Buscar

apol 3. nota 80

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Gestão da Qualidade
Dez anos após a Lei do Saneamento Básico entrar em vigor no Brasil, metade da população do país continua sem acesso a sistemas de esgotamento sanitário. Segundo os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes a 2015, apenas 50,3% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto, o que significa que mais de 100 milhões de pessoas utilizam medidas alternativas para lidar com os dejetos – seja através de uma fossa, seja jogando o esgoto diretamente em rios. Adaptado de http://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto-no-pais.ghtml para fins acadêmicos. Assinale a opção correta quanto ao tipo de dado quando se apresenta a citação de “50,3% dos brasileiros” nesta notícia:
Nota: 0.0
	
	A
	Dado qualitativo nominal pois não existe nenhuma ordenação na leitura
	
	B
	Dado qualitativo ordinal pois existe uma ordem em seus resultados
	
	C
	Dado quantitativo discreto pois assume valores dentro de um conjunto com os números especificados
De acordo com o tema 2 da Aula Teórica 4 sobre Obtenção e coleta de dados
	
	D
	Dado quantitativo contínuo pois assume valores em um intervalo contínuo de números
Questão 2/5 - Gestão da Qualidade
Dentre os métodos específicos de gestão da qualidade, existe um cuja filosofia é voltada para a mobilização dos colaboradores, através da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo a eliminação de desperdícios, arrumação, limpeza e autodisciplina. Assinale a opção que denomina adequadamente este método:
Nota: 20.0
	
	A
	QFD.
	
	B
	5S.
Você acertou!
De acordo com a p.10 da rota de aprendizagem da Aula Teórica 3, Tema 2, o 5S é um modelo que visa a melhoria do ambiente de trabalho no sentido físico, lógico e mental. Sua base é educativa e prepara as pessoas para a observação crítica da sua realidade e atuação nos desperdícios, na desorganização, sujeira, nos fatores que acarretam doenças e conflitos e em outras anomalias do ambiente.
	
	C
	Benchmarking.
	
	D
	6 Sigma.
Questão 3/5 - Gestão da Qualidade
A técnica QFD Desdobramento da Função Qualidade - é muito utilizada na avaliação e melhoria de produtos e serviços. Em relação a esta técnica, observe as afirmações que seguem:
I - É também chamada de Casa da Qualidade, mas seu objetivo é mais amplo do que o desenho da Casa.
PORQUE
II - Seu objetivo é assegurar que o produto ou serviço atenda às necessidades dos clientes por meio de características efetivas do produto.
A respeito das afirmações assinale a opção correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As afirmações I e II são verdadeiras e II justifica corretamente I.
Você acertou!
Conforme a Aula Teórica 4, Tema 1, p. 5 da rota de aprendizagem, O QFD é conhecido como Casa da Qualidade, pelo desenho formado na construção da ferramenta, mas seu objetivo é atender adequadamente as necessidades do cliente.
	
	B
	As afirmações I e II são verdadeiras, mas II não justifica corretamente I.
	
	C
	A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
	
	D
	A afirmação I é falsa e a II é verdadeira.
Questão 4/5 - Gestão da Qualidade
A direção de uma grande empresa de telefonia solicitou ao gestor do SAC da empresa que fizesse uma avaliação do sistema de atendimento ao cliente a fim de elaborar um relatório da situação atual. A primeira fase da análise consistiu na divisão dos dados em dois subgrupos, com base em características distintas: a) reclamações que competem à empresa, e b) reclamações que competem à ANATEL. Para promover tal separação o gestor adotou uma ferramenta de gestão da qualidade que tem por objetivo separar dados levantados em grupos distintos. Assinale a opção que identifica essa ferramenta:
Nota: 20.0
	
	A
	O mapa de relacionamento.
	
	B
	A estratificação.
Você acertou!
Conforme a Aula Teórica 4, Tema 3, p. 3 da rota de aprendizagem, a estratificação permite analisar os dados separadamente dividindo um grupo de dados em diversos subgrupos com base em características que os diferenciam dos demais.
	
	C
	O histograma.
	
	D
	A folha de verificação.
Questão 5/5 - Gestão da Qualidade
Inovar é essencialmente focar no cliente e conhecer as três necessidades que ele tem. A primeira é qualidade. O cliente precisa encontrar valor ou satisfação no produto. A segunda é preço, que depende da qualidade e de seus custos. Por fim, há a disponibilidade. Ou seja, ter o produto disponível para que possa ser vendido. Portanto, é preciso conhecer as necessidades do cliente, bem como as tendências sociais e de consumo. Para tanto é possível utilizar uma ferramenta que considera as preferências do consumidor. Adaptado de http://exame.abril.com.br/revista-exame/como-inovar-e-cortar-custos-ao-mesmo-tempo/ para fins acadêmicos. Assinale a opção correta quanto a esta ferramenta:
Nota: 20.0
	
	A
	Just in Time
	
	B
	Kaizen
	
	C
	QFD
Você acertou!
De acordo com o tema 1 da Aula Teórica 4 sobre QFD
	
	D
	5S

Outros materiais