Buscar

Caso Concreto Direito Penal I Aula 13

Prévia do material em texto

Caso Concreto Aula 13
Direito Penal I
Turma 3001
Alisson Jones
Caso concreto 
Leia a notícia transcrita abaixo e responda às questões formuladas: 
Homem é morto em briga por uma dose de pinga e suspeito é preso. Crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira, em Aquidauana, MS. Preso confessou o homicídio. Disponível em: 1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2016/08/homem-e-morto-embriga-por-uma-dose-de-pinga-e-suspeito-e-preso.html 
Um homem de 53 anos foi morto na madrugada desta quarta-feira (24), em Aquidauana, a 131 quilômetros de Campo Grande, durante briga por causa de uma dose de pinga. Segundo informações do boletim de ocorrência, o crime aconteceu no bairro Alto, perto da rodoviária do município. Testemunhas falaram sobre o suspeito e como ele é conhecido da Polícia Militar (PM), policiais foram até a casa dele. O suspeito, de 35 anos, foi encontrado na residência dele e confessou o crime. Ele disse aos policiais que brigou com a vítima por causa da dose de pinga e que deu três golpes com uma tampa de metal na cabeça dela. O caso foi registrado como homicídio. A partir dos estudos sobre culpabilidade, responda: caso o agente estivesse embriagado seria aplicável a tese defensiva de exclusão de punibilidade? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
R.: Não, pois o agente ficou embriagado voluntariamente, confirmando que cometeu o crime. Isso demonstra que ele era capaz de entender o caráter ilícito do fato, não excluindo a imputabilidade penal (art. 28, II, CP). 
Questão objetiva. 
No que concerne à exigibilidade de conduta diversa e hipóteses de sua exclusão, é correto afirmar que a: 
a) embriaguez proveniente de caso fortuito é hipótese de inexigibilidade de conduta diversa. 
b) exclusão da culpabilidade pela obediência hierárquica exige ordem não manifestamente ilegal. 
c) coação moral resistível é considerada causa supralegal de inexigibilidade de conduta diversa. 
d) coação irresistível. física ou moral, conduz á inexigibilidade de conduta diversa. 
e) exigibilidade de conduta diversa é elemento da culpabilidade criado pelas teorias funcionalistas.

Outros materiais

Perguntas Recentes