Buscar

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO
A Constituição Federal de 1988, por meio do art. 129, II, estabeleceu como função institucional do Ministério Público “zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia” e por essa razão, surgiu a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – PFDC.
A PFDC é o órgão responsável pela coordenação do trabalho em prol dos direitos do cidadão no MPF, tratando de questões relacionadas aos direitos constitucionais da pessoa humana,
 atuando na proteção e defesa dos direitos individuais indisponíveis, coletivos e difusos, como dignidade, liberdade, igualdade, saúde, educação, assistência social, acessibilidade, acesso à justiça, direito à informação, à não discriminação e a alimentação e moradia adequadas, por exemplo. 
Dessa forma, a PFDC tem como objetivo promover o diálogo e a interação entre os órgãos públicos, os organismos nacionais e internacionais e os representantes da sociedade civil, para promover mutuamente a proteção e a efetivação das medidas necessárias para garantir esses direitos, buscando, também, soluções ou melhoramentos na efetivação dos direitos dos cidadãos.
Como a PFDC pode afetar e beneficiar os direitos humanos no Brasil?
 A procuradoria surgiu para proteção e efetivação dos direitos do cidadão, à partir de dispositivos constitucionais, tratando portanto do respeito para com os Direitos Humanos. Com tal órgão é garantido ao cidadão a dignidade da pessoa humana, de modo que seja averiguado o trabalho para cumprimento desses direitos no MPF, assim há uma obrigação por parte da PFDC de interagir com outros órgãos públicos e organismos internacionais para que os Direitos humanos sejam assegurados. Contudo deve haver a efetiva atuação do órgão para também cumprimento das políticas públicas e zelo para com as queixas do cidadão quanto aos seus direitos atingidos.

Outros materiais