Buscar

Direito Imobiliário AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 159480)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Segundo o artigo 236 da Constituição Federal "os serviços notariais e de registro serão exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público". Isso quer dizer, outras palavras, que os Notários e Registradores praticam atos em nome do Estado ?
		
	
Resposta: Existem atos administrativos e os atos judiuciais, mediante invocaçãodo judiciário. Qualquer pessoa natural ou jurídica pode ir ao cartório efetuar algum serviço notorial sem que seja através do judiciário, bem como estabelecer relações jurídicas com reconhecimento de firma.
	
Gabarito: R: Trata-se de um serviço prestado por um particular com características próprias, através do instituto jurídico da delegação. O Estado delega a função registrária e tem definida sua responsabilidade nos artigos 37, parágrafo 6º e 236 da Constituição Federal. Ao delegar o exercício da função registrária, o Estado resguarda para si a titularidade do serviço público registrário. Cabe ressaltar que esta delegação é efetivada através de concurso público de provas e títulos e tem caráter personalíssimo, não podendo haver cessão a outra pessoa. Entretanto, é permitido ao titular da serventia, contratar, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho, seu substituto e demais prepostos para, sob sua total responsabilidade, agir em nome do titular na prestação dos seus respectivos serviços notariais e de registro.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 193167)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O Código Civil quando regulou a propriedade em comum, dividiu a propriedade em condomínio voluntário, condomínio necessário e condomínio edilício. Explique resumidamente como se identifica cada uma dessas modalidades.
		
	
Resposta: O condomínio edilício forma-se através de atos entre vivos ou oriundos de testamentos.
	
Gabarito: R: No condomínio voluntário os co-titulares do direito de propriedade exercem-no ao mesmo tempo em quotas ideais sobre a propriedade indivisa. A divisão não é material, mas idealizada. Dá-se por exemplo quando duas pessoas somam esforços para aquisição de uma única coisa. Condomínio necessário ou forçado é o que a lei estabelece em relação a certos bens cuja divisão deve ser permanentemente mantida. O condomínio forçado, segundo Orlando Gomes "verifica-se em relação às paredes, cercas valas, muros divisórios e às pastagens. Já o Condomínio Edilício é a forma como é tratado pelo Código Civil, o conjunto de edificações caracterizado pela existência de partes exclusivas e partes comuns, englobando portanto tanto os condomínios verticais (de prédios), quanto os horizontais (de casas). O Condomínios edilício (arts. 1331 a 1358) se diferencia do condomínio comum (arts. 1314 a 1330), pois naqueles há partes comuns e partes exclusivas, ao passo que o condomínio comum existem multiproprietários onde todos detêm a propriedade em comum, sem individualizações
		
	
	 3a Questão (Ref.: 236521)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A respeito da função dos registros públicos, é verdadeira a afirmação de que:
		
	 
	a segurança jurídica só será conferida ao ato registral depois de submetido à apreciação judicial.
	 
	compreende segurança e certeza dos negócios jurídicos, importando na presunção de veracidade dos atos registrados, que admite prova em contrário.
	
	a neutralidade não é o requisito fundamental da função social dos registros públicos.
	
	a prestação de informação sobre o conteúdo dos registros públicos só é conferida ao titular do direito respectivo.
	
	implica no caráter absoluto dos atos registrados, não podendo sofrer impugnações.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 141053)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A incorporação imobiliária, segundo previsão da Lei 4.591/64, define-se como:
		
	
	Negócio jurídico através do qual uma parte se compromete transferir a outra bens ou direitos relativos a um determinado bem imóvel, mediante retribuição em dinheiro;
	
	Negócio jurídico através do qual determinada pessoa intervém na gestão do negócio alheio, dirigindo-o segundo o interesse e vontade do dono da coisa;
	 
	Atividade exercida com o intuito de promover e realizar a construção, para alienação total ou parcial de edificaçõs, ou conjunto de edificações compostas de unidades autônomas;
	
	Atividade de transferência do domínio da coisa imóvel, mediante pagamento pelo adquirente de preço em dinheiro;
	
	Atividade através da qual uma pessoa obriga-se a obter para outra um ou mais negócios jurídicos imobiliários, conforme instruções recebidas, mas sem contudo que haja relação de emprego entre as partes;
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 757322)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A sociedade A Ltda. realizou com a sociedade M S.A. um contrato de empreitada cujo objeto é a construção de uma planta industrial para refino de petróleo. Pelos termos do contrato, a sociedade A, empreiteira, incumbiu-se de executar a obra em prazo de 18 meses, sob o preço ajustado de R$100 milhões. Na conclusão do contrato, a sociedade A Ltda. entregou ao dono da obra, a sociedade M S.A., o plano detalhado de execução da construção e de seus custos financeiros, sendo estes aceitos de pronto pelo dono da obra. Passados 12 meses do início do contrato, a sociedade A Ltda. introduziu modificações no projeto inicialmente proposto, o que acarretou aumento dos custos financeiros da obra. Quem arcará com os custos adicionais dessa obra?
		
	
	O dono da obra, com base no principio da vedação ao venire contra factum proprium.
	
	O empreiteiro, a não ser que as modificações tenham sido propostas verbalmente pelo dono da obra.
	
	O dono da obra, sob pena de enriquecimento sem causa.
	
	O empreiteiro, somente se no contrato houver previsão expressa.
	 
	O empreiteiro, a não ser que o dono da obra concorde expressamente com as alterações e por meio de instruções escritas.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 574637)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Código Civil prevê três modalidades de Condomínio, o voluntário e o necessário, espécies do Condomínio Geral e o Condomínio Edilício, ou especial. Quanto a essas modalidades de comunhão, podemos afirmar que:
		
	
	O condomínio formado por paredes e muros é uma modalidade de condomínio voluntário;
	 
	O condomínio edilício forma-se por ato entre vivos ou decorrente de testamento;
	
	O condomínio edilício só se verifica por ato entre vivos.
	
	A aquisição de uma coisa comum por duas ou mais pessoas, decorre de um condomínio necessário;
	
	A herança é uma forma de condomínio voluntário;
		
	
	 7a Questão (Ref.: 160844)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que concerne à convenção de condomínio, é correto dizer que, desde que reúna as assinaturas de titulares de direitos:
		
	 
	que representem, no mínimo, dois terços das frações ideais que compõem o condomínio, considera-se aprovada a convenção, que deverá ser registrada no Registro de Imóveis.
	
	que representem, no mínimo, dois terços das frações ideais que compõem o condomínio, considera-se aprovada a convenção, que deverá ser registrada no Registro de Títulos e Documentos.
	
	que representem, no mínimo, três quartos das frações ideais que compõem o condomínio, considera-se aprovada a convenção, que deverá ser registrada no Registro de Títulos e Documentos.
	
	que representem a maioria das frações ideais que compõem o condomínio, considera-se aprovada a convenção, que deverá ser registrada no Registro de Títulos e Documentos.
	
	que representem a maioria das frações ideais que compõem o condomínio, considera-se aprovada a convenção, que deverá ser registrada no Registro de Imóveis.
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 193141)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O órgão máximo da administração condominial é a assembleia geral dos condôminos. É ela que delibera sobre o destinodo condômino e, consequentemente, dos condôminos e, inclusive, aprova ou não os atos de administração do síndico. Relativamente a esse importante órgão da administração condominial podemos afirmar que: I) A convocação pode ser realizada por qualquer condômino; II) Deve haver uma assembleia geral ordinária anualmente e tantas extraordinárias quanto for necessário; III) Na omissão do síndico para convocação do ato, a mesma poderá ser convocada por qualquer condômino; IV) A forma de convocação deverá observar o que dispõe a convenção; Podemos afirmar, então, que estão corretos os itens:
		
	
	apenas a I está correta.
	
	Todos estão corretos;
	 
	II e IV;
	
	I e III;
	
	III e IV;
		
	
	 9a Questão (Ref.: 193106)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos definir locação do prédio urbano como sendo:
		
	 
	negócio jurídico bilateral, através do qual uma das partes cede o uso de coisa infungível a outra, mediante remuneração;
	
	negócio jurídico regulado pelo Código Civil e supletivamente pela lei de locação;
	
	negócio jurídico unilateral, uma vez que somente uma tem obrigação, no caso o locatário de pagar o aluguel;
	
	negócio jurídico bilateral, através do qual uma cede o coisa fungível, mediante remuneração paga pela outra;
	
	negócio jurídico aleatório, uma vez que não se tem conhecimento do valor do aluguel após os reajustamentos previstos para o decorrer do prazo contratual;
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 761798)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as locações de espaço em Shopping Centers, indique a alternativa correta.
		
	
	Do direito à renovação decai aquele que não propuser a ação no interregno de dois anos, no máximo, até um ano, no mínimo, anteriores à data da finalização do prazo do contrato em vigor.
	 
	O locador não poderá recusar a renovação do contrato, com fundamento no uso por ele próprio do imóvel.
	
	O locatário terá direito à renovação do contrato, por igual prazo, desde que, cumulativamente, o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado, o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos e o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de dois anos.
	
	O locador poderá cobrar do lojista, havendo previsão contratual, o custo rateado da pintura das fachadas.
	
	O locador poderá recusar a renovação do contrato, com fundamento na transferência de fundo de comércio existente há mais de um ano, sendo detentor da maioria do capital o locador, seu cônjuge, ascendente ou descendente.

Outros materiais