Buscar

PORTIFOLIO ATELIER DE ARTES VISUAIS (1)

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internaciona - UNINTER
 Marcilene Leopoldino da Silva– RU 137481 – 2015/08
PORTFÓLIO
UTA – ARTES VISUAIS E A SOCIEDADE – FASE I
Curitiba
 2017
Centro Universitário Internacional - UNITER
 Marcilene Leopoldino da Silva - RU 137481 – 2015/08
PORTFÓLIO
UTA – ARTES VISUAIS E A SOCIEDADE – FASE I
Relatório de Portfólio da UTA Processos de Leitura e Releitura – Fase I. Apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER.
 Tutor Local: Maria de Lourdes Gribner
Centro Associado: Sitio Cercado
 
 
 Curitiba
 2017
MEMORIAL DESCRITIVO 
PROCESSOS DE LEITURA E RELEITURA: O TRIDIMENSIONAL NA ARTE 
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 
NOME COMPLETO: Marcilene Leopoldino da Silva
RU: 137481
POLO: Sitio Cercado 
PROPOSTA ARTÍSTICA: Os estudos tem contexto de analise da obra da arte leitura releitura da escultura obra figurativos, mas também fazendo analise tridimensional que chamou a atenção por ser um conteúdo próximo da realidade das pessoas comuns, sendo que uma releitura da escultural do artista e artesão mestre Vitalino.
TÉCNICA: O segredo em amassar argila bem amassada, o processo argila é semelhante ao de amassar pão, com uma das mãos e empurre para baixo com a outra, parte que foi pressionada e dobre por cima do resto da massa, depois volte a empurrar para baixo, não deve estar muito mole, mas sim maleável e ligeiramente firme, sem estar duro demais amassar argila bem para que os poros fossem todos se fechados, após ter amassados bem começa esculpir o esculpindo em parte, boneco foram tomado formas muitos cuidados, o escultura ao ser finalizada foram deixada em lugar aonde não tomasse sol, pois não havia formo para pode finalizar.
TÍTULO DA OBRA: O lampião “cangaceiro”
INTRODUÇÃO
O trabalho foi desenvolvido por obra de Mestre Vitalino por ser um artesão que se destacou por ser muito simples à vida cotidiana de sua comunidade e também pela riqueza de seu trabalho retratando a vida sofrida do nordestino. A base teórica usada na montagem deste trabalho, baseado nesse histórico foi desenvolvida trabalho vídeo através do mestre Vitalino da pequena cidade aonde ele vivia Caruaru Pernambuco no livro arte Brasileira arte popular, onde ele trata da questão da arte popular como manifestação artística de um povo que e sofrido. 
Com o barro permiti se refletir que o artista não tinha a vida muito fácil assim que foi iniciado o trabalho percebe-se que para ter uma definição concreta tem vário processo, aos conhecer a obra de um escultor e ceramista popular e se referenciar com os costumes da comunidade na qual ele vivia, a escultura é uma linguagem simbólica que permite fazer um analise tridimensional não apenas a representação sem significado das coisas, mas a expressão de ideias e pensamentos de cada um.
E isso que observa em outras obras de artista daquela época, (escrita convencional) além das esculturas manifestações estão presentes no dia-dia , quando usamos panelas de barro, santo criado por algum artesão. Ao analisar arte representava o cotidiano, significa que a arte é uma linguagem de expressão mais popular que se imaginam, pois a pintura, escultura e a modelagem desse artista significa que cada um tem um dom, pois tem base nesse artesão sabe-se que cada um tem dentro de si um artista pelo saber popular nada e em vão, aquela obra na qual foi esculpida e bastante demorada pelo preparo da argila leva dias para que cada escultura fique pronta, buscando a cada obra a sua originalidade que não foi fácil que o artista utilizam formas e texturas em diferente processo.
DESCRIÇÃO DA OBRA
Na década de 1930 o artista e artesão mestre Vitalino ouvindo historia de lampião e sua presença marcante no sertão nordestino, possivelmente influenciado pelos conflitos armados do período, modelou seus primeiros grupos, formados por figuras de cangaceiros, soldados, bacharéis e políticos. No início, a cor é obtida por meio de argilas de diferentes tons, avermelhado e branco. Depois, Vitalino pintou os bonecos com tintas industriais, o que lhes confere um aspecto alegre e lúdico. 
Destacam-se Casa de Farinha, Zabumba, Lampião e Vaquejada. Assina, a partir de 1949, peças marcadas com o carimbo VPS.
A partir de 1953, deixa de pintar as figuras, mantendo-as na cor da argila queimada, como eram feitas suas obras miniatura e assim ate obter um tamanho considerado, não tinha tamanhos definidos, e sim com espessuras tridimensional.
A obra utilizada de um cangaceiro lampião aonde o artesão ouvia muita história, ele separa o trabalho com artes em três partes: a contextualização, a fruição e o fazer artístico. A peça aqui apresentada foi realizada pelo grande mestre ceramista Vitalino Pereira dos Santos (1909 –1963), mais conhecido popularmente como Mestre Vitalino.
Sua obra principal compreende mais de cem peças de diversos tamanhos feitas de massapé, extraído a argila do rio Ipojuca, que se encontram nos principais museus do país.
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA OBRA
Manusear a argila para sentir a sua plasticidade e possibilidades de construção de objetos a partir dela;
Criar personagens para a composição modelagem com argila.  
Teve a duração de 01h00min hora para elaboração do trabalho, após a elaboração do trabalho precisou de vários dias para secar.
 	Fazer todo o preparo apreciação de imagem de obra de arte elaborar a atividade; modelagem com massinha e argila.  
 Prepare a reprodução impressa da imagem do personagem da obra “lampião cangaceiro”, ceramista e artesão conhecido ficaram conhecidos em (1909-1963) foi um do mestre Vitalino artista popular brasileiro, considerado um dos maiores artistas da história da arte do barro no Brasil.
Vitalino Pereira dos Santos (1909-1963), conhecido como Mestre Vitalino, nasceu na cidade de Caruaru, Pernambuco, no dia 10 de julho de 1909. Filho de um lavrador e de uma artesã que fazia panelas de barro para vender na feira, desde seis anos de idade já fazia transparecer seu talento moldando pequenos animais com as sobras do barro.
A imagem do  personagem, individualmente, do artista fez com que aprofundasse na cultura e costume da cidade aonde o artista nasceu e ficou popularmente conhecido, *Pesquisa sobre a imagem do artista fez recordar que o artista Aleijadinho era um dos maiores escultor da época.
Além das pesquisas, foi experiências e auto avaliação, propõe-se a apreciação para processo de alto conhecimento na arte visuais, usando a criatividade, a o interesse atividade proposta, a aplicação do conteúdo naconstrução do trabalho com argila foram elaboradas a partir do referencial teórico do livro base da faculdade, quanto ao processo desenvolvido e o conhecimento artístico adquirido na técnica da modelagem com argila para construção de objetos tridimensional a expectativa foi alcançado.
CONCEITO DE SUA OBRA
O cangaço foi uma forma de banditismo social, localizado historicamente no Nordeste brasileiro entre 1870 e 1940, caracterizado pela ação de grupos armados independentes, seguidores de uma liderança forte. O bandido social é um personagem ambíguo. Apesar de realizar atos cruéis, entre os quais se incluem pilhagens, roubos e assassinatos, não é considerado pela comunidade local um criminoso comum. Aparece como vítima das circunstâncias e como alvo de perseguição injusta por parte da polícia. É admirado pela coragem e valentia, e seus líderes ora aparecem engajados em atividades a favor dos mais pobres e necessitados, ora como defensores dos interesses econômicos dos mais ricos proprietários. Sua origem é atribuída à pobreza e à miséria, causadaspor grandes períodos de seca e estiagem no Nordeste e ao decorrente aprofundamento das distâncias sociais. O mais famoso desses líderes foi Vitalino Pereira da Silva, conhecido como Lampião, o Rei do Cangaço, e por sua crueldade contra quem ousasse enfrentá-lo. Suas façanhas tornaram-se lendas, após sua morte, e alimentam o imaginário que se constrói em torno do poder do mais fraco.
A escolha dessa obra foi que o artista Vitalino por ser um homem sofrido gosto da história dele também a originalidade de sua obra faz com que os tempos antigos trás consigo uma riqueza que não tem tamanho, mas também pela história que nossos antepassados contavam, por isso tive uma grande afinidade em escolher esse personagem que faz parte de uma cultura nossa,
 BIBLIOGRAFIA
ARTE no Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 1008 p., il. color. 2v.
VITALINO, Mestre. Mestre Vitalino. Rio de Janeiro, 1993. , il. color.
Lampião de Mestre Vitalino, exposta no Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro - Fonte - http://www.hak.com.br
 
 ANEXO

Outros materiais