Buscar

Prova Ciência Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		 
	
		GABRIELLE DO NASCIMENTO DE QUEIROZ JUCA
	201702066631       VIA CORPVS
		
	Voltar
	 
	 
	
		
		
	   CIÊNCIA POLÍTICA
	Simulado: CCJ0107_SM_201702066631 V.1  
	Aluno(a): GABRIELLE DO NASCIMENTO DE QUEIROZ JUCA
	Matrícula: 201702066631 
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 18/11/2017 22:50:21 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201702148932)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em O espírito das leis afirma-se: "É uma verdade eterna: qualquer pessoa que tenha poder tende a abusar dele. Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder". Essa afirmação reflete:
		
	
	o espírito clássico renascentista
	
	a filosofia política de Richelieu
	
	o pensamento de Luís XIV
	
	os princípios da teoria do direito divino
	
	o liberalismo político iluminista
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201702674103)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Para esta questão, considere o texto abaixo: A Constituição Federal vigente estabelece em seu Art.5º, inciso XXII, o direito fundamental à propriedade privada. ¿é garantido o direito de propriedade;¿ (Brasil, 1988). E conforme o Art. 60, § 4º do mesmo documento, ¿Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: o inciso IV cita "os direitos e garantias individuais" (Brasil, 1988). Aí se encaixa o direito de propriedade, isso significa que, enquanto a atual Constituição se manter em vigência, será impossível a supressão desse direito. (http://www.jurisway.org.br/) A propriedade privada é um instituto foco de conflitos e disputas sócio-econômicas, o que desestabiliza as relações jurídico-sociais, tanto entre os particulares, como entre esses e o Estado. A cobrança da sociedade sobre este último é crescente a cada momento histórico, a qual se apresenta, atualmente, como um desequilíbrio latente no meio social. O Direito, por sua vez, passa a buscar meios para a proteção desse direito concomitantemente a tentativa de pacificar as questões atinentes aos seus efeitos, no sentido de superar as violentas especulações a respeito de sua amplitude. (Thainá Lima Bittencourt De Castro) Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão da liberdade e da propriedade privada: Hobbes, Locke e Rousseau. Sobre a propriedade privada na perspectiva desses contratualistas, é correto afirmar que: (ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA) 
		
	
	Para Hobbes, a propriedade privada não existia no Estado de natureza, onde todos têm direito a "tudo", mas, na verdade, "ninguém" tem direito a nada. Ou seja, no estado de natureza, a propriedade privada seria sempre fonte de discórdia e conflito, pois, não havendo um governo soberano, ela estaria sendo sempre disputada pela força. 
	
	Segundo Rousseau, quando a propriedade privada apareceu na sociedade, ela criou uma divisão imediata entre aqueles que tinham propriedade e aqueles que não tinham. De acordo com Rousseau, o advento da propriedade privada foi responsável pela divisão e desigualdade que existe na sociedade.
	
	No entendimento de John Locke (2003), sendo os homens por natureza todos livres, e iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento.
	
	Segundo John Locke, para um homem que obtém sua propriedade privada anexando-lhe algo que lhe pertencia (o trabalho), ninguém tem direito sobre, e ninguém pode, sem causar dano, tirar dele. 
	
	Assim como John Locke, Rousseau compreende a propriedade como fruto do trabalho do homem; considera o trabalho como processo de integração do gênero humano.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201702103451)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	  
(Questão 36 / Exame 07 - OAB-RJ) - Constituem nota característica do Estado Federal brasileiro:
		
	
	A descentralização política, a participação das vontades regionais, em face do bicameralismo, na formação da vontade nacional e a auto-organização dos Estados Federados através de Constituições próprias;
	
	A centralização política, deferido ao Supremo Tribunal Federal o controle de constitucionalidade, por via de ação direta, de leis federais e estaduais em face da Constituição Federal;
	
	A rigidez constitucional, a soberania dos Estados Federados e a atribuição de competências legislativas expressas e residuais, respectivamente, aos Estados Federados e aos Municípios.
	
	A existência de órgãos apropriados para o controle de constitucionalidade, incumbindo aos Estados Federados a instituição de representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos federais, estaduais e municipais diante da Constituição Estadual;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201702282971)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	No que se refere ao estado de natureza que se constitui, na concepção de Locke, na maneira de viver dos homens em uma sociedade pré-política, é correto afirmar que:
		
	
	Os homens nesta condição estão completamente destituídos de direitos, dependendo tão somente do soberano para sua sobrevivência e seu agir no mundo.
	
	Tal como na doutrina aristotélica, Locke entende que o indivíduo precede a sociedade.
	
	O estado de natureza se apresenta como uma construção teórica, não correspondendo, segundo Locke, a qualquer condição de vida experimentada por alguma sociedade humana. 
	
	Diferentemente do estado de natureza hobbesiano que se baseava na insegurança e na violência, o estado de natureza lockeano se constituía em um estado de relativa paz, concórdia e harmonia. . 
	
	Ainda que haja liberdade no estado de natureza lockeano, a desigualdade é a marca da organização dos homens no estado de natureza.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201702687588)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com as estratégias do discurso político, no ambiente da retórica política, os atores do campo político tratam de:
		
	
	unicamente de mostrar as verdades desinteressadas.
	
	exclusivamente rejeitarem opiniões.
	
	construir a mentira, a sabotagem e a má gestão do serviço público.
	
	omitir opiniões.
	
	produzir consenso, rejeição ou adesão.
		
	
	
	 
	
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais