Buscar

fundamentos de enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Um marco na formação de enfermeiros no Brasil foi a vinda de enfermeiras da Fundação Rockefeller, a convite do sanitarista Carlos Chagas, diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), e do Instituto Oswaldo Cruz.Foram contribuições da Fundação Rockefeller, exceto:
Resposta Selecionada:	e.Fizeram um acordo político com Carlos Chagas para remuneração das enfermeiras professoras, bem como moradia e transporte delas, que era muito superior ao praticado usualmente.
	2-8Em relação à educação de enfermagem no Brasil, a escola de Enfermagem Alfredo Pinto é a mais antiga do Brasil. Na data de 1890 foi reformada por Decreto de 23 de maio de 1939. O curso passou a três anos de duração e era dirigida por enfermeiras diplomadas. Foi reorganizada por Maria Pamphiro. Outras escolas foram surgindo e reformulando a educação na enfermagem.
Assinale a alternativa que cita a escola que não compõe a história da educação de enfermagem no Brasil:
		Resposta Selecionada:
	d. Escola de Enfermagem Carlos Gomin Junior.
	
	
	3-A partir de 1920, com a reforma sanitária e a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública 
(DNSP), a enfermagem teve na figura do sanitarista Carlos Chagas,
como diretor desse órgão e do Instituto Oswaldo Cruz, um importante ativista para a instituição da profissão de enfermeiras visitadoras, baseado nos princípios de profilaxia, envolvendo a educação e a saúde, objetivando a melhoria dos hábitos de higiene da população, incluindo o cuidado com as moradias, para saneamento das doenças.Carlos Chagas implanta as seguintes mudanças:
		Resposta Selecionada:
	b. Enfermeiras visitadoras para acompanhar doentes nas suas residências.
	4-O Sistema COFEN e COREN foi criado em 12 de julho de 1973. Por meio da Lei 5.905, foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem, constituindo em seu conjunto Autarquias Federais, vinculadas ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos disciplinadores do exercício da profissão de enfermeiros e técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Em cada estado existe um Conselho Regional, os quais estão subordinados ao Conselho Federal, que é sediado no Rio de Janeiro e com escritório federal em Brasília. São entidades públicas de direito privado vinculadas ao Poder Executivo, na esfera da fiscalização do exercício profissional. O objetivo primordial é zelar pela qualidade dos profissionais de enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e pelo cumprimento da Lei do Exercício Profissional. 
Analise abaixo as competências do COFEN:
I – Normatizar e expedir instruções, para uniformidade de procedimento e bom funcionamento dos Conselhos Regionais.
II – Esclarecer dúvidas apresentadas pelos CORENs, apreciar decisões dos CORENs, homologando, suprindo ou anulando atos praticados por ele.
III – Aprovar contas e propostas orçamentárias de autarquia, remetendo-as aos órgãos competentes.
IV – Promover estudos e campanhas para aperfeiçoamento profissional.
V – Exercer as demais atribuições que lhe forem conferidas por lei.
Em relação às competências do COFEN, assinale a alternativa correta.
		Resposta Selecionada:
	e.  Todas as alternativas estão corretas.
	5-Há várias entidades que representam os profissionais de enfermagem na busca por excelência. Todas elas cumprem a missão de integrar a categoria e alcançar objetivos importantes, seja negociando com o empregador, seja com o poder público e com a sociedade.
Relacione a relação de entidades com a lista de atividades que cabe a cada uma realizar.
I – COREN.
II – COFEN.
III – Sindicato dos enfermeiros.
IV – ABEn.
V – Sociedades de especialistas.
(   ) São órgãos responsáveis pela defesa dos direitos do trabalhador.
(   ) Sua missão é regular o exercício profissional por meio das diversas atividades que exerce.
(   ) Elabora e atualiza o Código de Ética da Profissão, válido em todo o território nacional.
(   ) Visa ao reconhecimento profissional e ao aprimoramento do exercício da profissão.
(  ) Representar a enfermagem, nacional e internacionalmente, no trabalho, especificamente no que se refere à enfermagem.
		Resposta Selecionada:
	b. III, I, II, V, IV.
	6-A ABEn – Associação Brasileira de Enfermagem – é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que congrega enfermeiras e técnicos em enfermagem, fundada em agosto de 1926, sob a denominação de "Associação Nacional de Enfermeiras Diplomadas Brasileiras". É uma entidade de direito privado, de caráter científico e assistencial regida pelas disposições do Estatuto, Regulamento Geral ou Regimento Especial. Em 1929, no Canadá, na cidade de Montreal, a Associação Brasileira de Enfermagem, foi admitida no Conselho Internacional de Enfermeiras (ICN). Por um espaço de tempo, a associação ficou inativa. Em 1944, um grupo de enfermeiras resolveu reerguê-la com o nome Associação Brasileira de Enfermeiras Diplomadas. Seus estatutos foram aprovados em 18 de setembro de 1945. Foram criadas Seções Estaduais, Coordenadorias de Comissões. Ficou estabelecido que, em qualquer estado onde houvesse sete enfermeiras diplomadas, poderia ser formada uma Seção. Em 1955, esse número foi elevado a dez. Em 1952, a Associação foi considerada de utilidade pública pelo Decreto nº 31.416/52. Em 21 de agosto de 1964, foi mudada a denominação para Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn. Atualmente, a ABEn, com sede em Brasília, funciona por seções formadas nos estados e no Distrito Federal, as quais, por sua vez, poderão subdividir-se em distritos formados nos municípios das unidades federativas da União.
Em relação às finalidades da ABEn, assinale a alternativa incorreta:
		Resposta selecionada:
	e.Realizar o repasse financeiro dos associados às outras entidades de classe, como o COFEN.
7-Os Conselhos de Enfermagem foram criados em 1973 por força da Lei 5905/73.
São órgãos de direito público e sua missão é regular o exercício profissional, pelas diversas atividades que exercem. Além da legislação específica da área de enfermagem, os Conselhos obedecem à legislação da área da saúde e correlatas. Cabe aos Conselhos, exceto:
	Resposta Selecionada:
	c.Instaura processo em casos de infrações ao código de ética da profissão, cometidas pelos profissionais inscritos e, no caso de empresa,  processos administrativos, dando prosseguimento aos respectivos julgamentos e aplicações das penalidades cabíveis; suspendendo a autorização de trabalho do membro.
	8-Ana Néri nasceu na Bahia em 1814, casou-se e enviuvou aos 30 anos. Teve três filhos, sendo dois médicos militares e um oficial do exército. Em 1865, o Brasil entrou em guerra com o Paraguai e, sem hesitar, ela escreveu ao Presidente da Província oferecendo seus serviços ao exército. Como previsto, partiu no mesmo ano e improvisou um hospital para se dedicar aos feridos. Trabalhou por cinco anos e Dom Pedro concedeu-lhe uma pensão anual e a condecorou com a medalha humanitária. Sua dedicação motivou o nome da primeira escola de enfermagem do Brasil.
		Resposta Selecionada:
D: Ana Neri teve grande importância durante a guerra por seu perfil desbravador e conhecimento com tratamento com ervas e chás.
9-Durante o Governo Provisório da República no Brasil, foi criado o Hospital Nacional de Alienados do Rio de Janeiro, em 1890, cuja construção ocorreu diante da necessidade de atendimento a pacientes psiquiátricos, que chamavam atenção da sociedade na época pelo abandono, pela falta de cuidados e/ou negligência com que eram tratados, muitos deles sofrendo violência física.
Pode-se afirmar sobre esse episódio que:
	Resposta Selecionada:
	c. No mesmo período, no ano de 1890, foi criada a primeira escola de enfermagem no país, a Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras (EPEE).
10-A história da enfermagem teve importantes personagens que, com coragem e determinação, contribuíram para o crescimento da profissão. Assinale a alternativacorreta.
	Resposta Selecionada:
	a. Florence Nightingale fundou uma escola de enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente.
Questionário III
	1-Dentro do processo de enfermagem, as taxonomias NANDA, NIC e NOC, respectivamente, auxiliam na elaboração e classificação dos(as):
		Resposta Selecionada:
	a. diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem.
	2-Planejamento: elaboração escrita. Implementação: execução e registro (anotações). Prescrição de Enfermagem: conjunto de cuidados de enfermagem (intervenções, atividades e ações) planejados e implementados em um determinado período de tempo, em função dos diagnósticos e problemas colaborativos de enfermagem. Anotação: registro pontual das respostas do paciente frente aos cuidados de enfermagem durante/após a sua execução e/ou registro das intercorrências. Podemos ainda afirmar que:
		Resposta Selecionada:
	a.Intervenção de enfermagem é qualquer tratamento de enfermagem com base no julgamento e conhecimento clínico (enfermeiro), e cuidados são diretos, indiretos, voltados para o indivíduo, família e comunidade, tratamentos iniciados pelas enfermeiras e iniciados por outros profissionais.
	3-A resolução COFEN n. 358, de 15 de outubro de 2009, dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e implementação do processo de enfermagem em ambientes públicos ou privados.
Com base nessa resolução, marque com V as afirmativas que forem verdadeiras e com F as que forem falsas.
(  ) O processo de enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de enfermagem e a documentação da prática profissional.
( ) A Sistematização da Assistência de Enfermagem organiza o trabalho profissional quanto ao método e instrumentos necessários, o que possibilita a operacionalização do processo de enfermagem.
( ) O processo de enfermagem deve estar baseado em um suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem, o planejamento das intervenções de enfermagem e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.
(   ) Ao enfermeiro incumbe a liderança na execução e avaliação do processo de enfermagem, cabendo-lhe, privativamente, o diagnóstico de enfermagem, enquanto as demais etapas são realizadas em conjunto com os demais profissionais da equipe.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
		Resposta Selecionada:
	d. V F V F
	4-A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é composta por cinco etapas e deve ser desenvolvida pelo enfermeiro com habilidade e competência. Assinale a alternativa correta.
		Resposta Selecionada:
	d. No planejamento do cuidado o enfermeiro estabelece metas, objetivos e a prescrição de enfermagem.
	
	5-Leia as afirmações a seguir sobre o Processo de Enfermagem:
 I. É um método de trabalho que deve ser adotado pelos enfermeiros no Brasil para se fazer cumprir a Lei 7.498/96, que regula o exercício da enfermagem em território nacional.
II. Constitui a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE); é um método que organiza o trabalho da equipe de enfermagem e que visa a qualidade da assistência a ser prestada ao paciente.
III. Consiste no processo de raciocínio clínico do enfermeiro diante da necessidade de resolver problemas de enfermagem, chegar a um diagnóstico e prescrever tratamento medicamentoso.
IV. Reúne em sua forma de aplicação a realização da coleta de dados (anamnese e exame físico), diagnósticos de enfermagem, prescrição dos cuidados de enfermagem e avaliação.
Assinale a alternativa correta.
		Resposta Selecionada:
	
		6-A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) deve ser implementada em toda instituição de saúde pública e privada, tendo cada uma de suas etapas registradas no prontuário do cliente. A SAE é o suporte para a enfermagem alcançar seus objetivos humanitários e de qualidade de assistência. Em relação à utilização da SAE no processo de trabalho do(a) enfermeiro(a), marque a afirmativa correta.
		Resposta Selecionada:
	c.O processo de enfermagem é um método para implantar, na prática profissional, uma teoria de enfermagem. Para tanto, é necessária a utilização de um método científico para que os conceitos da teoria sejam aplicados e implantados na prática.
	
	7-Na primeira fase do conhecimento científico de enfermagem, tendo como precursora Florence Nightingale, o foco da investigação de Enfermagem centrou-se em “O QUE FAZER?” Na segunda, tentando conquistar o domínio técnico, a enfermagem procurou definir “COMO FAZER?” Na terceira, a enfermagem empenhou-se em fundamentar suas ações. Para tanto, baseou-se em princípios científicos e investigou “POR QUE FAZER?” Atualmente, dedica-se à pesquisa científica, na tentativa de construir uma resposta para a questão “QUAL O SABER PRÓPRIO DA ENFERMAGEM?”. No entanto, cabe destacar que, no processo histórico, tais fases não se sucederam de forma linear, originando marcos. Na realidade, elas se sobrepuseram e ainda se sobrepõem. É correto afirmar que: 
		Resposta Selecionada:
	8-Teorias são formas sistemáticas de olhar para o mundo para descrevê-lo, explicá-lo, prevê-lo ou controlá-lo, portanto:
I. As teorias podem inter-relacionar conceitos de modo a criar uma forma diferente de encarar determinado fenômeno.
II. As teorias devem ser lógicas por natureza.
III. As teorias são frequentemente distantes da realidade concreta.
IV. As teorias podem ser a base para hipóteses que podem ser testadas.
V. As teorias colaboram e ajudam no sentido de aumentar o conjunto geral de conhecimentos no âmbito da disciplina, através da pesquisa implementada para validá-las.
VI. As teorias podem ser utilizadas por profissionais como um guia e algo que aprimore a sua prática.
VII. As teorias não devem ser compatíveis com outras teorias, leis e princípios confirmados, embora deixem em aberto questões não solucionadas que precisam ser investigadas.
Está correto apenas o que se afirma em:
		Resposta Selecionada:
	9-A Resolução COFEN n. 358, de 2009, dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Considerando essa Resolução, todas as afirmativas a seguir estão corretas, exceto:
		Resposta Selecionada:
	a.A realização do Processo de Enfermagem é facultativa, sendo livre o seu desenvolvimento em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.
10-Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, assinale a alternativa correta.
	Resposta Selecionada:
	a.O Processo de Enfermagem deve estar baseado em um suporte teórico que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou intervenções de enfermagem; e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.
Questionário II

Outros materiais