Buscar

relatório de estágio do getúlio

Prévia do material em texto

1 INTRODUÇÃO 
Este relatório visa abordar os critérios usados na gestão de logística da empresa Porto Paletas e a importância de tal elemento na gestão da empresa
	
2 Relato das atividades desservidas
 Semana 1 verificação da produção
 Compras de insumos
 Fazer entrega do produto
Reuniões para e viabilizar novos clientes
 Rotinas administrativas 
Semana 2 verificação da produção
 Compras de insumos
 Fazer entrega do produto
Reuniões para e viabilizar novos clientes
 Semana 3 verificação da produção
 Compras de insumos
Reuniões para e viabilizar novos clientes
 Rotinas administrativas 
Semana 4
 verificação da produção
 Compras de insumos
 Fazer entrega do produto
Rotinas administrativas
Reuniões para e viabilizar novos clientes
 Checagem de rotas afim de se economizar combustível 
Semana 5 
verificação da produção
 Compras de insumos
 Fazer entrega do produto
Reuniões para e viabilizar novos clientes
E busca por novas rotas ou a melhor rota para entregas pois isso gera economia de combustível
 E rotinas administrativas
3 caracterização da unidade concedente e da demanda
missão oferecer paletas mexicanas de altíssima qualidade preço justo afim de marcar bons momentos na vida daqueles que saboreiam com o melhor atendimento sempre inovando com nossos sabores e serviços garantindo a qualidade nos picolés mexicanos
visão ser buffet das paletas mexicanas mais frequentado e bem visto de porto seguro satisfazendo aos mais diversos tipos de consumidores sendo reconhecido como a melhor peleteria da cidade de porto seguro 
valores honestidade e ética nas ações qualidade em nossos produtos respeito ao nosso cliente e colaboradores inovação nos sabores e serviços oferecidos
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
4.1 Administração científica
Administrar sempre foi uma atividade fundamental na historia das civilizações humanas e ao longo das eras as quais a humanidade passou se desenvolveram conceitos ou modos de se administrar um exemplo básico que se aplica a conceitos informais de administração está em administrar uma família tem diversas vareáveis nesse cenário finanças, clima ambiental e gestão de pessoas isso tudo para se atingir objetivos coletivos traçando um paralelo entre tal exemplo vemos alguns elementos chave entre na historia da administração na humanidade e história da administração enquanto ciência enquanto uma ciência ela surgiu como consequência da revolução industrial com Taylor através da administração científica.
 	De acordo com Chiavenato (2011, p. 65) “a administração científica apresentou-se como um estágio superior da divisão do trabalho, podendo ser interpretada também como um aperfeiçoamento da produção; um novo caminho a serviço do progresso industrial”.
	Neste sentido, percebe-se que a administração científica favoreceu para o desenvolvimento da administração, bem como para o aperfeiçoamento do trabalho que favoreceu para que fossem realizadas as divisões de tarefas para a melhoria e organização do trabalho. 
	De acordo com Mota (1986, p. 7-8):
Taylor tinha a ideia do ser eminente racional que, ao tomar uma decisão, conhece todos os cursos de ação disponíveis e as consequências da opção por qualquer um deles. Nessa perspectiva, tal princípio seria a substituição da improvisão por uma ciência.
	Neste sentido, a administração científica favoreceu para o bom desenvolvimento e aprimoramento dos trabalhos e também contribui para que fosse desenvolvidos atividades que trouxe inovação para chegar até os dias atuais como uma administração que busca o bom desenvolvimento das atividades, buscando um trabalho em conjunto, possibilitando que os gestores tenham mais significância e desenvolvimento diante dos trabalhos a serem desenvolvidos. 
4.2 Logística
	O processo de logística é um dos elementos mais importantes dentro de uma organização, pois, é a partir dele que todo o processo da empresa se desenvolve, ou seja, é ele que dá andamento aos processos de organização da empresa, assim, pode-se conceituar logística como:
Colocação de produto certo, na quantidade certa, no lugar certo, no prazo certo, com a qualidade certa, com a documentação certa, ao custo certo, sendo produzido ao menor custo, da melhor forma, e deslocada mais rapidamente, agregando valor ao produto e dando resultados positivos aos acionistas e aos clientes. Tudo isso respeitando a integridade humana de empregados, de fornecedores e de clientes e a preservação do meio ambiente (ROSA, 2011, p. 21).
	Diante disto, percebe-se que a logística é um fator que favorece para que tudo seja feito de forma correta, não podendo ser mal realizada, uma vez que se uma das etapas for interrompida, todo o processo não vai dar prosseguimento correto, ou seja, não vai ser possível a finalização do processo porque houve uma interrupção das etapas.
	Já para Bowersox e Closs (2001, p. 19), trazem um conceito parecido de logística, quando afirmam que: “O objetivo da logística é fornecer produtos ou serviços no local e momento esperados pelos clientes”; e deixam claro que a logística é um grande desafio para as empresas no que refere ao processo de concorrência generalizado.
	Bowersox; Closs (2001, p. 19), complementam e afirmam que a logística é:
O processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes.
	Diante disto, a logística é um processo de desenvolvimento organizacional que favorece para o pleno desenvolvimento da empresa, buscando o bom planejamento, conforme pode ser conferido nas palavras de Gasnier (2002, p. 17):
Logística é o processo de planejar, executar e controlar o fluxo e armazenagem de forma eficaz e eficiente em termos de tempo, qualidade e custos, de matérias primas, materiais em elaboração, produtos acabados e serviços, bem como as informações correlatas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo (cadeia de suprimentos), com o proposito de assegurar o atendimento das exigências de todos os envolvidos, isto é, clientes, fornecedores, acionistas, governo, sociedade e meio ambiente.
A partir desse entendimento, é possível perceber que a gestão da logística deve levar em conta as dimensões tais como tempo, custo, qualidade, bem como o prazo de entrega e também as questões que estão ligadas aos clientes finais, sempre buscando aplicar os programas de qualidade total, uma vez que os clientes são todas as partes que estão interessadas no resultado. 
	De acordo com Bowersox e Closs (2001, p. 20):
[...] a logística agrega valor quanto o estoque é corretamente posicionado para facilitar a venda, mas para agregar este valor, despendem-se altos custos com as operações logísticas. Estudos mostram que, em 1994, nos EUA os custos logísticos se aproximaram de 10% do PNB, sendo que os transportes consumiram cerca de 60% desses custos.
	Após a citação é possível perceber que as atividades logísticas tanto as de movimentação como as de armazenagem são praticadas há longos anos pela empresa. O que se tem de novo na logística é o gerenciamento que coordena as atividades inter-relacionadas, onde houve uma evolução do formato tradicional de segmentação das funções para a gestão integrada, ou seja, a coordenação interfuncional. De acordo com Ballou (2001, p. 20): “atualmente, a logística passou a ser reconhecida como uma área estratégica para agregar valor aos produtos e serviços”.
	Conforme apontado por Sakai (2005, p. 23):
O serviço logístico deve ser medido em termos de disponibilidade, desempenho operacional e flexibilidade. A disponibilidade significa ter estoque para atender o cliente no local e momento certo. O desempenho operacional se refere ao tempo entre o recebimento e entrega do pedido. A flexibilidade mostra a capacidade da empresa responder às situações não previstas.Assim, a logística deve ser aquela que tem qualidade, confiabilidade, segurança, desempenho e flexibilidade, possibilitando a satisfação total do cliente, onde ele possa estar satisfeito com o resultado final, isso vai fazer com que a empresa tenha credibilidade e também possa ganhar o mercado, uma vez que cada vez mais existem concorrências que vem buscando resultados positivos.
	A esse respeito Porter (1989, p. 34):
[...] em termos competitivos, valor é o montante que os compradores estão dispostos a pagar por aquilo que uma empresa lhes oferece. Representa a receita total, ou seja, é o resultado das vendas dos seus produtos a um preço que os clientes se dispuseram a pagar.
	Neste sentido, a rentabilidade da empresa é aquela que contribui para o desenvolvimento da diferença do valor e o custo do produto, onde são acrescidos os impostos. Assim, a meta central da organização é desenvolver valores aos clientes que exceda o custo.
	Assim, a logística é um elemento essencial para o desenvolvimento da empresa, conforme pode ser conferido nas palavras de Sakai (2005, p. 22): “A logística é uma das áreas vitais para o desempenho das empresas, na medida em que esta é responsável pela gestão e operacionalização do fluxo de materiais ou produtos ao longo da cadeia de suprimentos”.
4.3 Gestão
	A gestão é uma área fundamental para o bom desenvolvimento da organização, quando o gestor tem capacidade de gerir a organização de forma significativa ela vai desenvolver-se com mais ênfase. Assim, a gestão contribui para o bom andamento da logística.
	Conforme apontado por Chopra e Meindl (2001, p. 6):
O sucesso do processo de gestão da cadeia de suprimentos depende do acerto das decisões referentes aos fluxos de informações, dos produtos e financeiros. Estas decisões podem ser divididas em três categorias ou fases, de acordo com a frequência e o período de execução.
	Assim, o sucesso da logística se dá a partir de uma gestão significativa, que busca o desenvolvimento e aprimoramento do desenvolvimento da organização, através da aplicação de um processo contínuo e de qualidade, onde a logística possa ser entendida como sendo o elemento essencial e busca atender as necessidades tanto da empresa quanto do cliente final, deixando-o satisfeito dentro dos parâmetros de qualidade.
	Quando o gestor é preparado para gerir o processo organizacional, levando em conta às prioridades da organização, principalmente no que refere a gestão da cadeia de suprimentos, ele esta fidelizando clientes e isso é fundamental para que a empresa tenha consciência do processo que deve ser bem empregado dentro dos parâmetros significativos de uma gestão que vai atender as necessidades e também favorecer para o pleno desenvolvimento da organização.
	O gestor deve ter consciência da importância de trabalhar com a cadeia de suprimentos bem organizada, conforme pode ser afirmado com as palavras de Chopra e Meindl (2003, p. 5):
[...] o objetivo de toda a cadeia de suprimento é maximizar o valor global gerado. O valor global gerado é o resultado da diferença entre o preço do produto pago pelo consumidor final e a soma de todos os custos realizados ao longo da cadeia de suprimentos. A lucratividade da cadeia de suprimentos é o valor que será dividido por todos os estágios que participaram da cadeia.
	A partir desta ótica, fica evidente que a gestão tem um papel importante a partir do processo de execução da logística, quando o gestor realiza seu papel de gerir esse processo a partir da consciência de que necessita agregar valor ao produto, a empresa vai ser reconhecida como aquela que desempenha e trabalha com a qualidade total.
	É importante salientar ainda que a gestão deve ter consciência de que a logística deve ser bem empregada, uma vez que o cliente é a única fonte de receita para a cadeia de suprimentos, conforme pode ser analisado a partir das palavras de Chopra; Meindl (2001, p. 6):
O cliente é a única fonte de receita para a cadeia de suprimentos, ou seja, ele é o único que gera um fluxo de caixa positivo, os demais fluxos de caixa são meramente intercâmbios dos fundos que circulam no interior da cadeia. Todos os fluxos de informações, produtos e financeiros geram custos na cadeia. Nessa vida, o gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve o controle dos fluxos entre os estágios da cadeia para maximizar a lucratividade total.
	A partir desse entendimento, ficou evidente que a logística, a gestão e a administração devem estar interligadas para realizar seu trabalho com ênfase e principalmente propiciar que se tenha qualidade, bem como favorecer para o pleno desenvolvimento da organização. 
	Quando a gestão é bem integrada todos os órgãos da empresa vão trabalhar em harmonia e possibilitar que ela desenvolva e atenda as necessidades dos clientes, favorecendo para uma logística significativa, que tem qualidade e principalmente que vai cumprir para atender as necessidades dos seus clientes e satisfazê-los, como uma forma de garantir a qualidade e a captação e fidelização de clientes.
5 planejamento das atividades a serem desaliviadas no estagio 2 no estagio 2 será feita uma analise de swot método que visa demonstrar todas as potencialidades da empresa sejam elas para aspectos positivos ou não isso tudo é feito traçando pontos fortes fracos oportunidades e ameaças 
 Analise de swot
	 Pontos fortes
 1Conhecimento da cultura da cidade no aspecto
 Empresarial
2 embasamento teórico visto que a empresa em sua gestão tem pessoas que estudam adm
3 valorização do nosso colaborador
4 clima organizacional
 
	
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Pontos fracos
	
	
	
	
	 Pouca mão de obra qualificada na cidade o que dificulta para 1
2 dificuldade devido as distancias no que se refere a locais de entrega que por vezes demoram muito
3 pouco investimento do poder público na qualidade das vias de acesso o que gera outra dificuldade na entrega de produtos
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 oportunidades
	
	
	
	
	 1 Ampliar nossa área de atuação em pontos chave da cidade
2 fortalecer a busca por fontes de receita visando novas parcerias na baixa temporada
 3 buscar cada vez mais uma divulgação com pessoas que são divulgadores digitais na região para potencializar as vendas 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 Ameaças
 1 o produto ofertado por nossa empresa perder mercado devido a mudança de característica de consumo na região
2 ser superado pelos concorrentes que já atuam no mercado
3 entrar um, movo concorrente no mercado com um maior potencial de investimento financeiro e que investisse também em novas tecnologias
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
REFERÊNCIAS
BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. 4. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.
CHIAVENADO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Compreendendo a cadeia de suprimentos. In: gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Prentice Hall. 2003.
GASNIER, Daniel G. A dinâmica dos estoques: guia prático para planejamento, gestão de materiais e logística. São Paulo: IMAM, 2002.
MOTA, F. C. P. Teoria das organizações: evolução e crítica. São Paulo: Pioneira, 1986.
ROSA, Rodrigo de Alvarenga. Gestão de operações e logística. Logística empresarial. Departamento de Ciências da Administração. Florianópolis – UFSC, Santa Catarina: CAPES: UAB, 2011.
SAKAI, Jurandir. A importância da logística para a competitividade das empresas: estudo de caso na indústria do polode Camaçari. Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2005.

Continue navegando