Buscar

Caso Concreto Ciência Política Aula 10

Prévia do material em texto

Caso Concreto Aula 10
Ciência Política
Turma 3001
Alisson Jones
Caso concreto
Após inúmeras manifestações populares exigindo ampliação de participação dos cidadãos no processo político do País “P”, os governantes, assustados com tais eventos, dão início a uma reforma política que tem por objetivo alterar algumas regras estabelecidas na Constituição de “P”. Nesta, atualmente, há previsão para que apenas os homens com idade igual ou superior a 21 anos possam votar, sendo que a proposta é a de que o voto seja passível de ser exercido por homens e mulheres com idade igual ou superior a 18 anos. Além desta alteração outras mais poderão ser propostas pelos atuais parlamentares, que, simbolicamente, representam a vontade do povo de “P”. 
Diante do quadro apresentado, e considerando a leitura de seu livro de Ciência Politica, responda: 
a) A alteração da idade mínima para exercício do voto pode ser considerada uma medida que amplia o grau de democracia de “P”? 
R.: Sim, pois vai ampliar a participação efetiva e o acesso da população de ambos os sexos ao voto, aumentando sua autonomia, incluindo maior número de participantes à vida política com maior controle sobre os temas deliberados, e, por conseguinte, aumentando o conhecimento e esclarecimento sobre temas relevantes.
b) A vontade popular manifestada por meio de parlamentares é admitida dentro de um quadro teórico democrático? Se sim, seguindo que modelo de democracia, a dos antigos ou a dos modernos? Justifique. 
R.: Sim. A democracia dos modernos, pois nela se trabalha com a transmissão de deliberações aos representates políticos através de seus mandatos, diferentemente da democracia dos antigos, a qual se reunia em assembleias populares para fins deliberativos.
c) A manifestação nas ruas pode ser considerada como exercício democrático ou a democracia somente deve ser reconhecida pela manifestação institucional do voto? Justifique sua resposta.
R.: A manifestação nas ruas deve ser considerada como exercício democrático de direito ao sair das esferas institucionais tradicionais como o voto. Ela também se alia às audiências públicas, ciberdemocracia, transparência e ao “amicus curiae” como novos mecanismos da democracia que ampliam seu alcance.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes