Buscar

JUNG, TRABALHO TEORIA DA PERSONALIDADE

Prévia do material em texto

A Estrutura da Alma- Jung
Como Jung define e caracteriza o consciente?
No texto a estrutura da alma de Jung já se começa dizendo que a consciência é coisas do mundo que podemos experimentar diretamente, com isto o consciente flui em torrentes para dentro de nós, vindas de fora sob forma de percepções sensoriais, quando sentimos, apalpamos, ouvimos, cheiramos, vemos, estamos tomando consciência do mundo. Com a tomada de consciência do mundo, segundo Jung, existem diversos processos aos quais é necessária a definição e até a caracterização da consciência, são estes, o processo de percepção e apercepção são processos de estrutura da alma altamente complexos a forma de diferenciar cheiros, objetos, tem-se também o processo de reconhecimento é uma diferenciação e comparação com o auxilio da memoria, no popular este processo denomina-se de pensamento, é a forma com que reconhecemos aquilo que percebemos, sentimos. É algo normalmente já visto antes ou que o pensamento irá descobrir, outro processo é o de avaliação, quando percebemos e reconhecemos temos de definir o que isto nos causa se é agradável, desagradável pode ser chamado de processo de sentimento, o processo intuitivo é a percepção das possibilidades inerentes a uma dada situação, o processo volitivos são considerados de livre-arbítrio, o último processo da consciência é o instintivos este se origina do inconsciente se caracterizam pela ausência de liberdade ou pela compulsão. O consciente é algo complexo, pois é com ele que sentimos, pensamos, reconhecemos e agimos, é tudo aquilo que se toma forma de alguma maneira. A consciência é traduzir criativamente o mundo exterior para a realidade visível.
 
Como Jung define e caracteriza o inconsciente coletivo?
Jung em seu texto A estrutura da alma fala que inconsciente coletivo é como uma herança imemorial de possibilidades de representação, não é individual, mas comum a todos os homens e mesmo a todos os animais, e constitui a verdadeira base o psiquismo individual, o que se entende por inconsciente coletivo é que são pensamentos, histórias, mitos, verdades que todos os seres humanos conhecem por isto tem características bem mitológicas, é possível julgar que o inconsciente coletivo é constituído de algo semelhante a temas ou imagens de natureza mitológica, e, por esta razão, os mitos dos povos são os verdadeiros expoentes do inconsciente coletivo. Então dizemos que o inconsciente coletivo é tudo aquilo que o coletivo tenta descobrir, através de fantasias, sonhos, são os sonhos que muitas pessoas têm, têm características mais coletivas, de que muitas pessoas sonham, fantasiam, tentam descobrir estes pensamentos inconscientes. Para terminar Jung contou que inconsciente coletivo é a formidável herança espiritual do desenvolvimento da humanidade que nasce de novo na estrutura cerebral de todo o ser humano. Caracteriza-se também por ser mais complexa de perceber, por ser algo bem profundo da alma humana, sendo muito importante para o ser humano, pois são os sonhos e algo que relaciona com o seu ser, com a sua essência e com as mitologias do mundo. 
Como Jung define e caracteriza o inconsciente pessoal?
Segundo Jung (2000, p.83) O inconsciente pessoal que se compõe, primeiramente, daqueles conteúdos que se tornam inconscientes, seja porque perderam sua intensidade e, por isto, caíram no esquecimento, seja porque a consciência se retirou deles (é a chamada repressão) e, depois, daqueles conteúdos, alguns dos quais percepções sensoriais, que nunca atingiram a consciência, por causa de sua fraquíssima intensidade embora tenham penetrado de algum modo na consciência. O que se fala de inconsciente pessoal é que são os sonhos, fantasias, o conteúdo inconsciente individual de cada pessoa e como isto se relaciona com o mundo, da forma latente. São as formas que cada individuo reprime de algum jeito, para assim chegar ao consciente. No inconsciente pessoal o caracterizamos com os sonhos, as fantasias, as repressões que cada individuo faz sobre sua existência, personalidade, essência e a forma como isto é guardado para algum dia manifestar de alguma forma, são conteúdos que ainda não estão maduros o suficiente para tomar a forma do consciente. É uma estrutura e processos muito complexos, pois esta tudo dentro da alma, onde não estão prontos a se tornar conscientes, vivos para o individuo. 
Destacar outros pontos importantes sobre o texto?
O texto traz vários conteúdos a serem estudados com o consciente e inconsciente, o que mais me chamou a atenção e acho importante ressalvar são os exemplos que Jung desenvolveu com os sonhos de seus pacientes, cada parte do sonho e do que o individuo viveu faz parte do seu ser e do consciente e inconsciente. Uma parte importante é quando se fala da mitologia com um tipo de característica do inconsciente coletivo, pois todos sentimos curiosidade em saber sobre o Sol a Lua e o que aconteceu e como aconteceu, como foi criado. Nos conteúdos conscientes percebe-se o quão complexo e quanto manifestamos eles, quando pensamos, sentimos, intuímos algo isto nos faz seres humanos em sua consciência, e os processos inconscientes são ainda mais complexos por não sabermos o conteúdo concreto, pois está no mais profundo da alma humana. O que Jung quis contar era como o ser humano é complexo em sua totalidade, mostrando toda sua estrutura e individuação. 
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE PSICOLOGIA
ANA PAULA DE OLIVEIRA BATISTA- 811.278
TEORIAS DA PERSONALIDADE III- JUNG
A Estrutura da Alma
Ribeirão Preto/SP
Setembro 2014

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes