Buscar

MAPA INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

M.A.P.A.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 53.2017
Professora: Ms. Crislaine Rodrigues Galan
Aluno: Ramon Gasparelli Lisboa	
RA: 1746315-5
Existem várias formas de classificar os sistemas de produção. As formas mais conhecidas são: a classificação pelo grau de padronização dos produtos, pelo tipo de operação que sofrem os produtos e pela natureza dos produtos.
Por grau de padronização dos produtos: são classificados como sistemas que produzem produtos padronizados, e sistemas que produzem produtos sob medida. Produtos padronizados são bens ou serviços que apresentam alto grau de uniformidade, são produzidos em grande escala, sendo que nesse sistema produtivo os métodos de trabalho contribuem para uma eficiência maior do sistema, favorecendo a redução dos custos. Produtos sob medida são bens ou serviços designados para um cliente específico, sendo geralmente produzidos em lotes unitários e por serem específicos a um dado cliente, não são estocados. Nos produtos sob medida é difícil padronizar os métodos de trabalho e os recursos produtivos, o que faz com que os produtos tornam-se mais caro que os padronizados.
Por tipo de operações: os sistemas de produção podem ser classificados, segundo seu tipo de operação em dois grandes grupos: processos contínuos e processos discretos. Processos contínuos envolvem a produção de bens ou serviços que não podem ser identificados individualmente e os processos discretos envolvem a produção de bens ou serviços que podem ser isolados, em lotes ou unidades, cada lote ou produto pode ser identificado individualmente em relação aos demais.
Pela natureza dos produtos: os sistemas podem estar voltados para a geração de bens ou de serviços. Quando o produto fabricado é algo tangível, isto é, podendo ser tocado e visto, diz-se que o sistema de produção é uma manufatura de bens. Por outro lado, quando o produto gerado é intangível, podendo apenas ser sentido, diz que o sistema de produção é um prestador de serviços.
Classificação dos sistemas produtivos
Classificação do Sistema Produtivo
Nome da Empresa: LIDERROLL INDUSTRIA E COMÉRCIO DE SUPORTES ESTRUTURAIS LTDA.
Produto/serviço produzido: ROLETE (SUPORTAÇÕES PARA TUBOS)
Classificação do Sistema Produtivo
Por grau de padronização dos produtos (Identifique e descreve as características)
Por tipo de operações (Identifique e descreve as características)
Pela natureza do produto (Identifique e descreve as características)
Classificação do Sistema Produtivo
a) Por grau de padronização dos produtos 
O grau de padronização da Liderroll é por produto sob medida. A empresa produz os roletes de acordo com a necessidade do cliente. Com isso, são produtos que não estão em estoque para pronta entrega e os lotes normalmente são unitários, pois o cliente especifica o tamanho da obra em que vai ser utilizado o produto, e a empresa calcula a quantidade de roletes necessário. Também são produtos mais caros e de grande capacidade ociosa.
Classificação do Sistema Produtivo
b) Por tipo de operações
O Tipo de operação é por processos discretos, subdividido em processo por projeto. Que tem como finalidade o atendimento de uma necessidade específica do cliente. O produto é projetado em estreita ligação com os clientes, de modo que suas especificações impõem uma organização dedicada ao projeto. Exige-se alta flexibilidade dos recursos produtivos.
Classificação do Sistema Produtivo
c) Pela natureza do produto 
A natureza dos roletes produzidos pela Liderroll são de manufatura de bens. Pois é um produto que pode ser tocado, algo tangível. Desde sua projeção, fabricação, até a peça finalizada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais