Buscar

ATIVADE VIRTUAL SEMANAL DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Curso de Bacharelado em Administração Pública
NOME: JOÁS SANTOS DE LIMA
PÓLO: RECIFE
PROFESSORA: BRUNNA CARVALHO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ATIVIDADE VIRTUAL
A atividade desta semana consiste na escolha de uma organização pública (que não foi usada como exemplo, no livro) e na busca de informações para realizar a sua análise:
a) análise externa (ver página 95);
b) análise interna (ver página 98);
c) elaboração da matriz FOFA (ver página 102).
REFERÊNCIAS:
Seleção de Fornecedores Petrobrás
Na seleção de fornecedores existem critérios que têm deixado de ser somente aqueles básicos, ou seja, o preço, a qualidade e a velocidade de entrega do produto pelo fornecedor. O custo total de aquisição, que considera todos os custos associados à aquisição do produto; a qualidade total oferecida pelo fornecedor; o serviço prestado pelo fornecedor, que além da velocidade de entrega passou a considerar a confiabilidade; o custo de transporte; a consistência e freqüência de entregas e a flexibilidade do fornecedor estão entre os novos critérios que passaram a ser adotados (GOFFIN et al., 1997 apud MARTINS, 2005). 
No caso específico da empresas públicas, temos a Petrobrás que aborda em seu processo de seleção de fornecedores atualmente, seis critérios, são eles: Critério Técnico (Julga a capacidade técnica para a produção de bens ou prestação de serviços, observando os recursos disponíveis para o bom desempenho de suas tarefas), Critério Econômico (São analisados indicadores econômicos, além do Balanço Patrimonial e as Demonstrações Financeiras, com a intenção de confirmar a solidez da empresa), Critério Legal (São avaliadas questões que garantam o cumprimento de obrigações legais, trabalhistas, fiscais e tributárias, confirmando a obediência a todas as legislações vigentes. Diversos documentos e certidões são investigados nessa fase), Critério de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (Esse critério abrange iniciativas voltadas à Segurança, Meio Ambiente e Saúde. Empresas certificadas segundo as Normas ISO 14001 e OHSAS 18001 são sempre mais valorizadas), Critério Gerencial (Orientado à postura gerencial adota pela empresa, bem como as ações destinadas à responsabilidade social, qualidade e melhoria contínua. Além disso, a certificação segundo a Norma ISO 9001 é reconhecida como um diferencial. Para as empresas Fornecedoras de Bens RQT (Requerem Qualificação Técnica), essa certificação é obrigatória. E práticas relacionadas à Governança, Compliance e Gestão de Riscos também são importantes) e o Critério Credenciamento (Avalia se a empresa tem autorização do fabricante para comercializar os produtos presentes em seu catálogo. Neste caso, a Petrobras realiza auditorias com a intenção de coletar evidências), se assemelhando ao que pensam Faria e Vanalle (2006) que enfatizam que na seleção do fornecedor devem ser avaliados: atendimento a legislação e aspectos relativos à segurança e meio ambiente.
Furtado (2005) e Faria e Vanalle (2006) acrescentam: capacidade de desenvolvimento de novos produtos, capacidade tecnológica, performance econômica, compatibilidade gerencial e proximidade geográfica como critérios a serem avaliados na seleção de um fornecedor. Além desses atributos, Furtado (2005) inclui políticas de garantia, sentimento de confiança e serviços de pós-venda como critérios igualmente importantes. Kliem e Ludin (2000) enfatizam a importância de se desenvolver processos de seleção, os quais auxiliarão na avaliação e na decisão final da escolha dos fornecedores. Tais processos visam identificar fatores como: reputação, participação no mercado, responsabilidade, experiência, flexibilidade nos vários tipos de acordo possíveis, preço, tamanho e histórico de realizações. 
Furtado (2005) sinaliza a necessidade de desenvolvimento de métodos flexíveis para a seleção de fornecedores que reflita a estratégia organizacional, que considere as restrições dos fornecedores e envolva variáveis tanto tangíveis quanto intangíveis. Segundo Braga (2003) quando os objetivos de selecionar fornecedores estão alinhados à estratégia organizacional, vantagens como redução de custo, desenvolvimento de tecnologia e redução do tempo de introdução de um novo produto são obtidas.
REFERÊNCIAS
BRAGA, A. Evolução estratégica do processo de compras ou suprimentos de bens e serviços nas empresas. Rio de Janeiro: Instituto Coppead, UFRJ, 2003.
FARIA, P. O.; VANALLE, R. M. Critérios para Seleção de Fornecedores: Uma Análise das Práticas de Grandes Empresas Industriais do Estado do Espírito Santo. In: XXVI ENEGEP, 2006. Fortaleza. Anais do XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2006.
t
FURTADO, G. A. P. Critérios de seleção de fornecedores para relacionamentos de parceria: um estudo em empresas de grande porte. (Dissertação de Mestrado). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.
KLIEM, R. L; LUDIN, I. S. The Essentials for Successful IT Outsourcing. In: Winning the Outsourcing Game, Cap. 5, Auerbach Publications, 2000.
MARTINS, R. Estratégia de compras na indústria brasileira de higiene pessoal e cosméticos: um estudo de casos. 2005: Dissertação (Mestrado); Instituto Coppead, UFRJ, Rio de Janeiro, 2005.
BellavistaIndustrialPark.2017. Disponível em: <http://parquebellavista.com.br/2017/08/29/saiba-como-se-tornar-um-fornecedor-da-petrobras/> Acesso em 17 de novembro de 2017.
http://www.simpoi.fgvsp.br/arquivo/2012/artigos/E2012_T00226_PCN93023.pdf

Outros materiais