. Contexto, 1999, p. 77.
Conforme o excerto mencionado e seus conhecimentos adquiridos sobre a industrialização da agricultura, no livro-base da disciplina Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Essa industrialização é entendida como modo industrial de produzir no campo.
Essa industrialização deve ser entendida como o processo de introdução do modo industrial de produzir no campo, uma vez que desencadeia um inter-relacionamento intenso entre a indústria e a agricultura, revelando a exploração do modo capitalista de produção. (p. 144).
	
	B
	Essa industrialização diz respeito as formas arcaicas de produção.
	
	C
	Essa industrialização diz respeito ao modo de produção no urbano.
	
	D
	Essa industrialização está atrelada ao modo cooperativista de produzir no campo.
	
	E
	Essa industrialização revela o processo igualitário do capitalismo.
Questão 4/10
Leia o fragmento do texto abaixo:
“Pode ser assim empregada como uma referência associada à localização e à limites mais ou menos habituais atribuídos à diversidade espacial (...), como referência a um conjunto de área onde há o domínio de determinadas características que distingue aquela área das demais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIEIRA, N. R. Conceito de região e o ensino de geografia: desencontros entre o saber escolar e o saber acadêmico. In: Revista Formação, n.20, Volume 1, 2013. p. 4. Disponível em:  http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/viewFile/2301/2317
Conforme o excerto do enunciado e tendo como referência as leituras de seu livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa que apresenta o conceito de região:
	
	A
	Dimensão da existência que se manifesta por meio do cotidiano compartido entre as mais diversas pessoas.
	
	B
	Inter-relação dinâmica entre as escalas: local, regional, nacional e global.
	
	C
	Trata-se do lugar em que desembocam todas as ações, as paixões, os poderes, as forças e as fraquezas.
	
	D
	Faz referência a uma porção do espaço determinada por certas características comuns ou circunstancias especiais, que podem ser relacionadas aos aspectos físico-naturais.
Você acertou!
O conceito de região está ligado a porções de espaços com características comuns entre si, determinados por aspectos físicos ou naturais, como o clima, topografia ou a cobertura vegetal (p. 125).
	
	E
	É o conjunto de formas que, num dado momento, exprimem as heranças que representam as sucessivas relações localizadas entre o homem e a natureza.
Questão 5/10
Leia o excerto de texto a seguir:
“Para a empresa significa a abertura para o mercado externo, agindo num número maior possível de lugares e permitindo a movimentação rápida do dinheiro, que migra por todas as partes do planeta diuturnamente. [...] Para o homem comum, significa a imposição de novos padrões de comportamento, novos valores, uma nova estética”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARLOS, A. F. A. Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999, p. 174.
Considerando o livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, a qual processo corresponde o quadro descrito no excerto acima? 
	
	A
	Processo de internacionalização.
	
	B
	Processo de gentrificação.
	
	C
	Processo de condensação.
	
	D
	Processo de globalização.
Você acertou!
O enunciado e o livro nos apresentam as discussões sobre o processo de globalização, que, no Brasil, impôs novos modelos no processo de reprodução e sobretudo no padrão de comportamento da população. (livro-base, p. 49-52)
	
	E
	Processo de pulverização.
Questão 6/10
Leia o fragmento do texto abaixo:
Para Haesbaert , citado por COSTA e ROCHA,  “pode-se agrupar a concepção de território em três vertentes básicas: política (referente às relações espaço-poder), cultural (que prioriza a dimensão simbólica e mais subjetiva), e econômica (como fonte de recursos). O autor apresenta as possibilidades de análise sobre o tema, demonstrando sua complexidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Fábio Rodrigues da; ROCHA, Márcio Mendes. Geografia: Conceitos e Paradigmas – Apontamentos Preliminares.  In: Revista Geomae. Volume 1. N. 2. Campo Mourão, 2010. p. 25-56. Disponível em: http://www.nemo.uem.br/artigos/geografia_conceitos_e_paradigmas_fabio_costa_marcio_rocha.pdf
Conforme o excerto mencionado e seus conhecimentos adquiridos na disciplina sobre o conceito de território e as leituras de seu livro-base Sociedade, natureza e espaço geográfico, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O conceito de território está relacionado com os agentes de poder vinculados a um ou mais grupos que dominam ou influenciam uma determinada dimensão do espaço.
Você acertou!
O conceito de território consiste, numa porção da superfície terrestre delimitada por uma fronteira política ou submetida a um poder político, estando o mesmo relacionado com os agentes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.