Buscar

IMPRESSÃO DIGITAL (plotter/ router/recorte digital)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Impressão Digital no papel
O que é? 
 
É um tipo de impressão feita com matriz digital, é a mais próxima do método de impressão doméstico.
Chamamos de digital toda impressão de documentos ou imagens a partir de um computador direto à impressora, ou seja, sem a interferência de matrizes como fotolitos, chapas, filmes, telas ou outros. Temos contato quase todos os dias com diferentes tipos de impressos feitos a partir desta técnica: panfletos, folders, convites, cartões de visita, dentre tantos outros impressos, são, atualmente, frutos da impressão digital. 
Vantagens
Com um processo de produção mais enxuto, de mecânica mais simples que o método offset, com menor necessidade de ajustes e acertos no maquinário a cada demanda, a impressão digital é vantajosa principalmente para tiragens menores. Sua flexibilidade permite a inserção de dados variáveis. 
Como não é necessária a preparação e troca de chapas, assim como ajuste do maquinário para cada demanda, há ganho de tempo na produção, ideal para quem tem prazo curto.
 A impressão de modelo para aprovação é 100% idêntico ao restante do pedido e possui baixo custo. Ou seja, se o prazo é curto, possui pouca verba, o número de impressos promocionais é pequeno ou há dados variáveis, como endereços, a impressão digital é uma solução.
Desvantagens
Menor qualidade: a impressão digital apresenta algumas limitações nos tons verdes, laranjas e cinzentos e, quando comparada com a tecnologia offset, a qualidade do produto final é inferior. 
O custo unitário é muito alto, principalmente quando necessário acabamento especial, possui fragilidade na impressão de grandes quantidades e dependência muito grande da assistência técnica especializada. 
O processo 
O principal meio deste tipo de impressão é o sistema eletrônico e impressoras a laser que imprime todas as cores de uma só vez diretamente no papel. Neste método, é possível trabalhar com diferentes tamanhos de impressão. 
Em impressoras digitais que trabalham com grandes formatos é possível atingir até 2.400 dpi de resolução enquanto a offset trabalha com a resolução ideal de 300 dpi.
A transferência da tinta para o papel por uma impressora digital pode ocorrer de diversas maneiras, depende de qual impressora é utilizada.
São elas: 
Ink Jet: Possui um reservatório de tinta chamado de cartucho e, basicamente, comporta as quatro cores padrões “CMYK”. O computador transfere a informação para um “chip”, posicionado nas cabeças de saída da tinta, que são quatro ou múltiplos de quatro, por conta das cores primárias. Ele define o quanto de tinta liberar naquele espaço de papel e, assim, compõe as imagens, combinando as cores.
Piezo Electric: Nesse processo o “chip” dá lugar a um cristal, que através de descargas elétricas define a quantidade de tinta que será transferida em determinado espaço no papel. Aqui também são utilizadas as cores básicas CMYK.
São elas: 
Laser: Os compartimentos de tintas são chamados de Toner e a tinta se encontra no estado de pó. São também quatro toners, contendo as cores CMYK, uma em cada compartimento. Um cilindro é atingido por raios laser, que invertem a polaridade de alguns pontos dele. Os pontos que não sofreram alteração de polaridade formam a imagem a ser impressa. Esse cilindro tem contato com os toners e o pó adere nos pontos da imagem. Logo em seguida, o cilindro rola sobre o papel e transfere a tinta. O papel é submetido a um processo de Fusão através de calor e pressão, formando o material final.
Indicações
O processo de impressão digital é destinada para projetos de pequenas tiragens. 
Peças / amostras
Alguns exemplos são: zines, imagens para quadros, e cardápios de pouca quantidade. 
Vídeos
Vídeos
Corte Router
O que é corte Router? 
O corte com Router é um processo de recorte computadorizado — uma forma de fazer o acabamento de corte em chapas rígidas. Este método é feito por meio de um equipamento de corte CNC (Comando Número Computadorizado), com o qual se torna possível transformar um desenho vetorizado em peças. 
Estes artigos podem ser exclusivos, o que trará um diferencial para o projeto, agregando valor aos produtos e soluções de marketing.
Vantagens 
O corte router pode ser empregado nos materiais em que o corte laser não se ajusta, como o PVC Expandido e o PS, além de outros, como o MDF, acrílicos, alumínio composto (ACM) e espuma XPS.
No corte com router pode-se fazer cortes com rebaixo, diferentemente do corte laser. Com o router, há como definir a espessura que pretende rebaixar ou remover da superfície.
Dependendo do tipo de material e do desenho, é possível cortar diversas chapas por hora com o router. Esta velocidade é uma grande vantagem, pois, reduzindo-se o tempo nos processos, também serão reduzidos os custos da produção.
Como todo sistema é controlado por meio de softwares especiais, essa configuração possibilita mais precisão e exatidão no serviço. 
Vantagens
Desvantagens
Não consegue trabalhar pequenos formatos.
Geralmente é cobrado por hora de trabalho da máquina o que pode tornar o serviço caro, dependendo do projeto. 
O processo 
Um Router tradicional CNC move-se em três direções. Essas três orientações referem-se aos ângulos X, Y e Z do router. O eixo X é o mais longo e executado de frente para trás. O Y é executado da esquerda para a direita. E o eixo Z corre para cima e para baixo. Através do desenho, o computador passa o comando de corte para que a máquina execute os talhos.
Os arquivos dos desenhos precisam ser enviados em vetores, e por meio de um software, o computador converte os comandos para um sinal digital, daí são elaborados os trajetos para a máquina.
Indicações
O serviço é indicado em casos em que o corte deve ser bastante preciso, sendo útil para vários setores: indústria, prototipagem, arquitetura, artesanato e empresas de comunicação visual.
Peças / amostras
Corte Router
Video
Corte Router
Recorte Eletrônico
O que é recorte Eletrônico? 
 
Recorte Eletrônico é um processo de recorte realizado em maquinas ploter geralmente realizado para materiais mais sensíveis como, adesivos. 
A plotter utilizada para recortar o adesivo é similar a uma plotter de impressão, sendo que no lugar das cabeças de impressão, há uma faca de corte.
Existem diversos tipos de adesivos que podem ser utilizados para corte, como: calandrado, cast, refletivo, translúcido, jateado e muitos outros, e a escolha do tipo certo é fundamental para garantir a durabilidade e o efeito desejado da sinalização.
Vantagens
Maior durabilidade das cores quando em ambiente externo, principalmente se tiver em exposição ao sol
Bom custo/Benefício
Grande opções de cores, inclusive cores especiais, como prata e dourado
Fácil aplicação
Do mesmo modo que a Router, a Plotter de recorte eletrônico é controlado por meio de softwares especiais, possibilitando mais precisão e exatidão no serviço. 
Vantagens
Desvantagens
Apesar da longa duração em relação a outros tipos de materiais, o material possui um tempo de vida útil e precisa ser trocado de tempos em tempos.
Mesmo com um bom custo/benefício, é um material que demanda um investimento relativamente alto em comparação com outros materiais promocionais.
O processo 
Após a impressão, o equipamento de recorte eletrônico efetua a leitura dos registros que foram impressos junto com o material e inicia o corte de acordo com o arquivo de corte, que deve ser preparado junto com o arquivo de impressão.
Os arquivos para recorte eletrônico podem ser criados com softwares de criação de imagens vetoriais como Corel Draw ou Ilustrator. 
É necessário lembrar de transformar os textos em curva, sem conter imagens nos arquivos. Além disso, os arquivos devem ser salvos com as extensões CDR, EPS ou AI.
indicações
O Recorte Eletrônico é indicado para:
Decoração de ambientes;
Decoração de vitrines de lojas;
Janela de Vidros em geral;
Personalização de produtos;
Personalização de veículos.
Para instalar o adesivo
de recorte eletrônico é necessário utilizar uma máscara de transferência para que os pedaços do adesivo já “depilados” possam ser transferidos do papel (liner) para a superfície desejada. Sem essa máscara de transferência não é possível colar o adesivo já montado, somente pedaço por pedaço, o que dificultaria muito a instalação.
visitas
A visita para pesquisa sobre Corte Router e Recorte Eletrônico foi realizada na gráfica Imprime Art
Peças / amostras
Recorte Eletrônico
Personalização de veículos.
Video
Recorte Eletrônico
Plotter
O que é 
uma Plotter? 
É uma impressora criada para imprimir conteúdos em grandes dimensões sem perda de qualidade ou dimensão que ocorre nas impressoras tradicionais, exemplos de uso são a impressão de plantas arquitetônicas, mapas, projetos de engenharia, algoritmos para exibição e outros e podem utilizar diversos tipos de papel como papel comum, fotográfico, película, vegetal, autoadesivos lonas e tecidos especiais.
Vantagens 
São capazes de trabalhar em grandes folhas e ainda manter a resolução de alta qualidade;
Imprimem em uma grande variedade de materiais;
Pode desenhar em chapa de aço, madeira compensada, alumínio, plástico, papelão e quase todo o material de folha plana;
São eficientes, reproduzem em grande escala, precisão e com velocidade;
Pode salvar todos os padrões e modelos no disco sem qualquer degradação.
Desvantagens
A plotter ocupam mais espaço do que as impressoras comuns. 
O preço de um plotter é muito maior do que o preço de impressora. 
O processo 
Destinada a impressão de desenhos vetoriais, permitindo impressão de imagens em grande formato com qualidade fotográfica, chegando a 2400 dpis de resolução. 
Plotters de impressão, dão saída como as impressoras desktop convencionais, utilizando programas específicos que aceitam arquivos convencionais de imagem como TIF, JPG, DWG, EPS e outros. Essas impressoras podem usar diversos suportes como papel comum como: fotográfico, película, vegetal, autoadesivos, lonas e tecidos especiais. 
Plotters de recorte, na qual uma lâmina recorta adesivos de acordo com o que foi desenhado previamente no computador, através de um programa vectorial. O material assim produzido é utilizado na personalização de frotas de veículos e ambientes comerciais, como fachadas, vitrines, confecção de banners, luminosos, placas, faixas, entre outros.
Peças / amostras
Plotter de Impressão
Peças impressas pela Plotter.
Video
Plotter
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais