Buscar

Caso concreto 1ao6 constitucional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso concreto 5 
Constitucional I
Aluno: Alan barros candido mendes dos santos 
Matricula: 201607446669
R: Errada. Pois as políticas públicas a cargo do Poder Executivo Também devem observar o princípio da igualdade. A igualdade material ampara a realização de ações afirmativas pelo poder público. Assim, a concessão de direitos sociais a camadas menos favorecidas da população é compatível com a CF/88. 
Desenvolvimento: Igualdade Formal e Material: Da mesma forma que os doutrinadores penalistas dividiram a tipicidade em dois ramos tipicidade formal e tipicidade material, com o intuito de buscar um melhor entendimento acadêmico e a facilitar a compreensão dos operadores do direito, foi buscado também essa divisão no direito Constitucional, atendendo melhor a interpretação do que venha a ser o Principio da Igualdade, já que este se revela como um dos gerenciadores supremo das normas. 
Igualdade Formal na visão de Pinto Ferreira: "deve ser entendida como igualdade diante da lei vigente e da lei a ser feita, deve ser interpretada como um impedimento à legislação de privilégios de classe deve ser entendido como igualdade diante dos administradores e dos juízes”; ou seja, igualdade esta, apenas diante da lei e da sociedade.
Já, a Igualdade Material seria: uma igualdade real, existencial, ou seja, algo absoluto, total, que respeitasse as características culturais, religiosas, emocionais, de cada indivíduo.
A Igualdade material deve ser entendida como uma igualdade formal posta em prática no caso concreto, ou melhor, a Igualdade Material, seria expressa através das interpretações da norma sentada de uma forma racional.
Jurisprudência: Ementa: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO. PENSÃO POR MORTE INSTIUÍDA ANTES DA CONSTITUIÇÃO FEDERA DE 1988. CÔNJUGE VARÃO. VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA IGUALDADE. PRECEDENTES. O cônjuge varão faz jus ao recebimento de pensão por morte no caso em que o óbito ocorreu na vigência da Constituição Federal de 1969, tendo em conta o princípio da igualdade. Precedentes. Agravo regimental a que se nega provimento. Data de publicação: 02/05/2014 / STF, RJ. 
Doutrina: Aos olhos de Aristóteles nem todos eram considerados cidadãos, uma vez que muitos nem possuíam ou exerciam direitos. Assim, enquanto de um lado era dado aos cidadãos a possibilidade de participação, de outro, os demais eram vistos como seres inferiores que formavam um contingente de escravos e, portanto, não gozavam da possibilidade de ocuparem cargos ou receberem bens do Estado.

Outros materiais