av1
2 pág.

av1


DisciplinaEnsino Clínico I - Teórico287 materiais1.412 seguidores
Pré-visualização1 página
1-São objetivos do SUS:
R.IDENTIFICAÇÃO DE FATORES CONDICIONANTES E DETERMINANTES.
2-A direção do SUS deve ser:
R: ÚNICA EM CADA ESFERA DO GOVERNO.>> Art 9 da Lei n.8080/90
3- A implantação de um sistema de referência e contrarreferência entre os serviços que compõem a rede do SUS local busca viabilizar:
R: A HIERARQUIZAÇÃO DA REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE.
4- Como enfermeiro de uma unidade básica você necessita organizar a geladeira da sala de 
R: NÃO PODE CONTER ALIMENTOS NA GELADEIRA.,
TER UM TERMOMETRO NA PARTE DE FORA D GELADEIRA
 A DISTÂNCIA DA PAREDE DE 45\u25e6.,
NÃO CONTER NADA NA PORTA.,
PRIMEIRA PRATELEIRA VIRUS VIVOS
SEGUNDA PRATELEIRA BACTÉRIAS E VIRUS ATENUADOS.,
GAVETA MANTER COM ÁGUA (MOTIVO, PARA MANTER A TEMPERATURA)
CONGELADOR MANTER COM GELOX.
5- O conselho de saúde é constituído:
R: REPRESENTA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NO CONTROLE SOCIAL.,
A LEI QUE REGULARIZA É 8142/1990.,
 CONSTITUI-SE DE 50% DOS USUARIOS, 25% DE PROFISSIONAIS E 25% DE GESTORES.
6- Em relação aos princípios ou diretrizes do SUS, definidas pela Lei Orgânica da saúde:
R: UNIVERSALIDADE DO ACESSO AO SISTEMA, COM ATENDIMENTO PREFERENCIAL A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA.
7- A Lei Federal 8080/1990 que regula em todo território nacional, as ações e serviços de saúde, estabelece, em seu art.7 o princípio de \u2018integralidade\u2019 dos cuidados de saúde. Esse principio obriga que:
R: O CONJUNTO DAS AÇÕES E SERVIÇOS PREVENTIVOS E CURATIVOS, INDIVIDUAIS E COLETIVOS, EXIGIDOS PARA CADA CASO EM TODOS OS NIVEIS DE COMPLEXIDADE SO SITEMA, DEVE COMPOR UM CONJUNTO ARTICULADO E INTEGRADO.
8-O Sr Manoel reclama das longas filas, de demora em ser atendido e de nunca ser acolhido quando precisa de assistência a saúde. Ele sabe que tem direito ao acesso a todos os tipos de serviços públicos de saúde, incluindo os serviços estatais, privados, conveniados ou contratados pelo SUS. Quais os princípios doutrinários do SUS identificados na situação descrita:
R: EQUIDADE E UNIVERSALIDADE
9- O princípio doutrinário do sistema único de saúde que garante a toda a população brasileira a não \u2013 exclusão de acesso as ações e serviços de saúde, a inclusão do direito a informação relativa ao processo saúde \u2013 doença, as leis que regem os serviços e os direitos enquanto cidadão é:
R: RESOLUTIVIDADE
10- A lei n 8080 de 19 de setembro de 1990 dispõe sobre as condições para, promoção, proteção e recuperação da saúde e sobre organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, sendo conhecida como lei orgânica do sus. Em relação a essa lei podemos afirma que:
R: A SAÚDE É UM DIREITO FUNDAMENTAL DO SER HUMANO, DEVENDO O ESTADO PROVER AS CONDIÇÕES INDISPENSAVEIS AO SEU PLENO EXERCÍCIO.,
O DEVER DO ESTADO DE GARANTIR A SAÚDE CONSISTE NA FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO DE POLITICAS ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE VISEM A REDUÇÃO DE RISCOS DE DOENÇAS E DE OUTROS AGRAVOS, E NO ESTABELECIMENTO DE CONDIÇÕES QUE ASSEGUREM ACESSO UNIVEL E IGUALITÁRIO AS AÇÕES E AOS SERVIÇOS PARA A SUA PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO.,
 A SAÚDE TEM COMO FATORES DETERMINANTES E CONDICIONANTES, ENTRE OUTRAS, A ALIMENTAÇÃO, A MORADIA, O SANEAMENTO BÁSICO, O MEIO AMBIENTE, O TRABALHO, A RENDA, A EDUCAÇÃO, O TRANSPORTE, O LAZER E O ACESSO AOS BENS E SERVIÇOS ESSENCIAIS. OS NIVEIS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO EXPRESSÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA DO PAÍS.
11- Cabe á DIREÇÃO ESTADUAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE promover a descentralização para os municípios dos serviços e das ações de saúde, bem como acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do sistema único de saúde.
12- São princípios correlacionados ao SUS:
R: UNIVERSALIDADE, IGUALDADE E EQUIDADE.