Buscar

Histerectomia e Mastectomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Histerectomia
&
Mastectomia
Alunas: Ayala Aguiar e Letícia Micherlyne
Professora: Rejane Santana
Disciplina: Clínica Cirúrgica
 A histerectomia é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas adjacentes e do ovário. 
Pode ser utilizada no tratamento de problemas como mioma uterino, dor pélvica, sangramento uterino anormal, endometriose e prolapso uterino, que é quando o útero se move para baixo da vagina, por conta da fragilidade dos músculos do assoalho pélvico, também pode ser usado como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer do colo uterino.
Histerectomia
Tipos de Histerectomia
Histerectomia parcial: remoção da parte superior do útero e do colo do útero;
Histerectomia completa: remoção do útero, incluindo o colo do útero;
Histerectomia radical: remoção do útero e dos ligamentos do órgão, do colo do útero e de tecido da vagina em torno do colo do útero.
Complicações
A histerectomia é um procedimento cirúrgico e, como tal, apresenta complicações como hemorragia e infecção, além de riscos relacionados a medicamentos usados na anestesia. Outras possíveis complicações são lesões no intestino, bexiga, ureter e infecção urinária. Febre, sangramento vaginal, dificuldade em urinar, dor, vermelhidão, e inchaço na área de cirurgia podem ser sinais de complicações. Em qualquer um desses casos, o médico deverá ser consultado.
Histerectomia vaginal: quando o útero é removido através da vagina e pode ser realizada quando o órgão não apresenta variação de tamanho. O procedimento provoca menos desconforto e possibilita uma recuperação mais rápida.
Histerectomia laparoscópica: este procedimento pode ser realizado com a histerectomia vaginal e consiste na remoção do útero através da inserção de instrumentos inseridos através de pequenos cortes no abdômen, enquanto médico realiza o procedimento com a ajuda de uma câmera acoplada a um telescópio.
Histerectomia abdominal: a remoção do útero é feita através de uma incisão no abdômen. Este método é escolhido para a retirada de grandes tumores e pode causar mais desconforto, além de exige mais tempo e cuidados na recuperação da paciente.
Como é feita?
Antes:
O profissional de enfermagem deve dar apoio psicológico ao paciente e encaminha-lo para exames laboratoriais,
Deve se verificar os sinais vitais se houver alguma alteração,avisar a equipe medica,
Vestir a roupa cirúrgica no paciente,
Realizar a anti-sepsia do local e tricotomia,
Verificar se o paciente esta em jejum.
Cuidados da Enfermagem
Depois:
Verificar sinais vitais,
Controlar a hidratação venosa,
Fazer a higiene adequada ,
Realizar mudança de decúbito,
Fazer a troca de curativo de 12 em 12hs,
Ficar atento aos sinais e sintomas
como:febre,dor,náuseas,vômitos,soluços,
sede excessiva,hemorragias,choques e
alterações na urina.
 A mastectomia é a remoção da mama através de uma cirurgia indicada para mulheres diagnosticadas com câncer de mama, mas a mastectomia também pode ser preventiva, isto é, ser realizada para diminuir o risco da mulher desenvolver o câncer de mama.
Mastectomia
Tipos de Mastectomia
Mastectomia simples:  Na mastectomia simples são retiradas somente as glândulas mamárias e a aponeurose no músculo peitoral maior. Ela é mais indicada em caso de carcinoma in situ (bem localizado) descoberto precocemente.
Mastectomia preventiva:  A mastectomia preventiva consiste na retirada da mama como forma de prevenção do câncer de mama. Ela é indicada quando a mulher já teve um câncer de mama numa das mamas, como forma de prevenção da outra mama, ou para mulheres que apresentam elevado risco de desenvolver o câncer de mama.
Mastectomia radical:  Na mastectomia radical retira-se toda a glândula mamária, o músculo peitoral e os linfonodos da região da axila. Na mastectomia radical modificada são retiradas as glândulas mamárias e os linfonodos axilares e o músculo peitoral maior é mantido, neste caso ela é chamada de mastectomia radical modificada Patey e quando os músculos peitoral maior e menor são preservados, ela deve ser chamada de mastectomia radical modificada de Madden.
Tipos de Mastectomia
Quando realizar?
A mulher apresenta elevado risco de desenvolver câncer de mama (mastectomia preventiva);
Como forma de prevenção para o câncer de mama na outra mama quando a mulher já teve câncer numa das mamas;
A mulher apresentar carcinoma in situ descoberto precocemente para evitar a progressão da doença;
Se a mulher apresentar histórico familiar de câncer de mama;
Como forma complementar do tratamento radioterápico e quimioterápico para o câncer de mama.
Antes:
Verificar que informação a paciente tem sobre diagnóstico, intervenção cirúrgicas esperada e terapias futuras.Observar a presença de negação ou ansiedade extrema.-
Explicar o propósito e a preparação para os testes diagnósticos.
Proporcionar uma atmosfera de interesse, abertura e disponibilidade, bem como privacidade para a paciente/ EQ. Sugerir que o EQ esteja presente sempre que possível/desejado.
Estimular questionamentos e dar tempo para que expresse medos. Dizer á paciente que o estresse relacionado ao câncer de mama pode persistir por muitos meses e buscar ajuda/ suporte.
Avaliar o grau de suporte disponível para a paciente. Prestar informação sobre os recursos da comunidade, estimular/proporcionar a visita de uma mulher que tenha se recuperado de mastectomia.
 Depois:
 Avaliar curativo-feridas para característica da drenagem. Monitorar quantidade de edema, vermelhidão e dor na incisão.
Realizar avaliação de rotina do braço envolvido. Elevar a mão/braço com o ombro posicionado em um ângulo apropriado (não mais que 65 graus de flexão,45 a 65 graus de abdução,45 a 60 graus de rotação interna) e repousar o antebraço em uma cunha ou travesseiro, como indicado.
Monitorar temperatura.
Colocar em posição de semi fowler,deitada em decúbito dorsal ou sobre o lado não afetado,evitando que o braço afetado fique oscilante.
Evitar medidas de pressão arterial (PA), injeção ou inserção de acesso venoso no braço afetado.
Inspecionar o sítio doador/enxertado (se houver) para coloração,formação de bolhas; observar drenagem do sítio doador.
Cuidados de Enfermagem
Fim

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais