Buscar

Estágio Adriana

Prévia do material em texto

�UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO MIRANTE DO PARANAPANEMA – SP
CURSO LICENCIATURA EM HISTÓRIA
 6ª Semestre
ADRIANA VIEIRA R.A: 8982245782
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP
2017
ADRIANA R.A: 8982245782
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
MIRANTE DO PARANAPANEMA - SP
	2017
Sumário
Ficha de Identificação do Aluno	4
Introdução	5
1- Análise da realidade escolar	6
2 - Estudo de artigo	8
3 - Entrevista com o professor regente	10
4 - Diário de observação	12
5 - Projeto para estudo da memória histórica	22
6 - Observações do professor regente	24
7 - Relato de regência	24
8 - Relatório das questões observadas durante o conselho 	29
Considerações Finais	31
Referências Bibliográficas	32
	
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Adriana Vieira da Conceição
R.A: 8982245782
Curso: História
Semestre: 6º
Ano: 2017. 
Início do estágio: 13/03/2017
Término do Estágio: 28/04/2017
Instituição concedente do estágio
Nome da Instituição: E.E. Maria Aparecida Azeredo Passos
Endereço: Rua: Rua Amélia Fussae Okubo , s/n
Telefone: (18) 3991-1047
Introdução
O presente estágio é um momento de fundamental importância no meio no processo de formação profissional, em que o acadêmico tem a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos entre a teoria e a prática. O presente relatório de observação foi realizado especificamente nas matérias de História do Ensino Fundamental de 6.º ao 9.º ano e tem como escopo o objetivo de vivenciar e observar a prática de ensino-aprendizagem docente. Foi analisada a prática docente, como a professora faz o planejamento de suas aulas, atividades, trabalhos e avaliações. Foi analisado também questões como postura, didática, material utilizado, da sala de aula, e tudo que envolve o processo de ensino-aprendizagem, inclusive o comportamento dos alunos.
A observação, interação e docência foram realizadas na escola E.E. Maria Aparecida de Azevedo Passos na cidade de Mirante do Paranapanema.
E que é possível afirmar que o estágio Supervisionado do curso de História tem como finalidade oferecer ao aluno a oportunidade de aprender com a prática do trabalho cotidiano e desenvolver experiências com vistas à complementação do seu aprendizado e ao seu crescimento profissional e humano.
ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR (PPP)
O estágio foi realizado na E.E.MARIA APARECIDA DE AZEREDO PASSOS, localizada à Rua Amélia Fussae Okubo, s/nº, Bairro Vila Vasconcelos, Mirante do Paranapanema/SP, CEP: 19.260-000.
A escola procura atender as exigências e se adaptar segundo o decreto nº 17.698/47, de 08 de dezembro de 1971, com seis salas e 12 classes, assim recebeu o nome de 2º GRUPO ESCOLAR DE MIRANTE DO PARANAPANEMA e pertencia a Delegacia de Ensino de Santo Anastácio. PRIMEIRA DIRETORA: Odete Campagnolo Rapchan. A professora Joana Lorenzetti foi diretora nesta escola no período de 1972 a 1985.
Nos últimos anos a escola vem passando pelas mãos de vários diretores, como: Éster Garcia, Marisa Bezerra. Atualmente a diretora é a Prof.ª Cristiane Aparecida D. Marin Volpato, Vice diretora Raimunda Alves da Silva Oliveira tendo como Coordenador Pedagógico a Professora Ivana Cristina Ferrari dos Santos do Ensino Médio e a Professora Lucia Hiromi Tanaka do Ensino Fundamental e tendo como Professora Coordenadora de Apoio de Gestão Pedagógica-PCAGP a professora Selma de Assis e como professora mediadora Andréia do Nascimento. Esta escola funciona em período integral, no período da manhã: e das 7h às 12h 20 min., no período da tarde: das 13h às 15h 30 min. e no período da noite: das 19h às 23h.
A instituição é mantida pela Secretaria do Estado da Educação com base nos dispositivos constitucionais vigentes na lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente, sempre buscando respeitar as normas Regimentais Básicas.
De acordo com o decreto 7928 de 14/05/1976 a escola passou a denominar-se Maria Aparecida de Azeredo Passos, conforme publicação no D.E. 15/06/1976. A diretora nessa época era Elza de Almeida Sás. Sua Patronesse: Profa. Maria Aparecida de Azeredo Passos, que nunca lecionou em Mirante do Paranapanema. Ela morreu de acidente quando ia para a faculdade estudar.
 Segundo a secretaria, a escola possui atualmente 302 alunos matriculados nessa instituição de ensino nas séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA do Ensino Fundamental e EJA do Ensino Médio, mas é aproximadamente sendo que podem ocorrer alunos que pararam de estudar ou que não estão freqüentando as aulas.
 A instituição conta com 56 professores, 05 funcionários administrativos, 04 inspetores de alunos, 04 funcionários de manutenção e limpeza (serventes) e 01 vigia, 02 merendeiras e a instituição de ensino tem ao todo 27 salas de aulas, por ser uma escola de período integral.
A avaliação da aprendizagem dos alunos da Escola é de forma quantitativa e qualitativa. A estrutura física da escola é excelente, as salas são amplas, com mesas e carteiras apropriadas, ventiladores e quadro verde. 
O material necessário para o andamento das aulas é suficiente e adequado, a direção da escola procura sempre suprir as necessidades materiais da escola.
Existem nesta instituição: laboratório de informática equipado com vários computadores, ampla biblioteca, sala de educadores, salas administrativas (secretaria, sala da direção, coordenação, orientação, almoxarifado) amplo refeitório, cozinha com todos os equipamentos e utensílios necessários.
 A clientela atendida pela escola é bastante diversificada, principalmente na idade que começa com 15 anos até aproximadamente 65 anos (alunos provenientes da EJA). A maioria dos alunos é oriunda de famílias de baixa renda, filhos de pais com pouca escolaridade e empregos de mão-de-obra não qualificada; tem renda familiar em média de um a três salários mínimos; moram em casas pequenas; 100% utilizam-se do sistema público de saúde; como meio de comunicação tem acesso a internet pública e a televisão.
 Quanto às atitudes em sala de aula, os problemas são comuns como em todas as escolas, desatenção e desinteresse, mas a escola busca utilizar de todos os meios que dispõe, na maioria das vezes com poucos resultados positivos, pois geralmente os problemas começam na família. 
Durante as observações feitas nas dependências dessa instituição de ensino foram observadas a instalação elétrica toda feita para futuramente a chegada da lousa digital que foram contemplados com esse material que tornará o ensino melhor e mais proveitoso, pois fará a ligação do ensino com uma nova era que a tecnologia que está presente em todos os lugares.
Entretanto, percebem-se que alguns alunos estão desmotivados, talvez por motivos pessoais ou que não consigam entender o que lhe está sendo ensinado. A direção da Escola desenvolve um trabalho partido da observação dos problemas sociais como um todo, buscando novos caminhos para a educação, através de uma atividade reflexiva
De acordo com informações da Direção, é uma escola identificada como processo de construção de uma sociedade mais justa, com um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que integrem e contribuam para sua comunidade. 
ESTUDO DE ARTIGOS
Nesta atividade realizamos o estudo de três artigos sendo o primeiro de “Práticas de ensino em projetos de educação patrimonial a produção de saberes educacionais” da autora Maria Carolina Bovério Galzerani que fala sobre o projeto de Maria Carolina em que envolveu o resgate da memória das brincadeiras, Projeto “Marcos históricos da cidade de Campinas” – SP, “olhos de madeira”, inspirado no conto do Pinóquio de Carlo Collodi, teve o apoio da Faculdade de Educação/UNICAMP. O projeto era voltado à guardamunicipal da cidade e que a finalidade era a reflexão histórica dos marcos patrimoniais, em destaque os arquitetônicos. Com a finalidade de fortalecer a formação cidadã dos guardas. O projeto foi desenvolvido em três etapas consecutivas: em 2003, Guarda Municipal I, com 594 guardas municipais; a Guarda Mirim, 1º semestre de 2004, com filhos e parentes dos guardas e a terceira e última, no 2º semestre do mesmo ano, com alunos de escolas públicas do bairro Jardim São 	Marcos. A metodologia escolhida foi a de organização de oficinas, cada uma delas desenvolvida no espaço da própria Guarda, no período de três horas, em duas semanas consecutivas. Houve a leitura coletiva da história da cidade de Campinas e a mostra de fotografias focalizando monumentos arquitetônicos e espaços públicos, em diferentes temporalidades. Houve a produção de saberes educacionais, poéticos, musicais e narrativas escritas, usando como enfoque os documentos iconográficos.
O segundo artigo “De relicários a janelas: objetos materiais como mensageiros da (investigação escolar)” das autoras Gisela Marques, Miranda e Sonia Regina Pellizzoni, em que disserta sobre a reciclagem com a produção de relicários (caixas), “Lugares de Memória”, a ação foi desenvolvida no Memorial da UFRPE, museu mantido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. O trabalho foi todo voltado para a memória individual, particular. A memória que está em coisas do cotidiano, que desperta sensações e sentimentos àqueles que o possui. Quando um objeto é colocado em um museu ele é retirado do seu meio e passa a ter outra funcionalidade a de evocar o passado e proferir um discurso para esse fim. 
O terceiro artigo “Educação, memoria e patrimônio: ações educativas em museu e o ensino de história” do autor Ricardo de Aguiar Pacheco que muito sensível usou a memória afetiva para mostrar aos alunos a importância de se valorizar a memória. “De relicários a janelas: objetos materiais como mensageiros da investigação escolar. Produzindo caixas - relicários, utilizando sobras e sucatas, restos de panos e papéis, pintadas, com a finalidade de guardar as memórias do vivido com as crianças na escola, desenhos, presentes, livros, brinquedos produzidos com sucatas. A finalidade de dar sentido aqueles objetos, ir além do que realmente são apenas objetos. Essas caixas ao serem construídas serviram para as crianças levarem suas produções para suas casas e lá analisaram com suas famílias, reinterpretaram, refletiram sozinhas. Ao retornarem a escola trouxeram outros, tão importantes para eles e até mesmo para seus familiares. E cada uma delas, em uma roda de conversa, falou dos seus objetos e o que os tornavam significativos, cada qual com seu sentido e memórias, boas ou ruins. Puderam mostrar seus pontos de vista.
Sendo assim, os três artigos contemplam a prioridade de memorias e patrimônios como algo relevante e importante.
ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE
Nome completo do professor entrevistado.
Artarxerxes de Oliveira Idelfonso
Ano em que concluiu a graduação.
História, ano 2010.
Possui curso de especialização? Área do curso de especialização.
Não.
Tempo de magistério e locais de atuação.
 Dois anos nas escolas estaduais José Quirino Cavalcante e Maria Aparecida de Azeredo Passos.
Rotina de trabalho nas aulas de história:
	Minha rotina de trabalho começa com o planejamento das minhas aulas, utilizo como referencia as orientações curriculares do caderno do professor da Secretaria Estadual da Educação.
Em sala de aula, apresento o tema a ser trabalhado na Situação de Aprendizagem e o seu objetivo. Na sequencia, faço uma sondagem e sensibilização para colher os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto, procuro instigá-los e incentivá-los, valorizando as suas contribuições. Como estratégia de aprendizagem, trabalho com aulas expositivas, leituras compartilhadas, trabalho em grupo, pesquisa e seleção e sistematização de informações, análises de textos historiográficos, leitura, filmes, mapas, internet e etc.
5.1 Desenvolve atividades para trabalhar a memória histórica utilizando objetos trazidos pelos alunos, como objetos familiares (ferramentas de trabalho, utensílios domésticos, roupas antigas, fotografias)? Que tipo de atividades desenvolve? Que temáticas trabalha? Geralmente desenvolve esse tipo de atividade com alunos de qual série?
Na apostila com as atividades que são pedidas.
5.2 Elabora projetos para estudo do patrimônio histórico local ou regional? Relate os projetos desenvolvidos. Geralmente desenvolve esse tipo de projeto com alunos de qual série? Caso ainda não tenha feito esse tipo de projeto, na sua opinião quais projetos podem ser desenvolvidos?
Trabalhos em bibliotecas ou acervos cultural sobre a história local ou regional.
5.3 Leva os alunos a espaços de preservação da memória histórica (como Museus ou outros espaços existentes no município ou região)? Quais atividades são desenvolvidas com os alunos? Geralmente desenvolve esse tipo de atividade com alunos de qual série? Quais conteúdos históricos são abordados? Quais espaços de preservação da memória histórica há no bairro ou município em que a escola se localiza?
Na nossa região e cidade são poucos os lugares desse tipo.
5.4 Utiliza o laboratório de informática para desenvolver atividades com Museus Virtuais? Em caso afirmativo, que tipo de atividade desenvolve com os alunos?
Não desenvolvo, pois não temos aqui na escola.
5.5 Quais conteúdos são trabalhados com o objetivo de levar os alunos a reconhecerem e identificarem espaços de preservação da memória histórica? Como os alunos recebem esses conteúdos? Os alunos já possuem conhecimentos prévios sobre esses conteúdos? Os alunos reconhecem espaços de preservação da memória histórica? Compreendem e participam das aulas? 
Estátuas dos fundadores de nossa cidade, igrejas e casas antigas.
6. Em sua opinião qual a importância do trabalho com a memória histórica nas séries finais do ensino fundamental?
Reconhecer a legitimidade da nossa história.
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A observação na sala do 6º ano foi produtiva a sala apresentou-se tranqüila e a professora me apresentou como estagiária.
Os alunos estavam sentados em duplas, no primeiro momento ela passou na lousa o conteúdo dado anteriormente e deu continuidade a aula de hoje questionando os conhecimentos prévios de cada um, aprofundou com umas atividades e em seguida fez a avaliação registrando-a na caderneta. 
Nome da Escola: E.E. Maria Aparecida de Azeredo Passos
Série/ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Datas das 3 aulas observadas: 21/03/2017 e 22/03/2017
Turno das aulas observadas: (X) MAT ( ) VESP ( ) NOT
Aulas geminadas: (X) SIM ( ) NÃO
Nome do professor regente: Artarxerxes de Oliveira Idelfonso
Tema (s) abordado (s) pelo professor regente durante as aulas: 
	Porque aprender história?
Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno?
No início da aula o professor faz uma análise do que os alunos conheciam sobre o assunto o professor solicitou aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre a importância de estudar nossa história, estimulando-os a começar pela própria história de cada um.
Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/ inibem o aprendizado dos alunos?
O professor nessa aula utilizou a internet como recurso para pesquisa e o material didático do caderno do aluno. Os alunos demonstram interesse pela aula e participam de forma agradável.
Como se dá a participação dos alunos em sala (ex: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram-se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê?
Alguns alunos se interessam e realizam algumas perguntas, os não.Pela forma como o professor aplica o conteúdo, percebe-se que alguns alunos não têm realmente interesse em aprender.
Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interagem (ex: espontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão próxima/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida?
Os alunos apresentaram ser um pouco tímidos e respeitam o professor. Alguns mais atentos outros demonstraram estar distantes. Acredito que para a aprendizagem fluir de forma significativa os alunos precisam estar interessados, não cabe apenas ao professor eles precisam querer também.
Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)?
	
	O professor pede uma produção de texto e uma pesquisa sobre o conteúdo 	da aula.
Qual o papel do livro didático na aula? Comente.
	O papel do livro didático é para complementar a aprendizagem dos alunos e 	auxiliar o professor no modo de agir na sala de aula, através de atividades que 	contribuam com o aumento do desempenho de cada aluno.
 
Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula?
	Materiais para pesquisa, como enciclopédias, livro de apoio, livros, internet.
Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma?
Sim, para aqueles alunos que se interessam sem dúvidas é de grande serventia, pois complementa e muito tudo o que o professor disse em sala de aula e facilita a aprendizagem deles.
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
A observação nessa sala foi de extrema importância, um passo para entendermos o funcionamento de uma sala de aula.
Os alunos estavam sentados em fileiras quando a professora entrou na sala, e assim permaneceram até o fim da aula, alguns alunos estavam agitados, nesse momento o professor solicitou silêncio outros nem abriram o caderno. Ele passou o tema da aula, realizou perguntas e iniciou o trabalho em seguida fez a avaliação e registrou na caderneta. 
Nome da Escola: E.E. Maria Aparecida de Azeredo Passos
Série/ano: 7º ano Ensino Fundamental
Datas das 3 aulas observadas: 21/03/2017 e 22/03/2017
Turno das aulas observadas: (X) MAT ( ) VESP ( ) NOT
Aulas geminadas: (X) SIM ( ) NÃO
Nome do professor regente: Artaxerxes de Oliveira Idelfonso
Tema (s) abordado (s) pelo professor regente durante as aulas: 
Relacionar invasões germânicas e crise do Império Romano do Ocidente. Compreender o que foram as invasões “bárbaras”, problematizando as implicações da utilização do mencionado termo; 
Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno?
O professor iniciou essa aula mostrando uma imagem e perguntando: Vocês imaginam o que é esta imagem? Ele deixou a imaginação dos alunos fluir, observou atentamente, os alunos escreveram a hipótese da imagem e construíram. Assim que todos terminaram suas observações o professor disse o que significava o mapa, com a máxima extensão do Império Romano.
Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/ inibem o aprendizado dos alunos?
O professor utilizou o caderno do aluno nessa aula e o mapa para mostrar contextualizando sua aula. Ela é atuante na sala de aula, mantêm-se firme na fala e impõe respeito, fala de uma maneira bem clara e objetiva, a sala em partes demonstra interesse pelo assunto.
Como se dá a participação dos alunos em sala (ex: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram-se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê?
As atividades foram executadas como ponto de referência do caderno do aluno, os alunos apresentam interesse bastante fazem bastante perguntas, são questionadores.
Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interagem (ex: espontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão próxima/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida?
Os alunos apresentam ser um pouco tímido e respeitam o professor, alguns estão atentos outros demonstram estar distantes. Acredito que para a aprendizagem fluir de forma significativa os alunos precisam demonstrar mais interesse, não cabe apenas ao professor eles precisam querer também.
Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do(s) tema(s) trabalhado(s)?
Para avaliá-los o professor observou o que disseram oralmente e também pediu uma produção textual do assunto.
Qual o papel do livro didático na aula? Comente.
O papel do livro didático é para complementar a aprendizagem dos alunos e auxiliar o professor no modo de agir na sala de aula, através de atividades que contribuam com o aumento do desempenho de cada aluno.
Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula?
Materiais para pesquisa, como enciclopédias, livro de apoio, computador, revistas, jornais, etc.
Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma?
Sim, pois através desses recursos os alunos conseguem se manter mais concentrados nas atividades.
 DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
A observação nessa sala foi de extrema importância, o primeiro passo para entendermos o que é uma sala de aula.
Os alunos estavam sentados em fileiras quando a professora entrou na sala, ela sugeriu que elas virassem as carteiras para que a sala ficasse na forma de “U”, mantendo assim uma visão panorâmica do ambiente. Ela passou o tema da aula, realizou perguntas e iniciou o trabalho em seguida fez a avaliação e registrou na caderneta. 
Nome da Escola: E.E. Maria Aparecida de Azeredo Passos
Série/ano: 8º ano Ensino Fundamental
Datas das 3 aulas observadas: 21/03/2017 e 22/03/2017
Turno das aulas observadas: (X) MAT ( ) VESP ( ) NOT
Aulas geminadas: (X) SIM ( ) NÃO
Nome do professor regente: Artaxerxes de Oliveira Idelfonso
Tema (s) abordado (s) pelo professor regente durante as aulas: 
O Iluminismo: a Enciclopédia e seus pensadores.
Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno?
O professor deverá explorar a capacidade dos alunos de interpretar as imagens apresentadas: quais são os grupos sociais que as integram, como eles se relacionam e o qual é o teor da imagem, sua crítica, etc. 
Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/ inibem o aprendizado dos alunos?
Nessa aula a professora da inicio a aula com o caderno do aluno e apresenta algumas imagens do conteúdo. A professora se apresenta de modo firme e convincente, os alunos aparentam gostar da aula e da professora também.
Como se dá a participação dos alunos em sala (ex: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram-se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê?
A sala pareceu bastante motivada e participativa. Acredito que a professora tenha alcançado seu objetivo.
Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interagem (ex: espontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão próxima/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida?
Os alunos responderam o que a professora perguntou de uma maneira bem participativa. A interação foi um sucesso.
Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do (s) tema (s) trabalhado (s)?
O professor pede uma produção de texto, respostas de umasquestões em seguida uma pesquisa dos temas abordados e os alunos confeccionam um painel expositivo.
Qual o papel do livro didático na aula? Comente.
O papel do livro didático é para complementar a aprendizagem dos alunos e auxiliar o professor no modo de agir na sala de aula, através de atividades que contribuam com o aumento do desempenho de cada aluno.
Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula?
Materiais para pesquisa, como enciclopédias, livro de apoio, computador, mapas.
Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que forma?
Sim, para aqueles alunos que se interessam sem dúvidas é de grande serventia, pois complementa e muito tudo o que o professor disse em sala de aula.
DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
A observação nessa sala foi de extrema importância, o primeiro passo para entendermos o que é uma sala de aula.
Os alunos estavam sentados em fileiras quando a professora entrou na sala, ela sugeriu que elas virassem as carteiras para que a sala ficasse na forma de “U”, mantendo assim uma visão panorâmica do ambiente. Ela passou o tema da aula, realizou perguntas e iniciou o trabalho em seguida fez a avaliação e registrou na caderneta. 
Nome da Escola: E.E. Maria Aparecida de Azeredo Passos
Série/ano: 9º ano Ensino Fundamental
Datas das 3 aulas observadas: 22/03/2017 e 24/03/2017
Turno das aulas observadas: (X) MAT ( ) VESP ( ) NOT
Aulas geminadas: (X) SIM ( ) NÃO
Nome do professor regente: Artaxerxes de Oliveira Idelfonso
Tema (s) abordado (s) pelo professor regente durante as aulas: 
A Primeira República no Brasil. Compreender a estrutura brasileira definida pela Constituição de 1891;
Nas aulas, como o professor apresenta/introduz o tema? O professor relaciona o tema estudado com o cotidiano do aluno?
O professor deverá explorar a capacidade dos alunos de interpretar as imagens apresentadas: quais são os grupos sociais que as integram, como eles se relacionam e o qual é o teor da imagem, sua crítica, etc. 
Quais os procedimentos/metodologias adotados pelo professor durante as aulas? De que maneira você percebe que esses procedimentos favorecem/ inibem o aprendizado dos alunos?
Nessa aula a professora da inicio a aula com o caderno do aluno e apresenta algumas imagens do conteúdo. A professora se apresenta de modo firme e convincente, os alunos aparentam gostar da aula e da professora também.
Como se dá a participação dos alunos em sala (ex: fazem perguntas, colaboram com seus conhecimentos, mostram-se interessados)? Você acredita que a participação ou a não participação dos alunos compromete o aprendizado dos mesmos? Por quê?
A sala pareceu bastante motivada e participativa. Acredito que a professora tenha alcançado seu objetivo.
Comente as maneiras pelas quais os alunos e o professor interagem (ex: espontaneamente, respeitosamente, atentamente). Quão próxima/ distante essa interação está daquilo que você considera ideal para a experiência escolar bem sucedida?
Os alunos responderam o que a professora perguntou de uma maneira bem participativa. A interação foi um sucesso.
Descreva a avaliação da aprendizagem dos alunos. Quais as atividades propostas pelo professor para avaliar a aprendizagem do (s) tema (s) trabalhado (s)?
O professor pede uma produção de texto, respostas de umas questões em seguida uma pesquisa dos temas abordados e os alunos confeccionam um painel expositivo.
Qual o papel do livro didático na aula? Comente.
O papel do livro didático é para complementar a aprendizagem dos alunos e auxiliar o professor no modo de agir na sala de aula, através de atividades que contribuam com o aumento do desempenho de cada aluno.
Que outros materiais/ recursos são utilizados na aula?
Materiais para pesquisa, como enciclopédias, livro de apoio, computador, mapas.
Os materiais utilizados promovem o desenvolvimento da criticidade dos alunos? Como? De que firma?
Sim, para aqueles alunos que se interessam sem dúvidas é de grande serventia, pois complementa e muito tudo o que o professor disse em sala de aula.
Projeto Para o Estudo da Memória Histórica
Os objetivos desse projeto serão abranger as metas que o educador deseja alcançar, prever as possíveis experiências de aprendizagem do educando a partir das experiências anteriores e ainda promover, sempre que possível, a integração do estudo com a comunidade e a realidade.
Tema: PROJETO CONHECENDO NOSSA CIDADE - HISTÓRIA, MEMÓRIA E DIVERSIDADE CULTURAL
SÉRIE: 9º ano
DURAÇÃO: 4h aulas.
JUSTIFICATIVA: Levando em consideração o aniversário do município, faz-se necessário a criação de um projeto que possibilite a comunidade escolar discutir questões referentes à cidade, bem como a importância de uma participação mais direta e efetiva na vida urbana, assegurando, assim, o pleno exercício da cidadania.
Por isso, queremos sugerir o desenvolvimento de ações pedagógicas que envolvem professores de diversas áreas do saber, a fim de ajudar nossos alunos a enxergar a história do município de forma crítica, destacando as mudanças que precisam acontecer e suas principais conquistas ao longo dos anos.
Dessa forma, iremos construir atividades que permitam a todos envolvidos no contexto escolar, um debate mais amplo de questões voltadas para a cidade no que diz respeito a sua história, memória e identidade cultural.
Objetivos: Comemorar o aniversário da cidade, destacando seus aspectos históricos, culturais, políticos, sociais e econômicos.
Fazer memória das manifestações culturais tradicionais.
Reconhecer a importância de se valorizar a identidade cultural do município.
Identificar as mudanças que aconteceram na história do município através dos tempos.
Discutir os principais problemas sociais existentes no município, buscando alternativas para solucioná-los.
Reconhecer as manifestações culturais atuais do município.
Produzir um  vídeo documentário referente ao aniversário da cidade.
METODOLOGIA: 
O projeto “Conhecendo nossa Cidade”.
História - Coleta de depoimentos sobre o processo histórico e político na cidade, bem como Festas populares.
ATIVIDADES: 1º Passo: Apresenta a proposta para a turma abrindo discussão no grupo; da importância dos nossos antepassados, da nossa história, das primeiras famílias, dos costumes que nos antecederam, do nome da nossa cidade, dos hábitos da sociedade, da convivência social e política das gerações passadas.
2º Passo: Distribuição dos grupos para a pesquisa de campo de acordo as escolhas como:
    Fotografar a cidade.
    Entrevistas com personalidades mais antigas e jovens da atualidade, como: moradores, professores, ex-prefeitos, ex-diretores de escolas e figuras lendárias.
    Pesquisar a economia da cidade das décadas de 20,40, 60,80 e 2000.
Pesquisar ouvindo os relatos das personalidades: escritores, poetas, contadores de causos, famílias antigas para a criação de um banco de dados das histórias ouvidas de acordo com as gerações.
3º Passo: Levar para sala de aula todo o material pesquisado para abrir discussão registrando o que foi ouvido e comentado.
4º Passo: Organizar temas para a criação das produções textuais como: poesias, crônicas, biografia, carta, bilhete, conto, artigo...
5º Passo: Socializar o conteúdo através das redes sociais, pela turma;
AVALIAÇÃO:
Participação e envolvimento com as tarefas executadas e discussão em sala.
Produção textual
Organização da exposição no pátio da escola
Organização da produção final do livro
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Projeto conhecendo nossa cidade.
OBSERVAÇAÕ DO PROFESSOR REGENTE:
	Observando o plano de regência da professora estagiária percebi que ela possui muita habilidade e interesse de realizar um trabalho satisfatório nas aulas de história. Fez pesquisas e buscou apoio pedagógico, realizando sempre perguntas quando tinha dúvidas, buscando melhorar o seu trabalho.Precisei cortar um pouco do seu Projeto, porque pela minha experiência achei que ele se estenderia muito além das quatro aulas propostas pelo estágio. A dificuldade em 
RELATO DE REGÊNCIA
Escola: E.E. Maria Aparecida de Azeredo Passos
Disciplina: História
Série: 6º ano do Ensino Fundamental 
Tempo Previsto: 4 aulas de 50 min.
CONTEÚDOS E TEMAS: Porque aprender história?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: 
I - Compreender a História como uma ciência social que analisa a sociedades humanas a partir de vestígios documentais; 
II - Perceber que a produção do conhecimento histórico é uma atividade contínua e seletiva;
III - Identificar aproximações e distanciamentos entre as características principais da História e da memória. 
ESTRATÉGIAS: Aula expositiva, pesquisa orientada, dinâmica de grupos e confecção de cartazes.
RECURSOS: Cartolina, papel Kraft, canetinhas e lápis de cor.
AVALIAÇÃO: Pesquisa, participação e produção textual.
Atividade 1: Relembrando
Vamos relembrar a importância de se estudar a história de nossa comunidade?
A História nos ensina que tudo na sociedade humana é construído e se transforma no tempo e no espaço, inclusive a comunidade que você mora.
Você sabe por que o seu bairro tem esse nome? Clique no ícone abaixo e saiba a história de alguns nomes de bairros cariocas:
Orientações práticas de aplicação dessa atividade
O estudo da história local e do cotidiano faz com que os alunos sintam-se parte integrante da História, por meio das vivências pessoais em sua comunidade. Ao conhecer a história de sua localidade, os alunos não estudam a disciplina apenas como um acumulado de datas e fatos: as aulas fazem parte de um processo de formação de sujeitos mais conscientes e críticos, preparados para a experiência e a prática da cidadania. Investigando a história de seu bairro, por exemplo, as crianças começam a estabelecer as primeiras noções de diferenças e semelhanças. É assim que elas passam a compreender as ideias do "eu" e também do "outro", que compartilha com elas o mesmo tempo e espaço, formando, então, a noção do "nós". 
Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você irá aprender que estudar História é apropriar-se do resultado da ação dos homens no tempo.
Ao final da aula você terá aprendido que:
Assim como cada indivíduo tem sua memória pessoal, cada sociedade constrói sua memória coletiva;
 Os acontecimentos sociais e as paisagens nem sempre foram como vemos hoje;
O estudo da História é fundamental para entendermos a nossa realidade;
Como em toda ciência, o estudo da História pode encontrar várias respostas, cada uma delas é uma interpretação do passado;
Cada fato tem um tempo histórico que pode ser de curta, média ou longa duração.
Estimularei, a partir de um trabalho de sensibilização, que o aluno faça um exame das habilidades e competências que ele desenvolverá a partir do estudo em questão.
Atividade 3: Pergunta-desafio
Qual é a sua história?
Converse com seus colegas sobre esse assunto.
	 Levei os alunos a pensarem sobre como as diversas fontes históricas fornecem dados sobre a vida pessoal e sobre a história de cada um. Da mesma forma que imaginamos uma linha do tempo para cada história individual, podemos fazer uma linha para a história de uma sociedade, de um povo. Assim como as pessoas, os grupos sociais (os povos) têm sua história. É importante que o aluno perceba que todos nós participamos dela.
Atividade 4: Por que isso é importante?
“Quem perde a memória perde a razão e a identidade, perde o caminho”.
João Vasco Reis
Imagine que uma pessoa perdeu a memória. Como responderia a pergunta abaixo:
Quem é você?
Seria difícil, não é?
Da mesma forma acontece com as sociedades. A preservação da memória e o estudo da História são importantes para sabermos quem somos e conhecermos melhor a nossa identidade.
Responder um quiz coletivo sobre a história de cada um.
Atividade 4: Por que isso é importante?
Os registros históricos nos ajudam a entender melhor como o presente foi construído pela ação dos homens. Através das memórias de Guilherme Augusto Araújo Fernandes, o professor pode reforçar a importância da preservação da memória e da história de cada um.
Série/ano em que realizou a regência (intervenção prática): 6º ano do Ensino Fundamental.
Datas das aulas ministradas: 28/04/2017 e 29/04/2017
Tema desenvolvido no decorrer das aulas:
	Porque estudar história?
Os alunos possuíam conhecimentos prévios sobre o tema?
	Os alunos não possuíam conhecimento do tema, o fato foi totalmente novo 	para eles, os que o surpreendeu e os mantiveram atentos na aula a todo o 	momento.
Os alunos demonstraram interesse pelo tema? Como ocorreu a participação dos alunos nas aulas?
	Os alunos demonstraram interesse nos assuntos e questionários que eu levei. 	Alguns alunos demonstraram interessem e prestaram muita atenção outros 	não. A participação se deu através de perguntas como curiosidade o que foi 	muito motivador.
A metodologia prevista no plano de unidade permitiu o desenvolvimento do tema de forma satisfatória? Por quê?
	Sim, com certeza, pois, é um assunto que faz da vida do ser humano sem 	história não existiríamos para contar o que aconteceu.
Para desenvolver esse tema em um outro momento, você utilizaria uma metodologia diferente? Explique.
	Não, utilizaria a mesma que apliquei.
Como os recursos previstos no plano de unidade e utilizados no decorrer das aulas contribuíram para o ensino e a aprendizagem do tema proposta?
	Os recursos serviram para facilitar a aprendizagem.
Teve casos de indisciplina durante as aulas? Como você agiu? O professor regente (supervisor de campo) interviu com o objetivo de auxiliar o estagiário?
	Alguns casos isolados no sentido de não querer participar, o professor em 	todos os momentos me ajudou muito.
Os objetivos previstos no plano de unidade foram alcançados? Explique.
Sim, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações, sendo assim o professor teve discernimento para preparar uma aula de acordo com a turma no qual trabalha e obteve um bom resultado.
Participação em Conselho de Classe ou Reunião de Professores
Data: 24/04/2017
Quantidade de Pedagogos presentes: 05
Quantidade de Professores presentes: 22 
A Direção da Escola estava presente? Sim.
Assuntos tratados pela Direção e Pedagogos durante a reunião: 
O assunto mais abordado no conselho foi em relação ao comportamento dos alunos e a forma como os mesmos não demonstram interesse em relação às atividades propostas. Os professores disseram que estão com muita dificuldade em relação a essas atitudes que tem prejudicado e muito na aprendizagem.
Como os assuntos tratados durante a reunião foram discutidos pelos Professores presentes? 
Os professores pediram que a direção se empenhasse mais em relação aos alunos mais violentos, os que não realizam tarefas de modo que alguma coisa seja feita para que eles melhorem.
Considerações Finais
O presente estágio realizado na unidade escolar atendeu minhas expectativas no que diz respeito à diversidade de procedimentos que o campo oferece.
Observei atentamente em todos os aspectos os alunos com suas ansiedades, suas particularidades e seus hábitos comportamental de sua educação doméstica, assim como o professor com sua paciência, Tolerância e perspicácia confrontarem ideias dentro de objetivos voltados ao ensino e aprendizagem de ambas as partes. O aluno por sua vez buscando o aprender do conteúdo curricular, enquanto o professor se fazendo apreender com a turma, a convivência e o mundo coletivo de todas as exclusividades das diversas formas de vida existentes nogrupo.
Foram muito gratificantes e proveitosos estes momentos em que estive na sala, ora como aluno, ora sentindo-me professor, pude analisar como é importante o trabalho de professor e ainda conhecer características diferentes dos métodos de levar conhecimentos ao aluno. Tive uma boa visão de como se planeja uma aula e ainda como se coloca o plano em ação dentro do cronograma programado. Foi proveitoso também o momento da observação porque tive informações detalhadas sobre aspectos socioeconômicos cultural dos alunos em seu contexto escolar, assim pude compreender algumas dificuldades de aprendizagem.
Sendo assim, tive o máximo de aproveitamento das oportunidades disponíveis no campo de estágio, explorei o campo o máximo que pude em busca de aprendizado e vivências de situações inusitadas e rotineiras na vida de um profissional da educação de história, que é de grande relevância para um estudante de História, e que leva a refletir sobre o trabalho escolar e as concepções estudas ao longo da trajetória de nossa graduação.
Referências:
Fonte:http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2012/matriz_referencia_enem.pdf acesso em 10 de abril de 2017.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf acesso em 6 de abril de 2017.
http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/ acesso em 9 de abril de 2017.
Lei N. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em:acesso em 02 de abril de 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – Coleção Leitura
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de 	História do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado desenvolvidas na E.E. Maria Aparecida de Azeredo Passos
O que você faz é importante para a História? 
Será que a sua história é importante para a história do nosso país?
�PAGE \* MERGEFORMAT�1�

Outros materiais