Buscar

Psicologia Jurídica - RESUMO - PARTE 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) (A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO MATERNO ( DONALD WINNICOTT ) (
 ↳ Para ele, a dependência é o principal aspecto da infância e o desenvolvimento do lactante é facilitado pelo “cuidado materno suficientemente bom”. “Por mãe”, deve se entender a mãe biologia ou quem faça as vezes.
 A conseqüência de uma “mãe não suficientemente boa” é a incapacidade de dar inicio a maturação do ego ou fazê-lo de maneira distorcida. Ele considera o “amor” como a necessidade da criança em desenvolvimento, a qual “precisa ser tratada como criança que é e não como adulto”. Reconhece, contudo, a influência do ambiente na construção de uma base psicológica sólida.
 Winnicott destaca que os adolescentes alargam o circulo de influência da sociedade, abarcando novos fenômenos. O desenvolvimento psicológico não para aí: “Deve-se esperar que os adultos continuem o processo de crescer e amadurecer, uma vez que eles raramente atingem a maturidade completa”.
 
*** Complemento: O desenvolvimento psíquico começa na relação mãe-bebê. A dependência é o principal aspecto da infância e o desenvolvimento é facilitado pelo cuidado materno “suficientemente bom”.
↳ Reconhece a influencia na construção de uma base sólida (vide caso Guguinha)
↳ Desde criança ele mexe com carros, logo, só queria saber de andar correndo.
↳ Essa criança que dependia de carrinhos na adolescência, ele tenta se socializar e aumentar o seu círculo de amizades, buscando amadurecimento.
2) ( TEORIA DE CAMPO (Relação figura e fundo e o individuo no campo de forças) (KURT LEWIN)
 ↳ Criador da psicologia-social.
 ↳ Teoria de campo: O comportamento é uma função do campo que existe no momento em que ele ocorre. Lewin concentra-se na situação psicológica momentânea. (Sala de aula [campo] = silêncio [comportamento] ).
 ↳ Utiliza o conceito de energia psíquica, empregada pelo organismo para dar conta das tenções que surgem no campo de forças.
A tenção aumenta quando surge uma necessidade (sexo, fome, sede, desejo) e, para ele, somente interessa as necessidades no momento do comportamento, porque ocasionam a ação.
 ↳ Os fatores sociais são os principais determinantes da sociedade (a sociedade cria necessidades).
 ↳ Ter as coisas.
 ↳ O ambiente afeta o individuo e vice-versa.
3) TEORIA DO CONDICIONAMENTO/APRENDIZAGEM -- (SKINNER)
 ↳ O comportamento resulta da interação entre o indivíduo e o ambiente.
 ↳ Um cérebro que aprende: 
 *** 1) Condicionamento simples:
 ↳ Estímulo leva à uma resposta (comportamento reflexo/ comportamento respondente).
 Ex: “Pisar no cigarra = Você tira o pé sem pensar”.
 *** 2) Condicionamento operante:
 ↳ O indivíduo realiza uma ação sobre o meio e recebe uma resposta (estímulo), o comportamento antecede o estímulo, ou seja, você tem que lutar para ganhar. ( CARTEIRA OAB, DIPLOMA, SUCESSO ♥_♥)
 ↳ A realização de um determinado comportamento operante depende: 
 2.1 ( De REFORÇO (fortalece o comportamento e aumenta a sua freqüência).
 ↳ “ A professora me deu 0,5 para eu manter tal comportamento.” (reforço)
 
 2.2 ( Da freqüência e intensidade do estímulo.
 ↳ É onde a resposta gera uma conseqüência e esta conseqüência afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente; se a conseqüência for reforçadora, aumenta a probabilidade, se for punitiva, além de diminuir a probabilidade de sua ocorrência futura, gera outros efeitos colaterais. (A resposta insatisfatória [punição] conduz ao comportamento oposto. Isto é, enfraquece o comportamento e diminui freqüência da resposta).
obs: No comportamento pode ocorrer o fenômeno da generalização de estímulos. (criança achar todos os padrastos más porque o dela é).

Outros materiais