Buscar

NP2 RESUMO PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NP2 
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
CARREIRA: pense primeiro sobre o conceito de carreira
Carreira são as sequências de posições ocupadas e de trabalhos realizados durante a vida de uma pessoa. A carreira envolve uma série de estágios e a ocorrência de transições que refletem necessidades, motivos e aspirações individuais e expectativas e imposições da organização e da sociedade. Da expectativa do indivíduo, engloba o entendimento e a avaliação de sua experiência profissional, enquanto, da perspectiva da organização, engloba políticas, procedimentos e decisões ligadas a espaços ocupacionais, níveis organizacionais, compensação e movimento de pessoas. Estas perspectivas são conciliadas pela carreira dentro de um contexto de constante ajuste, desenvolvimento e mudança.
TIPOS DE CARREIRA: horizontais, verticais (em linha) e em Y:
MOVIMENTAÇÃO VERTICAL seria quando se possibilita a promoção de um cargo para outro acima.
MOVIMENTAÇÃO HORIZONTAL é quando se possibilita que a pessoa possa ser promovida sem deixar o cargo, mas assumindo novas competências.
MOVIMENTAÇÃO EM Y é quando se possibilita que talentos da área técnica, que preferem continuar em laboratórios e centros de pesquisa, recebam os mesmos salários, benefícios e oportunidades dos que optam pela carreira gerencial. Essa movimentação de cargo amplia as possibilidades de crescimento profissional e diretamente o clima motivacional
Em outras palavras: a movimentação em vertical possibilita que um funcionário receba promoções para cargos acima do seu ( EX: de supervisor para gerente) a movimentação em horizontal traz o conceito de que o individuo possa ser promovido sem deixar o cargo ao qual atua mas assumira novas competências, e a movimentação em Y é quando se possibilita que telentos da área técnicas, que preferem continuar em laboratórios e centros de pesquisa, recebam o mesmo salario, benefícios e oportunidades dos que optam pela carreira gerencial.
DIFERENÇA ENTRE COACHING e mentoring:
O processo de coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve o coachee (cliente) e o coach (treinador), num contexto produtivo e orientado a resultados. O processo é conduzido através das sessões de coaching que, podem ser semanais, quinzenais ou mensais, em que o coach apresenta tarefas definidas em parceria com seu cliente, para que este haja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro do prazo determinado. É um processo que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e que para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente.
Enquanto o coach está focado na melhora do desempenho de metas pessoais, independente da experiência e dos atributos daquele que é orientado, o mentoring está focado na formação do colaborador a partir dos conceitos defendidos pela empresa na qual ele atua. Por isso, o mentoring geralmente é um profissional da mesma empresa, com mais experiência e vivência, que tem como objetivo compartilhar seus conhecimentos com o próximo. Embora também possam ter um viés mais pessoal, esses ensinamentos serão focados na vida profissional de quem recebe o processo de mentoria, apoiando nas principais dificuldades e barreiras que possam vir atrapalhar o seu sucesso dentro da empresa.
DIFERENÇA:
A principal diferença é que no processo de coaching, o profissional não diz ao seu cliente o que fazer, e não precisa ser necessariamente mais velho ou ter mais experiências que o cliente. Seu objetivo é apoiá-lo a fazer reflexões, ter novos insights sobre sua vida e carreira, através de metodologias, técnicas e ferramentas do coaching que primam pelo autoconhecimento e evolução contínua para ter maior compreensão de quem ele é. Já no mentoring, um profissional mais velho e mais experiente assume a missão de passar conhecimento a um jovem talento e, como um mentor, o ajuda em questões ligadas à sua carreira e de modo geral, em questões de cunho pessoal.
Outra diferença importante é que durante o mentoring não há necessariamente um tempo determinado para acabar. Já no coaching, esse número é definido no primeiro encontro, tendo o período de três a seis meses de duração, média necessária para quem procura essa abordagem.
MANUTENÇÃO HUMANA: 
Caráter PREVENTIVO e CURATIVO (na parte de segurançao do trabalho)
Quais os aspectos físicos, psicológicos e ergonômicos?
A higiene do trabalho ou higiene ocupacional é um conjunto de medidas preventivas relacionadas ao ambiente do trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A higiene no trabalho consiste em combater as doenças profissionais.
Uma das actividades da higiene do trabalho é a análise ergonômica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade, mas para eliminação ou controlar esses riscos, e para a redução do absenteísmo (doença). A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade, e da motivação e satisfação do trabalhador que resultem na redução de outros tipos de absenteísmo que não relacionado às doenças.
 Higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho. A iluminação, a temperatura e o ruído fazem parte das condições ambientais de trabalho. Uma má iluminação, por exemplo, causa fadiga à visão, afeta o sistema nervoso, contribui para a má qualidade do trabalho podendo, inclusive, prejudicar o desempenho dos funcionários. A falta de uma boa iluminação também pode ser considerada responsável por uma razoável parcela dos acidentes que ocorrem nas organizações. Envolvem riscos os trabalhos noturnos ou turnos, temperaturas extremas - que geram desde fadiga crônica até incapacidade laboral.
Atos e condições inseguros (causas de acidentes de trabalho)
ATO INSEGURO: Procedimento praticado pelo trabalhador que contraria as boas práticas ou Normas de Segurança. Neste caso, o trabalhador é o único responsável.
Exemplos: brincadeiras no ambiente de trabalho, desviar a atenção do colega de trabalho, excesso de confiança, agir com negligência ou com imperícia, utilizar ferramenta de forma impropria, aumentar a velocidade da maquina, deixar de utilizar o EPI, exibicionismo, utilização de maquina ou equipamento sem autorização... 
CONDIÇÕES INSEGURAS: São as condições inadequadas à realização do trabalho. A empresa é a única responsável. Podem se referir às condições ambientais, ao processo de trabalho ou à forma de execução do trabalho.
Exemplos: Falta de EPI, ambiente inadequado ao trabalho, instalações elétricas deficientes, improvisos e gambiarras, ausência de proteção em máquinas, pisos escorregadios, falta de treinamento e capacitação, ferramentas defeituosas, falta de ordem e limpeza, iluminação deficitária, mobiliário e arranjo físico inadequado...
Necessidade de equipamentos de proteção individual e coletiva ( o que são e exemplos de proteção)
OBJETIVOS DA CONSULTORIA INTERNA
DIFERENCIAR BEM OS TIPOS DE CONSULTORIA
Tipos de consultoria:
ORGANIZACIONAL: Atividade de que visa a investigação, identificação, estudo, e solução de problemas atinentes a estrutura, ao funcionamento e a administração de empresas e entidades privadas ou estatais.
AUTÔNOMA: Profissional qualificado que atua em determinado projeto de forma independente,não vinculado a estrutura organizacional.
ASSOCIADA: Parceiros de empresas de consultoria empresarial, solicitados para realizar determinados projetos.
EXTERNA: profissional não integrante da empresa a qual presta serviços.
EXCLUSIVA: Profissional que se dedica a oferecer aconselhamento e a conduzir projetos especiais de consultoria à determinada empresa.
INTERNA: FUNCIONÁRIO DA EMPRESA, que em geral, desempenha atividades técnicas. É um facilitador, elabora diagnóstico, busca soluções para os problemas, sugere e opina.
Consultoria Interna - Funcionário da empresa que, em geral, desempenha atividades técnicas. É um facilitador. Elabora diagnóstico, busca soluções para os problemas, sugere e opina.
A Consultoria Interna corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas por um profissional multidisciplinar da organização, como  o objetivo de desenvolver, influenciar e assessorar de forma consistente e articulada os clientes internos.
Os objetivos da consultoria interna consistem em: prover a organização de informações descentralizadas; facilitar a tramitação das informações; oferecer melhor atendimento às necessidades do cliente interno, que é facilitado pela proximidade e entendimento de suas necessidades; empregar eficientemente as informações recebidas, visando o desenvolvimento das estratégias organizacionais; aprimorar os produtos oferecidos aos recursos humanos por meio da antecipação de tendências da área; atuar de maneira que as ações e estratégias de RH alinhem-se às da organização.
Alguns tipos da consultoria interna
POR PROJETOS: é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que diagnostica a situação-problema e propõe alternativas de solução ao cliente.
POR PROCESSOS: é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entende e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente.

Outros materiais