Buscar

APOL 1 NOTA 100 Empreendedorismo e Fundamentos de Gestão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A seguir, algumas afirmações a respeito da produção em massa e da padronização das peças. 
 I. A produção em massa se baseia em peças e componentes padronizados e intercambiáveis e especialização do trabalhador.
II. Para alcançar a padronização, Ford passou a utilizar o mesmo sistema de calibragem para todas as peças, em todo o processo de manufatura.
III. A produção em massa consiste em produzir produtos exclusivos e em escala menor do que o habitual.
IV. Na produção em massa, cada etapa do processo produtivo é realizada por um trabalhador diferente.
É correto que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	Você acertou!
De acordo com a Aula II páginas 8 e 9 somente as laternativas I, II e IV estão de acordo com os conceitos que versam sobre os três princípios de Ford para acelerar a produção.  
Ford pensou que o maquinário, o material, a mão de obra e o design do produto deveriam ser padronizados para garantir a qualidade da produção das peças e componentes. Cada etapa era realizada por um trabalhador diferente e especializado naquela função para garantir a eficácia. O uso da calibragem visava garantir que as peças e componentes estavam sendo produzidos nas mesmas condições e características planejadas.
A alternativa III está incorreta porque a principal característica da produção em massa é justamente a padronização dos processos para reduzir custos e garantir a qualidade dos produtos produzidos.
	
	E
	
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Em relação a liderança para a criatividade, temos que destacar o papel que o empreendedor desempenha nesse processo. Nesse sentido, espera-se do  perfil empreendedor o desenvolvimento da característica de liderança para a criação de um ambiente favorável a criatividade. A criatividade não deve ser apenas algo exclusivo do empreendedor, mas também, das pessoas que caminham com ele.
Com base no texto anterior, analise as afirmações abaixo que versam sobre a liderança para a criatividade
I. O papel do líder empreendedor é apoiar e incentivar seus liderados a serem bem sucedidos.
II. O líder empreendedor deve gerar entusiasmo, despertar o interesse e induzir a ação de seus liderados.
III. O empreendedor deve estar ciente de que quanto mais liberdade der aos seus liderados, maiores serão as chances de perder o comando.
IV. O espaço dado pelo empreendedor para a criação dentro da empresa tem pouca influencia para a criatividade do negócio.
É correto o que se afirma apenas em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas.
Você acertou!
De acordo com o livro base A caminhada empreendedora página 54-55, que versa sobre o tema "a liderança para a criatividade", somente as alternativas I e II estão corretas porque abordam diretamente as atitudes esperadas pelo empreendedor em relação a criatividade no negócio.
A alternativa III está incorreta porque não existem relação alguma da perda de comando do líder empreendedor com a liberdade para a criação.
A alternativa IV está incorreta porque o espaço dado para a criatividade no negócio tem total influencia nos resultados.
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 3/5 - Fundamentos de Gestão
Frederick Winslow Taylor ficou conhecido como o pai da administração científica. Em seus estudos, observou problemas no processo produtivo da empresa em que trabalhava, o que o motivou a realizar pesquisas sobre a divisão do trabalho, incentivos ao trabalhador, a integração dos departamentos, o conflito entre supervisores e operários entre outras questões. As observações de Taylor, foram significativas e deram motivos para o estabelecimento do chamado Movimento da Administração Científica que teve início na Sociedade Americana dos Engenheiros Mecânicos (ASME).
Assinale a única alternativa correta que apresenta os 4 princípios básicos da administração cientifica de Taylor:
Nota: 20.0
	
	A
	princípio da força, local, plano e das metas
	
	B
	princípio do planejamento, preparo, controle e execução.
Você acertou!
De acordo com a Aula II página 6:
A alternativa II é a única correta conforme a teoria sobre os Princípios básicos da Administração Científica de Taylor.
A alternativa I está incorreta porque o princípio da força não faz parte dos princípios básicos, trata-se de conceitos de produção.
A alternativa III está incorreta porque multiplicar não tem relação com os princípios básicos da administração, tem relação com conceitos produtivos e não administrativos.
A alternativa IV está incorreta porque conversação não tem relação alguma com os Princípios básicos da Administração Científica de Taylor.
A alternativa V está incorreta porque alimentação não tem nenhum tipo de relação com os Princípios básicos da Administração Científica de Taylor.
	
	C
	principio do saber, realizar, fazer e multiplicar.
	
	D
	principio da realização, manutenção, elaboração e conversação.
	
	E
	principio da iluminação, coordenação, alimentação e ação.
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto abaixo:
Nas considerações finas do “Estudo de Tendências e oportunidades de negócio em Goiás”, desenvolvido pelo SEBRAE GOIÁS há a seguinte abordagem: “As oportunidades identificadas são baseadas nas necessidades e nos anseios que os consumidores demonstraram em nossos estudos. Vale ressaltar que todo empreendimento começa com uma oportunidade de negócios que, ao ser identificada, deve ser analisada detalhadamente. E os profissionais do Sebrae Goiás, envolvidos no processo de esclarecimento e direcionamento dos potenciais empreendedores, devem enfatizar o cuidado que eles devem tomar em contextualizar a oportunidade à sua devida realidade, capacidade de investimento, nível de conhecimento (se é necessário maior especialização e os passos que devem ser tomados), localidade, entre outros, encorajando o planejamento, a pesquisa de mercado, enfim, todos os cuidados necessários que o início de um empreendimento demanda”.
Analise as afirmações abaixo, de acordo com o texto apresentado:
I- Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida.
II- Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor apenas um alto poder de imaginação e abstração da realidade.
III- O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio.
IV- Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	Você acertou!
Alternativa “B”. Apenas a última é pertinente, pois realizar pesquisa de mercado é essencial e independe do porte do negócio a ser criado em termos do aproveitamento de oportunidades de negócio. Não há qualquer referência relacionada ao fato de oportunidades terem de ser aproveitadas por moradores do local de ocorrência da mesma, considerando que isso pode e deve acontecer, mas não é algo exclusivo a eles. Por mais que se use a criatividade, o processo de identificação de oportunidades também é um exercício racional, formal e de pesquisa, portanto, utiliza não somente o lado criativo do empreendedor, mas também seu lado racional e lógico, calcado na realidade do local e as efetivas condições materiais, humanas e de mercado. Sobre o que considerar em termos temporais na identificação de oportunidades, não se deve restringir à realidade atual. É de extrema importância o estudo do histórico e tendências do mercado. Sendo assim, as três primeiras afirmações não correspondem à realidade de identificação de oportunidades. (Aula 2)
	
	C
	
	
	D
	
	
	E
	
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Em se tratando da produção em massa, cada etapa do processo produtivo é realizada por um trabalhador diferente,
cada pessoa e cada grupo tem uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo bem-definido. As qualificações dos trabalhadores resumem-se apenas no conhecimento especifico da tarefa. Diante disso, Henry Ford adotou três princípios para acelerar o processo de produção, o princípio da intensificação, da economicidade e da produtividade.
Abaixo, algumas afirmações a respeito dos três princípios de Henry Ford para acelerar o processo de produção:
I. O princípio da intensificação consistia em diminuir o tempo de duração com a utilização imediata de equipamentos e matéria prima e a rápida colocação do produto no mercado.
II. O princípio da economicidade consistia em reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria prima em transformação para que o carro fosse pago a empresa antes de vencido prazo de pagamento.
III. O princípio da intensificação diminuía parcialmente o tempo de duração porque a os equipamentos não eram utilizados de imediato e a colocação no mercado era feita muito tarde.
IV. O princípio da produtividade consistia em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período, por meio da especialização e da linha de montagem.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	
	
	B
	
	
	C
	
	
	D
	Você acertou!
De acordo com o conteúdo da Aula II páginas 8 e 9 somente as alternativas I, II e IV estão de acordo com os três princípios de FORD para acelerar a produção.
Para acelerar a produção, Ford adotou três princípios que, de acordo com Chiavenato (2004), são:
	Princípio da intensificação: diminuir o tempo de duração com a utilização imediata dos equipamentos e matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado. 
	 Princípio da economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em transformação, para que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento. 
	Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período, por meio da especialização e da linha de montagem. 
A alternativa III está incorreta porque os equipamentos eram sim utilizados de maneira imediata para que os produtos pudessem ser colocadas rapidamente no mercado para consumo.
	
	E

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes