Buscar

dissertativa SAUDE COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A técnica utilizada foi a técnica de amostragem probabilística estratificada por conglomerados foi a de amostra aleatória estratificada, na qual a população que está sendo estudada é heterogênea para uma variável. Neste caso, todos os pacientes cadastrados no Programa Hiperdia, das 15 unidades, tinham a mesma chance, ou seja, probabilidade, de serem escolhidos para o estudo. Dentre os pacientes escolhidos, foram separados ainda em grupo, ou seja, conglomerados, que tinham alguma semelhança entre si, como por exemplo, o sexo e a idade.
A variável “conhecimento de medidas a serem adotadas” é um tipo de referência qualitativa nominal pois, esse tipo de variável apresenta três ou mais categorias sem que haja uma hierarquia entre elas. No caso em questão as três variáveis são os pacientes hipertensos, os pacientes hipertensos e diabéticos e os pacientes com diabetes mellitus.
A melhor forma de representar esses dados é através de gráficos de barras, que deve ser utilizado para variáveis qualitativas nominais. 
O estudo fez relação da idade e o sexo dos entrevistados sendo que, a maior parte dos entrevistados foram mulheres (69,4%) e pacientes à cima de 60 anos de idade. Isso mostra que o aumento das doenças crônica passou a ser o principal motivo de adoecimentos das pessoas e não mais as doenças transmissíveis, o que aumentou a expectativa de vida, justificando o grande número de idosos. O desvio padrão, que foi de +- 10, pode ser explicado pelo fato do número de participantes ter sido muito alto e o grupo muito heterogêneo.

Outros materiais

Outros materiais