Buscar

Tudo sobre o Forum Desembargador Sarney Costa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
INFORMATIVOCONHECENDO O FÓRUM
EDITORIAL
O presente Informativo que ora disponibilizamos à comunidade forense e à população/sociedade tem um caráter especial que o distingue do tradicional Informativo mensal que é produzido pela Biblioteca contendo as atualizações da legislação em âmbito federal, estadual e municipal e que destina-se exclusivamente aos magistrados e demais servidores do Fórum, Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral da Justiça.
Este número foi idealizado por nós, equipe de Bibliotecárias do Fórum, com o objetivo de comemorar a passagem do Dia do Servidor Público (28/10/2007) e homenagear todos os colegas servidores apresentando a eles, bem como à sociedade maranhense que utiliza os serviços judiciais do Fórum da Comarca de São Luís todas as atividades que são aqui desenvolvidas numa linguagem simples e acessível.
Apresentar todos os setores e diversos serviços que são realizados no Fórum é, ao nosso ver, um modo de descortinar um incrível e complexo mundo/universo que ainda é pouco conhecido por muitos, inclusive os seus próprios servidores, pois absorvidos no exercício diário de suas funções acabam perdendo a visão holística dos importantes trabalhos que são desenvolvidos no fórum, e com uma visão míope, perdem também a oportunidade de orientar melhor as pessoas que por aqui passam, e de interagir e colaborar com outros setores e colegas para o engrandecimento coletivo do judiciário maranhense com a oferta de uma prestação jurisdicional cada vez mais eficiente e de maior e melhor qualidade.
As pessoas que freqüentam o Fórum, sobretudo pela primeira vez, também precisam estar informadas sobre os serviços que aqui são realizados e estão à sua disposição, visto que é comum experimentarem certa dificuldade para encontrar o serviço/setor adequado para o atendimento de suas demandas, e foi pensando principalmente nelas que criamos esse Informativo.
Além de dar a conhecer às pessoas o importante trabalho que é aqui realizado temos também nesse Informativo a honra de ofertar um pequeno texto contendo informações históricas sobre o fórum, a construção da sua sede atual, o início do seu funcionamento e as personalidades jurídicas e políticas que na época estavam em exercício no cenário maranhense.
A elaboração desse pequeno texto nos enche de alegria, pois nele se tem registrada, cremos que pela primeira vez, um pouco da história desse importante órgão da justiça maranhense, antes totalmente desconhecida e muito procurada pelas pessoas, de servidores a estudantes. Todas essas informações históricas aqui apresentadas foram conseguidas com muito esforço e certa dificuldade a partir da colaboração valiosa de pessoas que acompanharam a criação e o crescimento do fórum, servidores que hoje já estão aposentados.
Esperamos que esta seja a primeira versão de um texto versando sobre a história desse órgão e que ele possa vir a ser complementado com a ajuda de outros que conheçam bem sua história e queiram colaborar para o registro e resgate da memória de parte importante do judiciário maranhense (o Fórum) a fim de que ela esteja disponível e ao alcance das gerações atual e futuras.
Conheçam agora todas as ‘peças’ que contribuem para fazer essa maravilhosa engrenagem que é o Fórum, funcionar todos os dias.
Teresa Guimarães
Chefe da Divisão de Biblioteca do Fórum
e a Equipe de Bibliotecárias:
Vanessa Gomes
Rita Barroso
Jakelina Portugal
�
FÓRUM DES. SARNEY COSTA
Um pouco da sua história
Fórum é o local que abriga as instalações do Poder Judiciário em uma determinada comarca. O Fórum Des. Sarney Costa é o fórum da comarca de São Luís, vinculado portanto, à Justiça do Maranhão. Ele está diretamente ligado ao Tribunal de Justiça do Estado maranhense, sendo que administrativamente está subordinado à Corregedoria Geral da Justiça.
O Fórum recebeu esta denominação na sessão plena do TJ do dia 23 de setembro de 1987 (publicada pela Resolução nº 008, de 28 de setembro do mesmo ano) em homenagem ao Des. Sarney (de Araújo) Costa, pai do ex-presidente da República, o maranhense José Sarney, que assumiu como desembargador em 11 de novembro de 1953.
Inicialmente o Fórum funcionou no andar térreo do prédio do Tribunal de Justiça, na Pça D. Pedro II, onde hoje funcionam alguns setores da Corregedoria Geral da Justiça.
Somente por volta do ano de 1982, durante o Governo de João Castelo Ribeiro Gonçalves é que foi iniciada a construção do prédio atual que hoje é a sede do Fórum. Seis anos mais tarde, exatamente em 04 de setembro de 1988, é que essa sede veio a ser inaugurada, na administração do Des. Carlos César de Berredo Martins, Presidente do Tribunal de Justiça; do Corregedor, Des. Juvenil Amorim Everton; e no Governo de Epitácio Cafeteira Afonso Pereira, possuindo, portanto, agora em 2009, 21 anos de inauguração e funcionamento.
A nova sede foi construída com o intuito de abrigar todas as varas de justiça. Porém, com o passar dos anos, as demandas da sociedade em busca de resolver seus conflitos foram aumentando gradativamente, e com isso o número de varas foi crescendo, e se adaptando à procura pela prestação jurisdicional, de modo que atualmente existe um total de 40 varas funcionando nesse prédio.
Funcionam no prédio do Fórum um total de 40 varas de justiça, cada uma com suas respectivas Secretarias Judiciais, as quais estão assim distribuídas: 9 Cíveis; 7 de Família; 1 de Interdição, Sucessão e Alvará; 11 Criminais, sendo 1 de Crimes de Ordem Tributária; 8 da Fazenda Pública, 3 das quais tratam de Execuções Fiscais; 2 do Tribunal do Júri; 1 de Entorpecentes e Acidentes de Trânsito; e 1 de Cartas Precatórias Cíveis e Criminais, sendo que em outros pontos da cidade (bairros) encontram-se ainda 11 unidades dos Juizados Especiais Cíveis e das Relações de Consumo; 3 Juizados Especiais Criminais; 1 Juizado Especial do Trânsito (localizado no DETRAN); 1 Vara de Execuções Criminais e 2 Varas da Infância e Juventude (situadas respectivamente nos bairros do Centro e Madre Deus).
Além das varas de justiça com suas respectivas Secretarias Judiciais, funcionam ainda no prédio do fórum outros importantes setores e serviços tais como: a Biblioteca; o Juizado Especial Criminal; a Diretoria; a Coordenação Administrativa; a Contadoria Judicial; a Partidoria Judicial; a Secretaria de Avaliação Judicial; a Divisão de Serviço Social e Psicologia; a Divisão de Informática; o Setor Médico e Odontológico; o Laboratório Forense de Biologia Molecular; a Divisão de Serviços Gerais e Manutenção; a Divisão de Material e Patrimônio; a Central de Inquéritos; a Pré-Distribuição; a Secretaria de Distribuição; a Sala da Defensoria Pública; a Sala da Procuradoria Fiscal do Município; a Sala dos Oficiais de Justiça; a Sala da OAB; o Posto Policial; 2 Salas de xérox; a Seção de Protocolo; o Setor de Transportes; o PABX; o Salão/Auditório do Tribunal do Júri; e os Postos de Atendimento Bancário do Banco do Brasil e da Cooperativa de Crédito Mútuo da Magistratura, do Ministério Público, da Procuradoria Geral, da Defensoria Pública e respectivos servidores em São Luís – MA e municípios circunvizinhos – COOMAMP.
�
CONHECENDO O FÓRUM
A fim de facilitar a orientação das pessoas que freqüentam o fórum apresentaremos os setores do Fórum conforme estão localizados nos dois andares e área externa do prédio.
SUBSOLO
Setor Médico e Odontológico
Realiza atendimentos de consulta ambulatorial a funcionários e seus dependentes (sem agendamento), assim como atendimentos de urgência para usuários do Fórum. O atendimento odontológico é disponibilizado somente aos funcionários e seus dependentes com necessidade de se fazer agendamento. Além desses atendimentos o referido Setor faz o recebimento e encaminhamento de licenças e atestados médicos a partir de 4 (quatro) até trinta (30) dias à Diretoria (acima de 3 dias).
Para realização dos seus trabalhos conta com um quadro de nove (9) servidores no Setor Médico, sendo quatro (4) médicos na especialidade de Clínica Geral (analistas), três (3) enfermeiras
(analistas), 1 técnico e 1 auxiliar judiciários; e mais seis (6) servidores no Setor Odontológico, sendo 3 odontólogos (analistas), um (1) técnico, e dois (2) auxiliares.
Está localizado no Subsolo, logo ao final do corredor direito do Fórum (Setor Térreo B), partindo-se da entrada principal. Também tem acesso pelo lado externo.
Laboratório Forense de Biologia Molecular
Realiza os exames de investigação de paternidade – DNA através da coleta de material genético (sangue). Conta para isso com um quadro de 11 servidores, sendo 4 técnicos, 1 técnico de laboratório, 2 auxiliares e 4 analistas, sendo que um (1) destes, é o Chefe da Divisão.
O atendimento destina-se a todos que necessitam e recorrem à Justiça comum através de uma Ação de Alimentos. Com o processo já em andamento em uma das Varas de Família do interior ou da capital, e sendo determinada pelo Juiz a coleta do material genético, o processo é encaminhado ao Laboratório Forense e a data para realização do exame é marcada para que as partes (mãe, criança e suposto pai) compareçam. O resultado do exame pronto é encaminhado para o Juiz que chama as partes para comunicar-lhes do resultado e assim dar prosseguimento ao processo.
Está localizado no subsolo, logo ao final do corredor direito do Fórum, partindo-se da entrada principal. Também tem acesso pelo lado externo.
1º ANDAR/TÉRREO
Secretarias das Varas de Família (de 1ª a 5ª), de Fazenda Pública (de 1ª a 10ª), Criminais (de 1ª a 9ª), Cíveis (de 1ª a 9ª) Entorpecentes (1ª)
Realiza serviços de apoio aos respectivos juízes, sendo supervisionada por estes e dirigidas por um Secretário Judicial. Compete-lhes principalmente: receber do serviço de Distribuição os feitos judiciais, inquéritos, petições e demais documentos procedendo à autuação, se for o caso, e levando ao juiz da vara para despacho; cumprir os despachos e determinações dos juízes; proceder às anotações referentes ao andamento dos feitos no sistema Themis; preparar expedientes para despachos e audiências; exibir os processos para consulta pelos advogados e partes e prestar informações sobre os feitos e seu andamento, dentre outros.
As Secretarias das Varas de Família (1ª a 5ª), das Varas Cíveis (1ª a 8ª) e das Varas de Fazenda Pública (1ª a 5ª) estão localizadas no Setor Térreo D.
As Secretarias das Varas Criminais (1ª a 9ª), da 9ª Vara Cível, da 1ª Vara de Entorpecentes e Acidentes de Trânsito estão localizadas no Setor Térreo D.
Algumas das Secretarias das Varas da Fazenda Pública (6ª, 7ª, 8ª e 10ª) estão localizadas no Setor Térreo B.
Biblioteca
Está localizada no corredor do Setor Térreo B, no início do corredor direito do andar térreo do Fórum (Setor Térreo B), logo após a Secretaria da 9ª Vara Criminal, e em frente à Secretaria da 6ª Vara Criminal, do lado direito da escadaria interna do Fórum, partindo-se da entrada principal. Oferece suporte informacional aos demais setores, assim como à comunidade forense e às demais pessoas que por ele transitam. Conta com 4 servidoras, todas Bibliotecárias, sendo que uma (1) exerce a Chefia e é responsável pela coordenação e planejamento das atividades realizadas. As demais bibliotecárias atuam na realização dos serviços técnicos e atendimento aos usuários.
O espaço da Biblioteca está disponível a todos para leitura de jornais, livros e revistas. Aos servidores são disponibilizados os serviços de reserva e empréstimo domiciliar de obras mediante cadastramento no SIABI, programa de gerenciamento de bibliotecas.
Além disso, são realizadas mediante solicitação de magistrados e servidores pesquisas eletrônicas de matérias (doutrina e jurisprudências) e documentos (leis, decretos, emendas, resoluções, portarias em âmbitos federal, estadual e municipal, cópia de publicações nos Diários Oficiais da União, do Estado, do Município e da Justiça Estadual) que colaborem para a realização das atividades forenses.
Também são disponibilizados às pessoas que freqüentam o Fórum os serviços de consulta e cópia (impressão) da movimentação de processos, de publicações de sentenças, alvarás, despachos etc. de processos judiciais tanto nos Diários Oficiais da União como no do Estado e do Município. 
Seu horário de funcionamento é 8h às 18h.
Vara e respectiva Secretaria de Interdição, Sucessão e Alvarás
Composta por um Juiz, 2 analistas, uma assessora, 03 técnicos, sendo que uma é a Secretária Judicial, dois auxiliares, uma partidora, 2 oficialas de justiça. 
Tem competência para julgar processos de Sucessão (Inventários, Arrolamentos, Partilhas), Interdição (Tutela e Curatela) e Alvarás (ordem do juiz para ser cumprida por um preposto – Oficial de Justiça).
Está localizada do lado direito no início do corredor direito do Setor Térreo B, em frente à Secretaria da 5ª e 8ª Varas Criminais, logo após a Pré-Distribuição.
Diretoria
A Diretoria atualmente é gerenciada pelo Juiz Diretor Dr. Sebastião Joaquim Lima Bonfim. Conta com 6 servidores, todos com nível superior, sendo 1 Secretária Judicial, 3 técnicos, 1 auxiliar e 1 analista. Desempenha funções administrativas relacionadas à manutenção da disciplina no Fórum, fazendo cumprir as leis e regulamentos relativos à administração dos serviços judiciários; a disciplinar o uso das suas dependências; a dar posse e manter atualizado o cadastro dos funcionários lotados na comarca; a conceder-lhes férias e licença para tratamento de saúde de até 30 dias; a fiscalizar o horário de expediente; o uso do estacionamento de veículos na área privativa; a presidir sindicâncias para apurar faltas dos funcionários e aplicar sanções disciplinares; a processar e julgar recursos referentes as penalidades aplicadas a funcionários, etc. Está localizada no lado esquerdo do corredor direito do Setor Térreo B, ao lado da Coordenação Administrativa, tendo como ponto de partida a entrada principal do Fórum.
Neste setor é feita a emissão da Folha Corrida Estadual para entidades filantrópicas.
Coordenação Administrativa
Faz o gerenciamento administrativo do fórum no tocante a questões relacionadas aos recursos humanos tais como: manutenção de cadastro funcional, controle de ponto eletrônico , entrega de contracheques, controle da tabela de plantão cível e criminal, plantão de óbitos, além de realização de ligações interurbanas e recebimento de fax. Distribuição de correspondências oriundas do Tribunal de Jusitça e Corregedoria, cadastro de funcionários
Está localizada no lado esquerdo do corredor direito do Setor Térreo B, antes da Diretoria, tendo como ponto de partida a entrada principal do Fórum. Tem como Coordenadora a Sra. Liana Raquel Bandeira Costa.
Contadoria Judicial
Conta com 7 servidores, sendo 1 Contadora Judicial a Sra. Danielle Idelfonso Bottentuit que responde pela Divisão, 2 analistas, 2 técnicos e dois auxiliares. Esta Divisão auxilia o juízo na elaboração e verificação das contas de custas e despesas processuais dos feitos, arrecadando-as através da emissão de boletos para o Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Judiciário (FERJ) e procedendo a liquidação de sentenças. Por conseguinte, está responsável pela arrecadação de custas e demais despesas processuais, bem como pela elaboração de cálculos determinados pelo Juiz em processos em fase de liquidação de sentença, pela atualização monetária de valores, e pela comunicação ao Juiz do feito da existência de cobranças indevidas ou excessivas de custas ou emolumentos. Está localizada no hall de entrada do prédio, andar térreo, em frente à Pré-Distribuição.
Secretaria de Avaliação Judicial
Auxilia o juízo através da figura do avaliador ou Secretário Judicial de Avaliação, perito designado pelo juiz a elaborar laudos com a descrição e o valor dos bens penhorados para respaldar a decisão deste. É, portanto, responsável pela avaliação dos bens móveis e imóveis, e realizada por determinação do Juiz no decorrer das ações judiciais, objetivando estimar o valor dos bens arrolados em inventários, partilhas, penhoras etc. Está localizada no final do corredor do Setor
Térreo A, passando pelo Salão do Tribunal do Júri. Conta com um quadro de dois servidores: 1 secretário e 1 técnico.
Divisão de Serviço Social e Psicologia
Assessora os juízes das Varas de Família e Interdição nos processos que requerem intervenção psicológica ou social, realizando visitas domiciliares ou em outros locais como empresas (local de trabalho), escolas, hospitais, etc para constatar ou comprovar uma situação e verificar o ambiente. É a partir da visita que são determinados quantos contatos ainda serão necessários. Conta com um quadro de 9 servidores, sendo a Chefe de Divisão Social que é a Sra. Euzenir de Fátima Ferreira Serra que é Analista – Assistente Social, 4 Analistas, também Assistentes Sociais, 1 Analista Psicólogo e 1 auxiliar.
Está localizada no Setor Térreo A, corredor ao lado direito do Balcão de Informações no hall de entrada do Fórum.
Divisão de Informática
Cabe a este setor a administração e controle do sistema de rede do Fórum, verificando a funcionalidade dos servidores, da intranet e internet, realizando o controle de gerenciamento de contas e também o desenvolvimento de novos sistemas (softwares) para os setores do Fórum. Realiza ainda atendimento de suporte técnico junto às varas, secretarias e demais setores do Fórum para solucionar problemas cotidianos com o uso dos equipamentos de informática (computadores e impressoras), dos softwares e do acesso e utilização da rede.
Está localizada no Setor Térreo A, corredor ao lado direito do Balcão de Informações no hall de entrada do Fórum.
Dispõe de um chefe de Divisão que é o Sr. José Ribamar Mafra S. Júnior, (07) Analistas, (01) técnico e (01) auxiliar.
Divisão de Serviços Gerais e Manutenção (Apoio Administrativo)
Realiza todos os serviços de reparo e limpeza nas instalações do Fórum, assim como os serviços necessários à instalação de novas varas. As demandas ou solicitações dos serviços partem diretamente dos setores (gabinetes dos juízes, secretarias e outros) ou são encaminhadas através da Coordenação Administrativa do Fórum.
Atualmente para realização dos serviços de limpeza e manutenção predial o setor atua com um quadro de pessoal em sua maioria formado por funcionários de empresa terceirizada. São treze servidores (13) terceirizados coordenados pela Chefe da Divisão Sra. Nicéia Bastos Pinheiro, com o apoio de um auxiliar judiciário.
Núcleo de Apoio à Justiça de 1º Grau
Funciona como apoio à Justiça de 1º grau nas demandas judiciais. È formado por Bacharéis e estagiários em Direito, sendo chefiado pela Dra. Cláudia Katerine Bayma Anchieta. Está dividido em três frentes de trabalho lideradas pelos juízes corregedores, a saber:
Grupo 1: Liderado pelo Dr.José Jorge Figueiredo dos Anjos – este grupo atua diretamente junto aos juízes auxiliando nos trabalhos de análise de processos e elaboração de minutas de sentenças e despachos.
Grupo 2 - Liderado pelo Dr. Raimundo Moraes Bogéa – é um grupo multiplicador e atua nos Gabinetes e Secretarias na conferência física dos processos existentes visando a um controle real dos mesmos.
Grupo 3 Liderado pela Dra. Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro – atua nas Secretarias Judiciais auxiliando nos trabalhos de demanda reprimida.
Está localizada no Setor Térreo D, do lado direito do corredor esquerdo do Fórum, partindo-se da entrada principal, estando próxima ao Setor de Material e Patrimônio.
Divisão de Material e Patrimônio
Supre todos os setores do Fórum com materiais de consumo e expediente e exerce o controle sobre os bens patrimoniais existentes nas instalações do Fórum. Para fornecimento de material é feito um levantamento semanal das necessidades observando o que já se tem em estoque e encaminhando o pedido dos materiais ao Almoxarifado Central.
O atendimento das demandas é feito no balcão do setor onde o servidor solicita diretamente o material necessário inserindo sua matrícula e a descrição do material retirado com quantidade no software do setor que foi desenvolvido pela Divisão de Informática.
Conta com um quadro de 4 servidores, sendo um 1 comissionado que exerce a função de chefia, 1 Analista – Administrador, 1 técnico judiciário, 1 auxiliar. Está localizado no Setor Térreo D, no lado direito do corredor esquerdo do Fórum, partindo-se da entrada principal.
Central de Inquéritos
Responde pela Central de Inquéritos o Dr. Adelvan Nascimento Pereira. A Divisão conta com um quadro de 6 servidores, sendo 1 analista, 2 técnicos, 2 auxiliares e 1 Oficial de Justiça e controla os Inquéritos policiais, demais peças informativas e outros feitos de natureza criminal ainda não distribuídos às Varas Criminais.
Logo, a Central de Inquéritos é responsável pelo processamento de todos os feitos relativos a fatos delituosos até a conclusão do Inquérito Policial. Atua da seguinte forma: feita a comunicação de prisão em flagrante à autoridade judicial, e o indiciado estando preso, a autoridade policial tem dez (10) dias para concluir o Inquérito. Nesse prazo, todas as providências relativas àquele fato são pleiteadas junto à Central de Inquéritos, tais como: pedido de prisão preventiva, prisão temporária, quebra de sigilo telefônico e bancário, pedido de liberdade provisória, Habeas corpus, relaxamento de prisão em flagrante, etc.
A competência da Central de Inquéritos cessa quando o Delegado de Polícia conclui as investigações e remete os autos do Inquérito ao Poder Judiciário. A partir de então, o Inquérito concluído é remetido a alguma das Varas Criminais do Fórum para que seja processado e julgado pelo Juiz.
Está localizada no Setor Térreo C, no início do corredor esquerdo ao lado da escada interna do Fórum, ficando perpendicular ao Posto Policial e em frente à Xérox.
Pré-Distribuição
Está localizada no lado direito do hall de entrada do Fórum. Local onde são recebidos todos os processos que dão entrada no fórum pelos advogados. Conta com 4 servidores, sendo todos técnicos.
Emissão de Certidões
Localizada no Setor Térreo D, neste setor é feita a emissão da Folha Corrida Estadual que foi substituída pela Certidão de Antecedentes Criminais, documento que é exigido em concursos públicos ou pelas empresas para contratação de novos funcionários, além de outras certidões civis (falência e concordata, inventários), dentre outras de acordo com o interesse/necessidades do requerente.
Sala da Defensoria Pública
Onde é feito o acompanhamento dos processos que estão tramitando nas varas judiciais a cargo dos defensores, haja vista, que estes prestam os seus serviços para as pessoas que não podem arcar com as custas processuais e honorários advocatícios. O primeiro atendimento é realizado na sede da Defensoria Pública, localizada na Rua da Estrela, na Praia Grande, próximo à Câmara Municipal, de 2ª à 5ª feira. 
Está localizada no Setor Térreo D, logo após a 8ª Secretaria Cível.
Sala da Procuradoria Fiscal do Município
Oficia nos processos de execução fiscal em que o Município é parte. Está localizada no lado direito do Setor Térreo B.
Posto Policial
Conta com um quadro de doze (12) policiais militares que fazem a segurança do patrimônio forense, dos magistrados, dos servidores e das pessoas que freqüentam o fórum. Responde ainda administrativamente pela Casa de Detentos e recebe documentos após o horário de expediente (18h) como comunicados de prisão em flagrante dentre outros.
Sala da OAB
Conta com duas (2) funcionárias e disponibiliza serviço de xerox às pessoas que circulam pelo fórum, e microcomputadores para acesso à Internet, digitação e impressão de documentos pelos advogados. Localizada no Setor Térreo D após o Posto Policial, no início do corredor esquerdo.
Salas de xérox (2)
Uma que atende exclusivamente aos servidores do Fórum e outra que atende os servidores e a comunidade forense. Localizadas nas laterais esquerda e direita da escadaria interna do Fórum, no Setor Térreo.
PABX
Conta com quatro (4) servidoras que exercem a função de telefonistas que recebem e realizam ligações
telefônicas externas a pedido dos diversos setores do Fórum, redirecionando as ligações para as pessoas/setores solicitados e prestam informações à sociedade sobre contatos telefônicos de setores do Fórum e TJ.
Está localizado no Setor Térreo C, logo após a Central de Inquéritos.
 Salão do Tribunal do Júri Dr. Jámenes Ribeiro Calado
Auditório onde são realizados os julgamentos dos acusados de praticarem crimes dolosos contra a vida. Está localizado no final do corredor do Setor Térreo C, com entrada privativa no Setor Térreo A para magistrados e servidores do Tribunal do Júri.
Varas do Tribunal do Júri (1ª e 2ª)
Competente para julgar os crimes de competência do Tribunal do Júri com previsão constitucional, no art. 5º, inciso XXXVIII, letras ‘a’ a ‘d’ e também no direito instrumental nos artigos 121 e seguinte (dos crimes contra a pessoa).
A 1ª Vara do Tribunal do Júri está localizada no Setor Superior B e tem como titular a Dra. Alice da Rocha Sousa. Já a 2ª está localizada no final do corredor do Setor Térreo A e tem como titular o Dr. Luiz de França Belchior Silva.
Posto de Atendimento Bancário do Banco do Brasil
Posto de atendimento do Banco do Brasil vinculado à agência D. Pedro II oferecendo todos os serviços bancários (depósitos, pagamentos e recebimentos), exceto abertura de contas, saque total de PASEP e recebimento de Alvarás.
 Posto de Atendimento da COOMAMP (Cooperativa de Crédito Mútuo da Magistratura, do Ministério Público, da Procuradoria Geral, da Defensoria Pública e respectivos servidores em São Luís-MA e municípios circunvizinhos).
A COOMAMP é uma Cooperativa de Crédito (Instituição Financeira) composta pelos membros da Magistratura, do Ministério Público, da Procuradoria Geral do Estado, da Defensoria Pública e respectivos servidores efetivos dessas instituições, que funciona desde o dia 28 de abril de 2003. Sua sede está localizada na Avenida Euclides Figueiredo, s/n, Setor Térreo A, no prédio do FORUM, no Calhau. Possui ainda outro Posto que funciona no prédio do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Características da COOMAMP:
Administração Colegiada; 
Fiscalização contínua e mais intensa feita pelo Banco Central, Unicred Central (Central de Crédito das Cooperativas), Conselho Fiscal da COOMAMP e pelo cooperado, que além de usuário, é dono e tem direito, a qualquer tempo, de analisar as contas da cooperativa;
Distribuição de dividendos (lucros), ao capital;
Recebimento de boletos bancários (títulos, prestações); 
Aplicação financeira mais rentável;
Isenção de IOF;
Isenção de tarifas bancárias, tais como: taxa de contratação, manutenção de contas ativas e inativas, cadastro, extratos de conta;
Carteira de Empréstimo Pessoal;
Financiamento de Automóveis;
Plano de Assistência à Saúde para os associados, com valores bem abaixo do mercado;
Cheque Especial com taxas reduzidas, dentre outras vantagens de associar-se à COOMAMP.
2º ANDAR
Vara e respectiva Secretaria de Cartas Precatórias
Carta precatória é um instrumento utilizado pela Justiça quando existem juizados diferentes. É um pedido que um Juiz (deprecante) envia ao Juiz de outra comarca (deprecado). Esta Vara encontra-se localizada no Setor Superior A .
Ela tem competência para cumprir as cartas deprecadas (do juiz que recebe) de outros juízos, a fim de diminuir a distância na realização de determinados atos processuais praticados fora da jurisdição do juiz deprecante (o que envia), assim como para solicitar o cumprimento de cartas deprecantes que ele envia a outro Juiz (deprecado). Conta com um quadro de 09 servidores, sendo 1 Secretário Judicial, 1 Assessor, 02 Analistas, 4 Técnicos, 1 Auxiliar e mais 4 Oficiais de Justiça. Tem como titular o Dr. José Frederico dos S. Marinho.
1º Juizado Especial Criminal
Cuida de pacificar os conflitos no que diz respeito aos crimes e infrações penais de menor potencial ofensivo, previstos na Lei 9.099/95. Logo, compete ao mesmo a conciliação, transação penal, processo, julgamento e execução das infrações penais de menor potencial ofensivo em que a pena máxima não ultrapasse dois anos, tais como: brigas, lesão corporal leve, omissão de socorro, queixa-crime etc.
O trâmite do processo se inicia depois da lavratura do Termo Circunstancial de Ocorrência e o Delegado o envia ao Juizado. No caso de queixa-crime, o requerente, autor do processo, dá entrada diretamente na Secretaria do Juizado.
Depois de iniciado o processo são realizados os procedimentos de citação das partes para uma audiência de composição civil que busca um acordo entre a vítima e o autor do fato, ou para uma audiência de Instrução e Julgamento onde são ouvidas as partes (vítima, autor do fato e testemunhas) para esclarecimento dos fatos e posterior julgamento pelo MM. Juiz.
Este Juizado está localizado no Setor Superior C, à direita da escadaria interna do Fórum, partindo-se da entrada principal.
1ª Vara de Entorpecentes e Acidentes de Trânsito
É competente para a instrução e julgamento em processos de crimes ocasionados em acidentes de trânsito e relativos a tráfico de drogas ilícitas e afins que estão definidos na Lei nº 11.343/06 e os Habeas Corpus referentes a esses tipos de crimes.
Está localizada no Setor Superior B, à esquerda da escadaria interna do Fórum, partindo-se da entrada principal.
Varas de Família e gabinetes dos Juízes (de 1ª a 7ª, com somente a 6ª e 7ª respectivas Secretarias)
São competentes para julgar ações de estado (filiação, separação, divórcio, casamentos, alimentos, investigação de paternidade).
As Varas de Família de 1ª a 3ª estão localizadas no Setor Superior D, a 4ª e 5ª estão localizadas no Setor Superior B, e a 6ª e 7ª juntamente com suas respectivas Secretarias estão localizadas no Setor Superior A.
Varas Cíveis (de 1ª a 9ª)
São competentes para apreciar as demandas que dizem respeito à matéria de natureza cível, tipo ações de indenização por danos materiais e morais, de cobrança, reivindicatórias, cominatórias etc.
As Varas Cíveis de 1ª a 6ª estão localizadas no Setor Superior D, e de 7ª a 9ª no Setor Superior B.
Varas Criminais (de 1ª a 9ª)
As Varas criminais têm como finalidade julgar processos que tenham penas superiores a dois (2) anos para crimes como: homicídio, lesões corporais médias e graves, latrocínio, queixas-crime (calúnia, difamação, injúria, racismo, etc.), fazendo exceção aos crimes de competência do Tribunal do Júri.
As Varas Criminais estão localizadas no Setor Superior B.
Varas de Fazenda Pública (de 1ª a 10ª)
As Varas de Fazenda Pública são especializadas em razão da competência da matéria e das pessoas, ou seja, julga os feitos pertinentes à Fazenda Pública Estadual e Municipal e suas autarquias e empresas públicas.
Ações de reintegração de servidores públicos demitidos, vantagens salariais devidas ao servidor público, anulação de atos administrativos por vício da autoridade pública ou agente, Nestas Varas a Fazenda Pública é demandada ou acionada como devedora, diferentemente das Varas de Execuções Fiscais em que são credoras.
As Varas Fazenda Pública de 1ª a 3ª estão localizadas no Setor Superior D, da 4ª à 10ª estão localizadas no Setor Térreo B, sendo que da 6ª à 10ª estão instaladas juntamente com as suas respectivas Secretarias.
ÁREA EXTERNA
Seção de Protocolo
Conta com três (3) servidores (2 técnicos e 1 auxiliar judiciário) 1 terceirazada e realiza a protocolização das correspondências recebidas no fórum, entregando-as nos respectivos setores, bem como a remessa das correspondências que são expedidas pelos diversos setores através de malotes (comarcas do interior) e dos Correios (carta registrada ou sedex).
Setor de Transporte
Conta com administração de uma empresa terceirizada com 16 funcionários na função de motoristas, e um (1) outro que é servidor do quadro. Planeja e controla a rota da frota de veículos (20) e para conduzir os Oficiais de Justiça no cumprimento dos mandados, assim como pedidos dos juízes e de vários outros setores, dentre os quais os de
maior e mais freqüente demanda estão o Material e Patrimônio, o Tribunal do Júri, a Avaliação Judicial, o Serviço Social e as Secretarias da Varas.
Casa dos detentos
Localizada ao lado do Setor de Protocolo e de Transportes. Local em que os presos ficam sob a escolta de policiais e agentes penitenciários aguardando o horário das audiências nas Varas Criminais.
Cantina da Zezé e outros restaurantes
A Cantina da Zezé fica ao lado do Setor de Protocolo, de Transportes e da casa de Detentos. Está localizada na área posterior (dos fundos) do estacionamento do Fórum. Nessa mesma área de estacionamento existem ainda mais três restaurantes que comercializam refeições e lanches para servidores e freqüentadores do Fórum.
 Oficiais de Justiça
Servidores que executam as ordens ou mandados judiciais (citações, intimações, notificações, penhoras, arrestos e seqüestros, etc.) de cada Vara Judicial/juízo. 
Depósito Judicial e Arquivo da Corregedoria
Estão localizados no Parque Pindorama. O Depósito judicial é o local onde são guardados, mediante registro e com obrigação de restituir, os bens corpóreos que tenham sido encaminhados por determinação judicial. No Arquivo da Corregedoria são alocados os processos baixados pelas Secretarias judiciais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais