Buscar

Biofísica imprimir

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Biofísica
1º Avaliação Parcial
	É um exemplo de grandeza fundamental:
		
	 
	Corrente elétrica
	Grandeza Física:
		
	 
	é tudo aquilo que pode ser medido, associado a um valor numérico e a uma unidade.
	São corretas as informações a respeito dos constituintes do olho humano, com exceção de:
		
	 
	Axoplasma
	A visão é um dos sentidos mais importantes para o homem. Assinale a alternativa correta sobre a estrutura do olho humano:
		
	 
	a íris é contráctil e recobre o cristalino
	_____________ é o número de vezes que um evento se repete no período
		
	 
	Frequência
	Preencha a lacuna com a opção que define corretamente o conceito: " O mecanismo íntimo da ação do(a)..........é a vibração de estruturas através do impacto mecânico de ondas de .......... Os choques geram calor e a elevação da temperatura tissular é o agente terapêutico"
		
	 
	ultra-som e som
	Da orelha interna, partem os impulsos nervosos. Nosso aparelho auditivo consegue ampliar o som cerca de cento e oitenta vezes até o estímulo chegar ao nervo acústico, o qual levará a informação ao cérebro. Quando movemos a cabeça, movimentamos também os líquidos existentes nos canais semicirculares e no vestíbulo da orelha interna. É esse movimento que gera os estímulos que dão informações sobre os movimentos que nosso corpo está efetuando no espaço e sobre a posição da cabeça, transmitindo-nos com isso a noção de:
		
	 
	equilíbrio.
	Marque a resposta certa:
		
	 
	A perda da audição pode ser causada por um problema mecânico no canal auditivo ou no ouvido médio que obstrói a condução do som (perda condutiva de audição) ou por uma lesão no ouvido interno, no nervo auditivo ou nas vias do nervo auditivo no cérebro (perda neuro-sensorial da audição). Os dois tipos de perda da audição podem ser diferenciados comparando como uma pessoa ouve os sons conduzidos pelo ar e como os ouve conduzidos pelo ossos.
	Com relação a função do labirinto. Marque a resposta certa:
		
	 
	A função mais conhecida do labirinto é de manter o equilíbrio, mas as informações transmitidas por ele também são importantes para estabilizar a visão e para nossa orientação espacial.
	Marque a resposta certa:
		
	 
	O aparelho vestibular é o receptor da gravidade e da aceleração percebidas pelo nosso corpo, através do qual o sistema nervoso central se mantém a par da posição da cabeça no espaço e de seus movimentos através de órgãos sensitivos.
 
2ª Avaliação Parcial
	A densidade (também massa volúmica ou massa volumétrica) de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI é quilograma por metro cúbico (kg/m³). A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L). Conforme se observa na expressão matemática da densidade, ela é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Pense, por exemplo, na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?
		
	 
	Na realidade, eles possuem a mesma massa, portanto, o ¿peso¿ deles é o mesmo. Porém, a diferença consiste na densidade, pois 1 kg de chumbo se concentra em um volume muito menor que 1 kg de algodão. A densidade do algodão é pequena, porque sua massa se espalha em um grande volume.
	Grandeza Física:
		
	 
	é tudo aquilo que pode ser medido, associado a um valor numérico e a uma unidade.
	O cristalino, promove uma alteração da imagem recebida tornando sua projeção na retina _____________ e ______________.
		
	 
	Menor e invertida
	Quando a pressão intraocular aumenta muito dizemos que o paciente tem glaucoma que pode destruir as células da visão chamadas de retina e provocar:
		
	 
	cegueira.
	Em Biofísica definimos ondas sonoras como sendo ondas X, pois somente se propagam através de um meio material. Diferentemente das ondas eletromagnéticas (como, por exemplo, a luz), as ondas sonoras não podem se propagar no vácuo. De acordo com o contexto da sentença, a incógnita X pode ser adequadamente substituída por:
		
	 
	mecânicas
	
	Um onda mecânica é uma perturbação ou distúrbio que se propaga em um meio material. Uma onda sonora é um tipo de onda mecânica que pode se propagar nos seguintes meios, excetuando-se:
		
	 
	Vácuo
	Na orelha interna encontra-se o órgão responsável pela audição chamado cóclea. Dentro da ------------------ existem líquidos e células ciliadas. A ação mecânica da cadeia ossicular cria um movimento no fluido que estimula as ----------------------. Essas enviam impulsos elétricos para o nervo auditivo e para o cérebro, que interpreta esses impulsos como som. Preencha corretamente as lacunas.
		
	 
	cóclea e fibras nervosas
	Nos resfriados ou nas doenças do tipo da otite média (infecção do ouvido médio), a inflamação pode fechar a tuba auditiva produzindo comprometimento temporário da audição. Nos casos graves, as infecções do ouvido médio podem causar perda auditiva definitiva, por alterar:
		
	 
	as propriedades da cadeia ossicular.
	A estrutura responsável pela detecção de acelerações lineares, produzidas pela gravidade ou pelos movimentos do corpo e pelo equilibro estático do corpo no espaço é o(a):
		
	 
	Vestíbulo
	Marque a resposta certa:
		
	 
	O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada. A parte anterior do labirinto, chamada de cóclea, está relacionada com a audição. A parte posterior, formada por um conjunto de três canais, chamados de canais semicirculares, está relacionada com o equilíbrio.
3º Avaliação Parcial
	Para a Física, o Universo é formado por grandezas derivadas e grandezas fundamentais. As grandezas fundamentais são:
		
	 
	matéria, energia, espaço e tempo
	É um exemplo de grandeza derivada:
		
	 
	Força
	Cada onda luminosa tem uma cor específica que é determinada:
		
	 
	pela sua frequência
	A visão é um dos sentidos mais importantes para a espécie humana, e o olho é um dos órgãos mais complexos do nosso corpo. Quando uma pessoa idosa perde a capacidade de enxergar devido à catarata, a estrutura que perdeu a sua função é:
		
	 
	O cristalino
	Num exame de Biofísica, o professor coloca um despertador programado para tocar às 11h 50 min, dentro de um recipiente no qual se faz vácuo. Analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
		
	 
	O despertador não emite som, por causa da existência do vácuo no recipiente.
	Ondas sonoras são as que possuem freqüência de vibração entre X e Y, que naturalmente, são captadas e processadas por nosso sistema auditivo. As letras X e Y podem ser substituídas por:
		
	 
	20 e 20.000Hz
	As vibrações captadas pelo tímpano são passadas a ossinhos, são eles:
		
	 
	martelo, bigorna e estribo.
	A membrana timpânica vibra e provoca a vibração dos ossículos: _________ que fica preso à membrana, desloca __________, que por sua vez, passa a vibração __________.
		
	 
	O martelo, A bigorna, Ao estribo
	Se girarmos o corpo a uma velocidade constante, o líquido no interior dos canais semicirculares passará a mover-se em consonância com estes últimos, estimulando as células sensoriais. Entretanto, se pararmos bruscamente de rodopiar, o líquido dos canais semicirculares continuará a mover-se devido à inércia, estimulando as células sensoriais e causando a sensação de tontura. Isso ocorre devido:
		
	 
	ao conflitode duas percepções pois os olhos informam ao sistema nervoso que paramos de rodopiar, mas o movimento inercial do líquido, nos canais semicirculares da orelha interna, informa que a cabeça ainda está em movimento.
	A orientação postural, ou seja, o equilíbrio do corpo está relacionado ao sistema auditivo. O sistema vestibular, ou como é mais conhecido, (X), é a parte do ouvido responsável pelo equilíbrio. A incógnita X pode ser substituída por:
		
	 
	o labirinto

Outros materiais