Buscar

GESTÃO DE MARKETING

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
Atividade Avaliativa - ATPS
Gestão de Marketing
Profa. EAD Msc. Fabiana Biazetto
Carlos de Godoy - 7334554830
Kelvin Lino dos Santos – 1299517066
Simon Vinicius de Oliveira – 6506287566
Vanderlei da Cruz – 6757357932
Pindamonhangaba - SP
2014�
Carlos de Godoy - 7334554830
Kelvin Lino dos Santos – 1299517066
Simon Vinicius de Oliveira - 6506287566
Vanderlei da Cruz – 6757357932
ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS
Profa. EAD Msc. Fabiana Biazetto
Professor tutor presencial: Renato Ferreira
Professora tutora a distância: Renato Ferreira
Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Gestão de Marketing para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Pindamonhangaba - SP
2014
SUMÁRIO
Introdução											4
Fundamentos										5
Portfólio											6
Público-Alvo										7
Principais Concorrentes								7
Analise S.W.O.T										7
Posicionamento Atual da Organização						8
Estratégias do Mix de Marketing							9
Sugestões de Desenvolvimento do 4Ps e da Marca				10
Ações para Motivação da Força de Venda					10
Diagnóstico Estratégico								11
Formulações										11
Conclusão e Resultados Esperados						12
Referencias Bibliográfica								13
INTRODUÇÃO
De acordo com os estudos em que estamos abordando, neste conteúdo, nos mostra que o marketing esta presente em boa parte do nosso mundo, em melhores palavras é aquilo que nós faz chamar atenção por um produto ou serviço; marketing é resaltar as qualidades de um produto, fazendo que nos (consumidores) compremos eles em grande ou pequena escala, o meio mais usado para isso são a criação de promoções, coleções ou brindes.
 O marketing também esta ligado em disponibilizar os produtos ao cliente, no momento em que ele precisa ou em alguns casos em momentos que não precise, mais irá comprar pelo marketing que esta em torno daquele produto, ai o consumidor termina comprando por estar na “moda” e “atualidade”.
 A divulgação de um produto que esta sendo fabricado não é só colocar a vista do cliente como citamos anteriormente , mais sim procurar a venda em grande escala, trazendo a satisfação do cliente e um feedback positivo.
De acordo com Shilip Kotler, marketing é também um processo social, no qual indivíduos ou grupos obtém o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos e valor com os outros. É com estas palavras que faz nossa cadeia de suprimentos girar para cada dia mais rápido, para sanarmos nossas necessidades e ate as nossas necessidades superficiais, porque estamos num mundo consumista, exemplo, a Samsung lança um super celular nesse mês (maio de 2014) e se a mesma Samsung lança celular da mesma linha só que com duas ou três funções ou características diferente, o consumidor vai dar um jeito para pegar esse celular e no pensamento dele não ficar desatualizado
FUNDAMENTOS
Como desafio proposto para a escolha de uma organização de estudo, a escolhida foi a Uniodonto de Pindamonhangaba Cooperativa Odontológica; segue os dados e as explicações da organização:
Razão social: Uniodonto de Pindamonhangaba Cooperativa Odontológica
Nome fantasia: Uniodonto de Pindamonhangaba Cooperativa Odontológica
Ramo de negocio: Comercialização de planos odontológicos.
Atividades relevantes: Vendas de planos odontológicos a níveis diversificado (físico e jurídico).
Porte/Tamanho: Médio porte.
Produtos e serviços: Atendimento odontológico de urgência/emergência, procedimentos clínicos e cirúrgicos, radiografias, ortodontia, implantes e próteses e demais procedimentos odontológicos.
Endereço: Praça Padre João Faria Fialho, 51, Centro, Pindamonhangaba-SP.
Diretoria Executiva: Dra. Acilia Aparecida Lourenço, Dr. Hercule Martinez Peregrino e Adriano da Silva.
Breve histórico: A Uniodonto de Pindamonhangaba foi fundada no dia 13 de junho de 1997, iniciando suas atividades naquele mesmo mês. Tendo como objetivos e fundamentos desde a sua criação unir profissionais de odontologia em forma de cooperativa, com intuito de contribuir efetivamente com a saúde bucal de nossos beneficiários. A origem do capital inicial investido foi realizado pelos primeiros cooperados que se associaram, assim é feito ate os dias de hoje quando um novo profissional de odontologia tem o interesse de se associar, ele paga uma taxa, chamada de cota capital. Contamos hoje com cinquenta e sete profissionais de odontologia de diversas especialidades e ainda cerca de catorze funcionários administrativos que prestam serviços na sede (atendimento ao beneficiário, área comercial, financeiro, faturamento, estoque e cobrança).
Visão e Missão: Proporcionar a sociedade da qual fazemos parte serviços do ramo odontológicos com excelência e qualidade, isso com preços juntos e competitivos ao mercado, gerando satisfação aos nossos beneficiários e aos cooperados e colaboradores.
Valores: Espírito cooperativista, buscar oferecer os melhores serviços com qualidade, profissionalismo e criação de alianças e parceiras.
Objetivos: Atender nossos beneficiários com a melhor qualidade e satisfazendo suas necessidades.
Princípios: Proporcionar o crescimento da cooperativa em todos os ambitos e expansões dela. 
Logo da Uniodonto
PORTFÓLIO
Nossos serviços prestados ao beneficiário seguem as diretrizes impostas pela ANS (Agencia Nacional de Saúde), onde asseguram direitos e deveres tanto ao beneficiário do convenio odontológico como a organização prestadora do serviço. Por esse motivo temos como pensamento principal oferecer o melhor aos clientes e sermos o melhor para expandimos nossos serviços e oferecendo a mais clientes.
PUBLICO ALVO
A Unidonto de Pindamonhangaba tem como publico alvo a sociedade em geral, porque temos planos odontológicos para pessoa física e jurídica. Hoje a cooperativa chegou em um patamar de em media receber ao mês entre cem e duzentos novos beneficiários. A aquisição dos planos é feita por contratos que tem como cobertura todos os procedimentos que a ANS exige e ate temos alguns procedimentos a mais que oferecemos ao beneficiário sem nenhum custo a mais. O comportamento de compra é regular chegando a ser mensal ou quinzenal, compra feita para suprir as necessidades cotidianas como, por exemplo: material de escritório, limpeza, produtos do setor comercial e outros.
PRINCIPAIS CONCORRENTES
Hoje temos como principais concorrentes a Bradesco Dental, a AMIL e a mais nova que acaba de ser criada a Unimed Odonto; que é da cooperativa da Unimed Saúde ou Seguros Unimed. São organizações que não tem sede própria em nossa cidade e nem na região onde estamos localizados, porque elas têm uma política de criarem sedes apenas em grandes centros urbanos e capitais, tanto suporte ao seu cliente através de internet e telefone; e as empresas (pessoa jurídica) com agendamento de dia e horário, porque ocorre o deslocamento de um funcionário para realizar aquela visita.
Nossos serviços são pouco diferentes, é questões de procedimentos que cobrimos e as concorrentes não, isso por seguirmos as normativas da ANS. Um diferencial é o atendimento de urgência/emergência.
ANÁLISE S.W.O.T
Força: Demos como vantagens nossa infraestrutura, porque quase toda cidade brasileiras tem um sede, fora a regional e estadual, contamos com uma cobertura a nível nacional, independente de qual seja seu plano e outro diferencial que devemos resaltar é nossa tabela de cobertura que há procedimentos que as concorrentes não cobrem e que são importantes para o beneficiário que utiliza do plano, fora o serviço de urgência/emergência que é único no Brasil entre as organizações que prestam esses serviços odontológicos.
Fraquezas: Ainda estamos aprimorando nosso sistema interno, tal sistema queé responsável pela autorização de guias, cadastro de usuários e empresas, recebimento de pagamentos, emissão de carteirinhas, documentos, faturas e outros procedimentos diários.
Oportunidade: Em dados estatísticos apresentados em uma convenção da Uniodonto Federação Paulista, apontou que é esperado um crescimento mensal de 5% ao mês no âmbito estadual, por motivos que nossos concorrentes estão enfraquecendo e perdendo seus beneficiários para nossa cooperativa.
Ameaças: Apuramos e descrevemos como ameaças ou futuras ameaças o fortalecimento ou a criação de novas concorrentes independente do âmbito, podendo ser nacional ou regional.
POSICIONAMENTO ATUAL DA ORGANIZAÇÃO
Nossa organização esta em uma situação cômoda em termos de mercado, temos uma forte tabela de cobertura, sedes espalhadas no Brasil inteiro, profissionais qualificados e especializados, oferecemos abrangência nacional, dando comodidade ao nosso beneficiário que se estiver em viagem em Belém do Pará poderá marcar um horário com um dentista da Uniodonto e ser atendido normalmente, mesmo estando longe da sua residência e da Uniodonto onde fechou o plano odontológico.
Hoje somos considerados segundo a pesquisa e dados do site planos odontológicos com a qualidade de prestação de serviço regular com nota 0,79 pontos; em uma escala que é de zera a um ponto, sendo um melhor atendimento.
ESTRATEGIA DE MIX MARKETING
O mix de marketing ou 4p´s, são conhecidos como uma ferramenta de utilização no mundo da administração das empresas que significam; produto, preço, promoção e praça que são usadas para estudar o mercado onde será inserido um produto novo.
Estas palavras vieram do inglês que significam; product, price, place and promotion e trabalham em conjunto para alcançar e estudar metas nas empresas para novos planos.
Como já definimos acima o mix de marketing é dividido em quatro ferramentas, que em nossa organização estudada tem as seguintes utilizações.
Produto: Nosso produto é os serviços odontológicos para a população em geral, com isso sempre estamos tentando melhorar eles, compondo com novos atos cobertos e outras coisas.
Preço: Ferramenta que traz um diferencial considerado para o consumidor, porque muitos consumidores o valor faz com que eles escolham ou aderem aquele determinado serviço.
Praça: Temos uma praça ou área de atuação como é conhecida na organização, essa área é onde podemos comercializar nossos planos sem afetar ou prejudicar outra Uniodonto.
Promoção: Nossas ferramentas de promoção é descontos em mensalidades, isenção em inscrição, isenção em emissão de carteirinha e distribuição de brindes (escovas, pastas de dentes, fio dental e outros).
Nosso desafio pede para analisarmos o mix de marketing (ferramenta promoção), obtivemos com essa analise que estamos deixando a desejar, e que essa feramenta pode ser um diferencial num mercado tão competitivo como o de atualmente. Para sanarmos essa deficiência, a organização irá colocar antigos projetos em pratica como a panfletagem de foudes e editoriais, divulgação em outdoor, aumento das visitas dos representantes de vendas em campanhas, ações de marketing e em futuras organizações; também realizaremos reuniões com colaboradores para a criação de novas ideias.
SUGESTÕES DE DESENVOLVIMENTO DO 4Ps E PARA A MARCA DA ORGANIZAÇÃO
Em um bate papo com o gerente administrativo da organização (Lucas Fabiano Carlini) ele nos auxiliou na elaboração de estratégias para os 4 Os, muitas dessas estratégias ele nos informou que a organização pretende ate mesmo instalar e coloca-las em praticas para se desenvolver na imediações da organização, isso com o intuído de crescer e atingir as metas propostas a curto e longo prazo. Vejamos as estratégias:
Produto: Analisar a tabela de cobertura de nossos concorrentes e compor em nossa tabela os atos que elas cobrem que por algum motivo não cobrimos, elevando assim o “leque” de procedimentos que cobrimos, porque com essa ação teremos uma tabela mais composta.
Preço/Promoção: Analisarmos com os setores responsáveis se conseguimos diminuir o reajuste anual dos planos, podendo ate colocar alguns parâmetros para tal beneficio como: beneficiários que não ficaram inadimplentes com a organização nos últimos doze meses e outros parâmetros que podem ser pensados e analisados. Outro ponto é o investimento no cooperativismo oferecendo desconto aos beneficiários em organizações que são nossas parceiras, fazendo ambas desenvolverem.
Praça: Também ligado a ferramenta marketing devemos viabilizar a marca Uniodonto de Pindamonhangaba em ações culturais, em patrocínios esportivos, outdoor e meios de comunicação da nossa área de atuação (nossa praça).
AÇÕES PARA MOTIVAÇÃO DA FORÇA DE VENDA
Tais ações para a motivação da força de venda pode ser citadas as estratégias de desenvolvimento dos 4 Ps; outro meio que é viável para a organização é oferecer aos colaboradores do setor de venda uma porcentagem maior de comissão nas vendas realizadas.
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO
Ciclo de Vida dos Produtos (C.V.P)
O ciclo de vida de um produto significa o quanto ele se manterá no mercado ou ate quando uma empresa poderá investir nestes produtos para sua venda ou ate mesmo uma empresa no todo. Tais métodos é para não haver perda de matéria prima na linha de produção, ou no caso de um restaurante não haver desperdício de alimentos (alimentos com validade vencida ou que não foram armazenados corretamente).
O produto comercializado pela nossa organização é a prestação de serviços odontológicos para o publico em geral, por esse motivo podemos manter ou expor ele no mercado por tempo integral, por se tratar de um serviço que o cidadão necessita a todo o momento, ou melhor, sem data pré-definida, exemplos é os dos ovos de páscoa que é mais investido na época da páscoa. Não há canais de distribuição por ser tratar de um serviço executado diretamente no beneficiário
FORMULAÇÕES
Deixamos como formulações a criação de um setor de marketing, com um ou uma equipe de profissionais que tenha como suas funções principais viabilizar o crescimento do nome da organização (Uniodonto de Pindamonhangaba), para atrair novos beneficiários e ate mesmo beneficiários de nossas concorrentes.
Rever os resultados da analise S.W.O.T, porque através dela a organização pode crescer em determinado setores que já estão em bons passos, mais pode melhorar os mesmos, gerando mais lucro a organização.
Outra formulação que a organização poderia analisar é rever o quadro de funcionário, porque alguns funcionários podem se dispensados sem prejudicar o sistema da organização, isso deixaria a folha de pagamento menor; pode ate mesmo agrupar setores.
CONCLUSÃO E RESULTADOS ESPERADOS
Esperamos que com o levantamento desses dados e informações possamos contribuir com um desenvolvimento melhor da Uniodonto de Pindamonhangaba, para que todos finalizem essa etapa com objetivos alcançados, nós (alunos e desenvolvedores do projeto ATPS) com o conhecimento obtido nas etapas realizadas e esperamos com uma boa nota no final do projeto, fora isso também desenvolvemos técnicas pessoais (trabalho em equipe e outras); a organização por ter alguns levantamentos que possam utilizar para melhorar a sua marca, crescer e expandir.
Queremos resaltar que em todo processo a organização nós passou um primeiro pensamento que ficou marcado o “cooperativismo” que é ajudar ao próximo e com isso se ajudar; pensamento que é passado a todos os funcionários que entram na organização ou ate mesmo aos que atuam de maneira terceira.
Aprendemos que a ferramenta marketing inovou-se muitas outras ferramentas no seu contexto como, por exemplo, a S.W.O.T, levantamento de dados como portfólio, público-alvo, concorrentes, mix de marketing e outros que ajudam a organização se fortalecer se forem utilizados de maneira correta.
Com analise dos dados aqui mostrados esperamos que a Uniodonto de Pindamonhangaba possa utiliza-los e se desenvolver, alguns dos dados aqui iram fazer que o crescimentoocorra automático na organização.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
KOTLER, Philip. Marketing Essencial: Conceitos, Estratégias e Casos. 2. Ed. São Paulo: Pearson – Prentice Hall, 2005. PLT 198
http://www.uniodontopinda.com.br – Acessado em 16/04/2014
http://www.significados.com.br/marketing/ - Acessado em 24/04/2014
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_vida_do_produto - Acessado em 30/04/2014
http://www.cedet.com.br/index.php?/Tutoriais/Marketing/mix-de-marketing-4-pas-produto-preco-promocao-e-praca.html - Acessado em 30/04/2014
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvCuonq3RmAMzhiZWY0MGQtODU0Yy00NmM1LTg0ZDAtMWRiZTIwOTlODNh&hl=pt_BR - Acessado em 30/04/2014
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvCuonq3RmAYzM1ZjQ4OWQtYzMyZi00NDI0LWE2NjMtMGZjZTczMTlhYQx&hl=pt_BR - Acessado em 30/04/2014
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvCuonq3RmANzNjYjY1NmQtOGE4OS00YzFlLWI1YjMtZGI4YmRjZjY0Mj0&hl=pt_BR - Acessado em 10/05/2014
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvCuonq3RmAMTJiOTFhZjEtZmE4YS00MjI4LWE4MDAtZTEzNzZmNWRlWM3&hl=pt_BR - Acessado em 10/05/2014
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0BzvCuonq3RmAOGE3YmQ5NzgtMjE5OS00ODM2LTkzYTMtNTg0ZTUxMDIMDEz&hl=pt_BR - Acessado em 15/05/2014
� PAGE \* MERGEFORMAT �11�

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes