Buscar

CÉDULA DE CRÉDITO BANCARIO, EXPORTAÇÃO COMERCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Cédula e nota de crédito
Existem ainda os “títulos de financiamento”, que representam créditos em favor de instituição financeira, devido à concessão de empréstimos.
Os títulos denominados cédula de crédito ou uma nota de crédito são promessas de pagamento.
No entanto, existe uma distinção entre cédula e nota de crédito. A cédula de crédito é assegurada por uma garantia real, por exemplo, penhor ou hipoteca. Por sua vez, a nota de crédito não tem garantia real.
A cédula ou a nota de crédito pode ser rural, industrial, comercial ou à exportação. Além disso, a cédula de crédito, especificamente, pode ser imobiliária ou bancária.
Comercial
O título de crédito comercial é aquele emitido por tomador de empréstimo com a destinação de financiamento de atividade comercial ou de prestação de serviço.
A legislação aplicável a essa operação é a Lei n. 6.840/80, sendo que, por força do que expressa o seu art. 5º, aplica-se subsidiariamente ao Decreto-lei n. 413/69.
Assim, operações de empréstimo concedidas por instituições financeiras aos empresários (que explorem o comércio e a prestação de serviços) poderão ser representadas por cédula ou nota de crédito comercial (Lei n. 6.840/80, art. 1º).
A cédula de crédito comercial tem garantia real; a nota não a tem.
Da mesma forma, o tomador do crédito fica obrigado a aplicar o financiamento nos fins ajustados, devendo comprovar essa aplicação no prazo e na forma combinados.
Considerando a aplicação subsidiária do Decreto-lei n. 413/69, e por serem os títulos comerciais semelhantes aos títulos industriais, cabem as mesmas regras já expostas com relação à inscrição no Registro de Imóveis; aos requisitos (observando as distinções de nomenclatura e especificidades da Lei n. 6.840/80) etc.
À exportação
Existem ainda os títulos à exportação, que são aqueles emitidos em razão da concessão de crédito por instituições financeiras nas operações de:
1) financiamento à exportação ou à produção de bens para exportação; ou
2) atividades de apoio e complementação integrantes e fundamentais da exportação (p. ex., empresários que fabricam contêineres ou embalagens).
A previsão legal dos títulos à exportação está na Lei n. 6.313/75.
Esses títulos poderão ser representados por cédula de crédito à exportação ou por nota de crédito à exportação, ambos com características idênticas à cédula de crédito industrial e à nota de crédito industrial, respectivamente.
Assim, são aplicáveis à cédula e à nota de crédito à exportação os dispositivos do Decreto-lei n. 413/69, referentes à Cédula de Crédito Industrial e à Nota de Crédito Industrial, conforme prevê expressamente o art. 3º da Lei n. 6.313/75.
Todavia, aqui cabe a pergunta: por que emitir um título à exportação em vez de título industrial ou comercial? Porque pode haver distinções na taxa de juros praticada pelas instituições financeiras, em razão de política de incentivo que diminui a taxa para exportação.
Além disso, o art. 2º da Lei n. 6.313/75 prevê que os financiamentos efetuados por meio de Cédula de Crédito à Exportação e da Nota de Crédito à Exportação ficarão isentos do Imposto sobre Operações Financeiras – IOF.
Bancário
Já a cédula de crédito bancário é um título de crédito emitido pelo tomador de empréstimo em favor de instituição financeira, representando uma promessa de pagamento em dinheiro, decorrente de operação de crédito de qualquer espécie.
No que diz respeito ao regime jurídico deste título, ele é previsto na Lei n. 10.931/2004, arts. 26 e s.
Este título somente pode ser emitido em favor de instituição financeira ou de entidade semelhante a esta. Caso a instituição esteja domiciliada no exterior, poderá ser emitida em moeda estrangeira.
É cabível a transferência da cédula de crédito bancário por endosso, mas desde que seja endosso em preto, no qual se identifica o endossatário/credor. Ressalta-se que não é necessário o protesto deste título para garantir o direito de cobrança contra os endossantes e seus respectivos avalistas.
Não há previsão de nota de crédito bancário, porém a cédula de crédito bancário pode ser emitida com ou sem garantia, real ou fidejussória (Lei n. 10.931/2004, art. 27, caput).

Outros materiais