Buscar

Gametogênese: Formação de Gametas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Na gametogênese ocorre o desenvolvimento das células que participarão do processo de reprodução. A espermatogênese, que acontece nos testículos, tem seu início com a puberdade e poderá perdurar até a idade avançada. Já a ovogênese que ocorre nos ovários tem seu início ainda na vida intrauterina, tem menor tempo de duração e termina com a menopausa. Sobre esse processo de formação dos gametas masculino e feminino, escolha o item correto abaixo:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	O período multiplicativo é também denominado germinativo, neste há multiplicação das células germinativas que aumentam em número e no caso do homem são conhecidas como espermatócitos primários .
	
	
	A maturação é um período em que o crescimento da célula é de vital importância para o armazenamento de energia que será utilizada no transporte celular.
	
	
	Um espermatócito primário origina na divisão meiótica duas células com igual número de cromossomos, que a seguir sofre mitose e aumenta em quatro o número de espermatozoides
	
	
	É no período de maturação que ocorre a divisão celular meiose, onde há redução pela metade do número de cromossomos, permitindo assim que haja manutenção desse na espécie, quando se considera que ainda há uma outra célula a participar no processo da fecundação.
	
	
	O período de diferenciação ocorre somente na espermatogênese e é responsável pelo surgimento da cauda do espermatozoide a partir da célula espermatócito secundário.
	
	
		2.
		A reprodução é o mecanismo essencial para perpetuação e diversidade das espé- cies, assim como para a continuidade da vida. Os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações. A oogênese diferencia-se da espermatogênese na ocorrência do processo ao longo da vida do indivíduo, no número de gametas formados, nas etapas de multiplicação, crescimento e maturação, assim como nas diferenciações e maturações citoplasmáticas e nucleares dos gametas masculinos e femininos. O processo da oogênese em relação à maturação oocitária ainda merece mais estudos, pois os aspectos bioquímicos e genéticos deste processo precisam ser mais bem esclarecidos. Por meio da gametogênese masculina e feminina a natureza proporcionou a fertilidade e a capacidade de gerar filhos a casais de diferentes espécies que se reproduzem sexuadamente incluindo a espécie humana (Araújo et al, 2007. Gametogênese: estágio fundamental do desenvolvimento para reprodução humana.). Sobre as referidas diferenças, é correto dizer que:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A diferença na quantidade de células originadas no processo da gametogênese masculina e feminina são discretas.
	
	
	Tanto para a célula masculina quanto para a célula feminina, o período de crescimento exerce a mesma influência.
	
	
	O período de diferenciação ocorre nos dois casos, ovogênese e espermatogênese, mas é bem mais importante para o homem.
	
	
	Tanto na ovogênese, quanto na espermatogênese haverá multiplicação celular por toda a vida desta mulher ou homem.
	
	
	No processo de maturação há meiose reducional que proporciona a manutenção dos cromossomos da espécie, isso ocorre na espermatogênese e ovogênese.
	
	
		3.
		A gametogênese feminina é o processo de formação dos gametas que ocorrem nos ovários onde as células sofrem maturação e formam os óvulos. Quanto à gametogênese é CORRETO afirmar que:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Inicia na puberdade e os ovócitos II se transformam em óvulo maduro.
	
	
	Inicia na puberdade e os ovócitos II sofrem meiose para formar ovócito I.
	
	
	Inicia no útero materno e aos sete meses as ovogônias se transformaram em ovócito I.
	
	
	Inicia na puberdade e os ovócitos I se transformam em óvulo maduro.
	
	
	Inicia na puberdade e as ovogônias se transformam em ovócito I.
	
	
		4.
		A fecundação é uma complexa sequencia de eventos moleculares coordenados que se inicia com o contato entre um espermatozoide e um ovócito. Deste modo, análise as alternativas e marque a opção correta
		Quest.: 4
	
	
	
	
	A tecnologia da reprodução assistida por meio da fecundação in vitro e transferência do embrião para o útero é um procedimento ainda considerado perigoso com pequenas probabilidades de sucesso.
	
	
	Os ovócitos se deslocam buscando os espermatozoides mais lentos.
	
	
	A região da calda do espermatozoide libera enzimas que facilitam a penetração da calda e posteriormente da cabeça no ovócito.
	
	
	A fecundação acontece na maioria dos casos na região do infundíbulo da tuba uterina.
	
	
	Os espermatozoides são guiados até o ovócito devido a um mecanismo conhecido como quimiotaxia.
	
	
		5.
		Verifique que no texto abaixo existem espaços que devem ser preenchidos com as palavras que se encontram em uma única alternativa logo abaixo: ESPERMATOGÊNESE: as____________________________, também denominadas de células germinativas primárias localizadas junto à lâmina de base dos túbulos seminíferos, evoluem para espermatócitos primários, sendo este processo iniciado durante a adolescência, por ação hormonal. Os espermatócitos primários reduzem, pela divisão_______________, o número de cromossomos pela metade. Assim passam a ser denominados espermatócitos secundários e logo a seguir em___________________; esta última contém o número haplóide de 23 cromossomos, mas não possuem a cauda. Após estas sofrerem maturação (formam a cauda), são denominadas de espermatozoides.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	espermatócito de primeira ordem, meiótica, espermatócito de segunda ordem
	
	
	espermatogônias, mitótica, espermatócito de primeira ordem
	
	
	espermatócito de primeira ordem, mitótica, espermatogônias
	
	
	espermatogêneses, celular, mitose
	
	
	espermatogônias, meiótica, espermátides

Outros materiais