Buscar

Caso Concreto Direito Penal I Aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Caso Concreto Aula 10
Direito Penal I
Turma 3001
Alisson Jones
Caso concreto 
Leia à situação hipotética narrada abaixo e responda às questões formuladas: 
Liu Xia, no período de março de 2011 a agosto de 2014, em horários diversos, exercia a atividade de Acupuntura Chinesa em sua residência. Após diversas reclamações de vizinhos pela excessiva circulação de pessoas no prédio, o síndico ofereceu noticia crime na delegacia e Luana veio a ser denunciada posteriormente, em processo-crime, pela prática do crime de exercício ilegal da medicina, previsto no art.282, do Código Penal, sob o argumento de que a atividade de Acupuntura é considerada uma especialidade médica segundo Resolução do Conselho Federal de Medicina n° 1973/11. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre a norma penal, tipo penal e tipicidade, responda às questões formuladas: 
a) É correto afirmar que a figura típica prevista no art.282, do Código Penal, configura norma penal do mandato em branco? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
R.: Sim, por se tratar de uma lei que depende de outro ato normativo para que se tenha sentido, uma vez que seu conteúdo é incompleto. Pode ser classificada como homogênea (sentido lato) ou heterogênea (sentido estrito). 
b) Com base nos estudos realizados sobre tipo penal e tipicidade, apresente as teses defensivas a serem utilizadas para exclusão da responsabilidade penal. Responda de forma objetiva e fundamentada. 
R.: Na referida figura típica prevista no artigo 282 CP não está expresso qual o ramo da medicina que poderá ser penalizado. De acordo com o Princípio da Legalidade, o que não é expresso como crime no Código Penal, não pode ser penalizado.
A Acupuntura é uma especialidade médica, segundo Conselho Federal de Medicina, a qual deve ser respondida na esfera administrativa e não na criminal.
Questão objetiva. 
Sobre tipicidade, considere as afirmações abaixo. 
I - Os princípios da insignificância penal e da adequação social se identificam, ambos caracterizados pela ausência de preenchimento formal do tipo penal. II - Tipicidade legal é a individualização que a lei faz da conduta, mediante o conjunto dos elementos descritivos e valorativos (normativos) de que se vale o tipo legal. III - A tipicidade conglobante é um corretivo da tipicidade legal, posto que pode excluir do âmbito do típico aquelas condutas que apenas aparentemente estão proibidas. 
Quais estão corretas? 
a) Apenas I. 
b) Apenas II e III. 
c) Apenas III. 
d) Apenas I e II.

Outros materiais